Tendências do MKT digital em 2016 – parte 2

Manter seu negócio em destaque no universo on-line requer estratégia e planejamento. Conheça as tendências do MKT digital e descubra o que pode ser empregado em sua própria empresa

 

Ninguém pode prever o que acontecerá, mas é possível delimitar algumas estratégias que devem continuar em alta ao longo do ano de 2016 analisando o que foi tendência do MKT digital no ano passado e aperfeiçoando para as novas tecnologias.

No primeiro texto dessa série abordamos quatro tendências do MKT digital importantes: o investimento em ferramentas sofisticadas para aumentar o tráfego no site e atrair mais a atenção do público que dá o primeiro clique, fazer conteúdo com qualidade, sem erros de português e sempre novos, acrescentar recursos visuais ao SEO a fim de melhorar a otimização e, por fim mas não menos importante, tornar a experiência de cada usuário, um momento inesquecível. Como fazer isso? Una todas essas ferramentas e termine com um toque de exclusividade: personalize o conteúdo de acordo com o gosto do cliente!

Para algumas pessoas o marketing digital pode ser só mais uma forma de publicidade. Mas, de acordo com dados do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o segmento cresceu 15% em 2015, mesmo com toda a crise econômica.

E porque não há crise no marketing? É barato, eficiente e permite analisar todos os resultados. Quem não vai querer dar um up em seu negócio com investimento pequeno e resultados grandiosos?

Acompanhe a segunda parte das tendências do MKT digital em 2016, nas próximas semanas outros textos serão publicados dando continuidade ao tema. Não perca!

 

5) Personalização em tempo real

 

Já comentamos sobre ‘tornar a experiência em um site única’ na publicação anterior. Nada mais é do que permitir que o público escolha o que quer ver/ouvir/ler ou adaptar o conteúdo que aparece na página de acordo com o histórico de cliques do usuário.

Se um usuário acessa regularmente um site de esportes, a ferramenta permite que a página inicial mostre sempre notícias das modalidades nas quais ele mais clica. É o mesmo recurso usado por sites de e-commerce, que continuam oferecendo os produtos que interessam para você ou semelhantes. E até mesmo parecido com apps de música, que permitem a criação de listas personalizadas.

Agora, qual é a dica número 5? Fazer essa atualização em tempo real! Criar ferramentas que reconheçam o que o cliente está clicando imediatamente e já ofereçam outros produtos semelhantes.

Essa é uma das tendências do MKT digital que utilizam inteligência de mercado. Você tem que responder as perguntas do cliente antes delas serem feitas. Porque deixar o cliente procurar o que quer, se seu site já tem histórico para mostrar o que ele pode se interessar? Atualize seus recursos, abra o leque de sofisticação e tecnologia!

 

  1. Precisa ter expertise

“A minha empresa tem um(a) menino(a) de marketing que sabe mexer no Corel”. Não. Essa não é a solução para seu negócio. Essa não é a maneira de aumentar o tráfego de seu site ou tornar suas redes sociais interessantes.

Atualmente o próprio internauta ou leitor já sabe utilizar as ferramentas on-line com certa precisão. Eles conhecem recursos, navegam pelos sites, fazem publicações engajadas no Facebook e apreciam boas imagens no Instagram.

Fazer mais do mesmo não colocará sua empresa à frente dos negócios. É preciso expertise, habilidades digitais e conhecimento.

As universidades não estão acompanhando essa demanda, devido aos currículos que permanecem iguais por anos a fio. Se você realmente quer seguir as tendências do MKT digital, é preciso pensar fora da caixa e buscar conhecimento a mais!

 

Mais dicas

Gostou de ficar por dentro de algumas das tendências do MKT digital? Continue acompanhando semanalmente o restante da lista! Continue acessando o site www.blob.com.br. Conheça, ainda, o trabalho da Blob Web com otimização de sites.

10 Dicas para Vender Mais