SEO: fatores on-page e off-page (parte 1)

Para que o site de sua empresa esteja na primeira página do Google é preciso pensar como o mecanismo de pesquisa. Desta forma, há fatores on-page e off-page que precisam ser levados em consideração. Nesse texto falaremos sobre link building

 

Mas, afinal, o que são fatores on-page e off-page? Fatores on-page são tudo o que você fizer dentro de sua página e fatores off-page, tudo o que você fizer fora dela, prioritariamente o trabalho de conseguir bons links externos (publicação do link de seu site em outros sites com mais autoridade) e ter seu site bem compartilhado nas mídias sociais.

O link building – ou seja, criar uma estratégia agressiva para ter o máximo de links possível em outras páginas – era o que mandava principalmente no algoritmo do Google. Não é mais.

Na realidade, os links continuam a ser uma parte importante no trabalho de SEO, mas não é mais tão fácil quanto antes. Até então, qualquer link para sua página já tinha relevância. Hoje, esses links precisam ser bons.

Pensando especificamente no Google Analytics, disponibilizada gratuitamente e utilizada por milhões de sites, o Google é capaz de entender quando uma página é boa ou não, o que os visitantes gostam e não, e muitos detalhes que os meros mortais mal podem imaginar. Com esses dados, o algoritmo do Google pôde ser aprimorado consideravelmente, mas não deixou de funcionar com a relação on-page/off-page, nem deixará.

Os melhores links são aqueles que nenhum outro site pode ter e que diferem sua empresa das outras. Mas como conseguir isso? Principalmente com um trabalho de assessoria de imprensa.

O assessor de imprensa vai enviar textos e notícias da sua empresa com links do seu site para outros sites e veículos de comunicação. Dessa forma, ele consegue colocar o seu link dentro de sites com relevância.

Não é assim tão fácil, mas o investimento vale a pena se o seu objetivo é destacar-se nos sites de busca!