Saiba o que é ROI e passe a calcular o retorno sobre investimento da sua empresa

Por meio deste indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investiment” ou “Retorno Sobre Investimento”. Por meio deste indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado.

Isso inclui campanhas de marketing, treinamento de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, etc. O ROI pode ser calculado em diversas áreas, como: marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídia sociais e blogs.

Uma gestão eficiente deve contemplar os valores gastos em ações, saber quais delas dão lucro, quais dão prejuízo e quais não surtem efeito algum, podendo ser substituídas por outras de melhor eficácia.

Ou seja, calcular o retorno de investimento é fundamental. Além de tudo isso, ele também ajuda a responder algumas outras perguntas sobre o seu negócio: canais de comunicação mais eficazes, processo de vendas eficiente, se o atendimento ao cliente contribui para a fidelização ou deixa a desejar, entre outras.

Como calcular o ROI?

A maneira de calcular o ROI é seguindo a fórmula:

ROI = (Ganho – Valor Investido) / Valor Investido * 100

Para calcular o ROI, você deve subtrair o valor investido inicialmente, pelo valor final resultado da ação. Em seguida, divida o resultado pelo valor inicialmente investido, e para saber o valor percentual, lembre-se de multiplicar o resultado por 100.

Por isso, se você calcular o ROI para cada uma de suas campanhas, poderá definir a melhor estratégia e saberá onde concentrar seus esforços em marketing.

Vantagens de se basear no ROI

 Fortalecimento da empresa, afinal, os setores estarão alinhados em prol do mesmo objetivo.

  1. Tendo ações assim, é possível escalar o negócio e ampliar o alcance dos resultados.
  2. É possível saber como os projetos impactam o financeiro da empresa.
  3. Serve como fator de priorização na gestão de projetos.
  4. Demonstra como o projeto influencia o sucesso do negócio e muito mais.

Concluído, calcular o ROI é uma maneira de orientar o uso dos recursos financeiros da empresa com mais sabedoria e objetividade. Aproveite ainda para sondar talentos e explorar ferramentas que o marketing digital oferece para que o ROI da empresa seja cada vez maior.

Uma outra ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado é a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da empresa Blob Web.

O que é TPI?

A TPI é um conjunto de técnicas inovadoras e altamente qualificadas, que posiciona o site dos clientes na primeira página dos maiores buscadores online, como o Google e o Bing.

Tudo de forma rápida e orgânica: resultados garantidos em contrato, até 60 dias após a implantação. Eficaz: 20% dos termos de busca na primeira página. Exclusiva: nenhuma outra empresa ou agência possui e muito mais! Conheça e aumente as oportunidades de negócios para sua empresa, com a TPI da Blob Web e calculando o Retorno Sobre Investimento do seu negócio.