Vale a pena investir em Marketing Digital?

Pesquisa aponta que em 2014 metade dos lares brasileiros tinham acesso à internet. O crescimento dessa parcela da população antenada é uma das razões para investir em Marketing Digital

 

Muitas empresas questionam se vale a pena investir em Marketing Digital. Para quem está no mercado há muito tempo é difícil acreditar que ferramentas como Google Adwords, SEO ou redes sociais possam fazer tanta diferença no resultado das campanhas. Mas fazem.

Metade dos lares brasileiros está conectada à internet. A pesquisa TIC Domicílios 2014, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), divulgada no final do ano passado, apontou que o número de residências com acesso à tecnologia chegou a 32,3 milhões em 2014. Isso significa que ao investir em Marketing Digital, a empresa tem a certeza de que sua campanha pode chegar a até metade da população.

Em 2013, a mesma pesquisa apontou que 43% dos lares estavam conectados. A diferença percentual se deu ao fato de que a TIC Domicílios passou a contabilizar também os acessos à internet feitos pelo celular.

Aliás, os smartphones têm sido um dos parceiros fieis de quem vive conectado. Segundo a pesquisa do Cetic, 148,2 milhões de pessoas usaram celulares com internet em 2014 e que 47% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade navegaram na internet pelo celular no mesmo ano. Uma razão mais do que palpável para investir em Marketing Digital.

Um dado ainda mais surpreendente é o da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações): o Brasil fechou o ano de 2014 com 281,1 milhões de linhas de celular, uma densidade de 138 conexões móveis para cada habitante. Ou seja, muitos dos brasileiros mantém mais de um celular à mão, seja para acessar a internet, ou não.

Com tantos números, torna-se impossível acreditar que investir em Marketing Digital seja desperdício. Pelo contrário, é uma forma de acertar o tipo de comunicação que a população busca e ir atrás dos frutos.

Independente dos dados, há muitos outros fatores que podem levar um empresário a investir em Marketing Digital.

 

  1. Realidade no mundo atual

Fechar os olhos para os avanços é manter-se fora da concorrência. Grande parte das interações de marcas com o público ocorrem hoje por meio do Marketing Digital. São computadores, tablets, celulares e televisões inteligentes que permitem o acesso do consumidor à corporação. Contato direto com sua clientela, um SAC mais eficiente, a possibilidade de criar empatia, tudo isso é resultado dessa atualidade que gira em torno da tecnologia.

O consumidor não quer mais apenas aceitar o que a empresa diz, ele quer questionar e ser bem atendido. Ele quer ser surpreendido enquanto está no trem ou metrô com o celular na mão, quer ser envolvido em uma campanha que o faça pensar naquela marca.

Eis um motivo para aceitar a evolução e entender que vale a pena investir em Marketing Digital, principalmente porque ele veio para ficar.

 

  1. Tudo é mensurável

A análise de resultados do MKT digital é mais eficiente porque tudo é metrificado. É possível saber quantas pessoas foram atingidas, em que horário e inúmeras outras informações para analisar os resultados.

Quando você investe em Marketing Digital, tem a certeza de que cada centavo será justificado.

 

  1. Conhecer seu cliente para prospectar

Justamente por oferecer tantas informações sobre resultados, o MKT digital é um parceiro para a prospecção de clientes. É fácil saber que público foi atingido com cada campanha e descobrir mercados que podem ser explorados.

 

  1. É barato!

Comparado com outras formas de publicidade, investir em Marketing Digital é barato, sim!

 

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