Trabalhe sua mente com o Mindmapping

Técnica ajuda profissionais na tomada de decisões
Atualmente é muito comum ver o desgaste físico e mental em profissionais que vivem em um cotidiano atarefado, tornando um reflexo evidente em suas atividades, como cansaço, falta de foco e de atenção.
A correria da rotina atrapalha diversos profissionais quando é preciso tomar alguma decisão importante, criando um certo bloqueio, de acordo com Beatriz Nóbrega, psicóloga e coach, que atua há 19 anos na Área de Recursos Humanos, apresenta uma técnica que pode ser utilizada nestes casos, podendo apresentar bons resultados. O Mindmapping, desenvolvido por Tony Buzan, ferramenta eficaz para organizar pensamentos e fazer registros de maneira visual e colorida utilizando os dois lados do cérebro e assim liberando a criatividade.
A metodologia deve ser utilizada na hora de encontrar possíveis caminhos na tomada de decisões, ajudando nas escolhas que devem seguir, melhorando consequentemente o planejamento, a preparação e plano de ação, podendo alcançar o sucesso esperado.
A técnica utiliza a lógica, atua com linhas retas, sequencias, letras, números e listas, trabalhando ao lado da criatividade e imaginação, alimentando e fortalecendo cada lado do cérebro.
Aprenda a praticar o Mindmapping
- Vire uma folha de papel sulfite na posição horizontal para ter espaço suficiente, podendo se expandir em todas as direções;
- Desenhe no centro da página uma figura (preferencialmente) ou uma frase que represente a questão a ser respondida, sua ideia a ser expandida ou meta a ser alcançada;
- Escolha uma cor e desenhe um ramo curvilíneo a partir da imagem central e escreva uma palavra ou desenhe uma imagem relacionada a imagem (ideia central). Se caso usar palavras, use somente uma por ramo, porque assim estimulará melhor o fluxo de pensamentos do que frases ou sentenças;
- Desenhe ramos secundários derivados do principal, usando palavras que desenvolvam o tema abordado;
- Desenhe figuras em alguns pontos, elas estimulam a imaginação.
O Mindmapping foi usado no restabelecimento de energia elétrica em Manhattan após os atentados de 11 de setembro, no planejamento de cidades inteiras no Golfo e está presente no design dos produtos da Apple. A partir desta ação é possível despertar novas ideias e sair do limitado.