Saiba o que é Bitcoin

Moeda digital teve aumento de demanda neste ano

A Bitcoin é uma moeda digital que não é controlada por um Banco Central, produzida de maneira descentralizada através de uma rede com milhares de computadores, por pessoas que registram todas transações e criam as criptomoedas.

Quando uma Bitcoin nasce, ela recebe o nome de mineração, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos, quem resolve consequentemente recebe um bloco da moeda.

As dificuldades encontradas são ajustadas pela rede, contribuindo para o crescimento da moeda, dentro de uma faixa limitada, de 21 milhões de unidades até o ano de 2140, limite estabelecido pelo fundador da moeda, Satoshi Nakamoto.

Quando a moeda surgiu, qualquer um era apto para realizar a mineração desde que deixasse o computador ligado durante dias e noites, com o número crescente de pessoas interessadas a tarefa de fabricar Bitcoin ficou apenas para quem possui máquinas potentes. A moeda digital cresceu tanto que computadores com hardware foram desenvolvidos para esta função, como o Avalon ASIC.

Para adquirir as unidades de Bitcoin são utilizadas casas de câmbio específicas ou aceitar a criptomoeda ao vender itens online. As moedas digitais são armazenadas em uma espécie de carteira virtual, criada automaticamente quando se cadastra no software.

Após o cadastro, o usuário recebe um código com letras, números e caracteres, conhecido como endereço, usado nas transações. A identidade do comprador e do vendedor são mantidas no anonimato, a transação por sua vez fica registrada no sistema de maneira pública, ressaltando que nenhuma compra pode ser desfeita.

Vários países já movimentam a moeda, mesmo que ainda seja em minoria. Neste ano, o Japão começou a aceitar bitcoins como meio legal de pagamento, esperando que até o final do ano 300 mil estabelecimentos aceitem a moeda digital.

O valor do Bitcoin funciona conforme a maior demanda, maior a cotação. No primeiro semestre de 2017, a moeda chegou a ser negociada com o valor de mil dólares e no início deste semestre já está valendo mais de 2,4 mil dólares.

10 Dicas para Vender Mais