Tendências curiosas de marketing digital

Além de ter o planejamento certo, a plataforma ideal e investir em softwares sofisticados, criatividade também é necessário para expandir seu marketing digital. Veja algumas tendências de marketing digital

 

De todas as tendências de marketing digital exploradas, uma das mais relevantes é: precisa ter estratégia. E isso vai desde contratar um profissional adequado para promover marketing digital na sua empresa, até fazer o investimento estrutural que trará resultados, com softwares sofisticados e uma plataforma integrada.

O marketing digital já provou que veio para ficar, afinal, em um ano de crise, como o de 2015, teve um aumento de 15% no total de investimentos. As empresas brasileiras investiram R$ 9,3 bilhões nesse tipo de estratégia de comunicação, R$ 1 bi a mais do que em 2014.

Há, no entanto, outros detalhes que precisam ser levados em consideração, como usar o influenciador certo para atingir seu público.

Exploramos aqui mais duas tendências curiosas e diferentes do marketing digital.

 

Tendência atual: influenciadores

Algumas tendências do marketing digital são mais curiosas. É o caso do advento dos “influenciadores”. Há alguns anos essa ideia de influenciadores do mundo digital sequer existia. As pessoas eram fãs de artistas, escritores, jornalistas, políticos. Hoje os influenciadores da web são praticamente mais impactantes para uma campanha digital do que a somatória de todos os outros ídolos.

É fato que cerca de 3% influentes geram 90% do impacto on-line. Antes isso ocorria pela contratação desses artistas e etc. Era uma grande marca contratando um nome de peso. Isso ainda ocorre para publicidade televisiva e impressa. A Nike contrata pessoas como Tiger Woods para suas propagandas.

Mas no universo on-line, se a mesma marca for divulgada por um blogueiro esportivo famoso, o impacto pode ser maior.

É importante, portanto, entender seu nicho de negócio e saber quem são os influenciadores desse segmento para apostar em estratégias que trabalhem com eles.

Blogueiros, youtubers, comentadores de redes sociais. Essas pessoas, até pouco tempo anônimas, agora podem ser o peso que falta para sua campanha mediática ser impactante.

 

Decisões dependem de análise

Sim, sim e sim. Decisões de marketing precisam de análise. Até pouco tempo as campanhas era muito mais inspiradas do que analisadas. Isso porque medir o impacto real de uma campanha publicitária impressa ou televisiva é muito mais difícil do que medir o resultado de marketing digital.

Mas, já acostumados a essas facilidades do universo on-line, que permite métricas, controle de números, cliques, visualizações, perfil do usuário que visualizou e tantas outras informações, não podemos ficar cegos e acreditar que as campanhas continuarão a ser influenciadas apenas pela criatividade.

Por isso, os softwares integrados de Inbound Marketing estarão cada vez mais relevantes, permitindo que as equipes de marketing construam um segmento completo a cada interação do usuário com as plataformas digitais.

Resumindo, é preciso planejar, executar e avaliar cada campanha de marketing digital.

 

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