Saiba como trabalhar em casa durante o COVID-19

É tempo de preocupação e conscientização social. Pensando no melhor a nossos amigos leitores, desenvolvemos dicas para atuar de home office, durante o surto do COVID-19.

Certamente, desde os primeiros casos confirmados do coronavírus no Brasil, sua rotina se alterou um pouco, e agora, mais do que nunca, o distanciamento é a melhor forma de evitar a propagação do vírus, em decorrer disto, muitas empresas estão utilizando o chamado Home Office como forma de prevenção, entretanto, está é uma prática de trabalho pouco conhecida em empresas do Brasil.

Antes mesmo do vírus se espalhar no Brasil, lá em 2019, a Blob já utilizada o sistema de trabalho remoto com seus colaboradores, usando como metodologias, ferramentas simples e em sua grande maioria das vezes, gratuitas. Estas ferramentas, além de otimização de tempo, geram assertividade nos negócios, isto porque, possibilitam que desde reuniões ou contato com os clientes sejam desenvolvidos sem que exista o contato presencial.

E buscando sempre facilitar a vida de nossos leitores, a Blob apresenta agora, um pequeno Guia de Informações, com as melhores dicas para que você e seus colaboradores possam transitar pela quarentena conta o COVID-19 com total segurança e plenitude empresarial – o momento é de novas percepções para o mundo dos negócios.

Deste modo, separamos algumas dicas ótimas (e práticas) que vão sem dúvida te ajudar durante esta breve substituição de trabalho presencial para o remoto.

Aqui na Blob, nós sabemos que a comunicação entre os colaboradores de uma instituição faz total diferença no cotidiano de trabalho, especialmente se as tarefas estiverem sendo realizadas de forma remota, nestas horas, perder um documento e/ou arquivo em PDF pode custar horas de trabalho.

E justamente por conta disso, nós te indicamos o Trello. Está é uma ferramenta de gerenciamento de processos que possibilita a criação dos chamados quadros, tarefas e até mesmo lista de atividades que precisam ser entregues. Um ótimo recurso do Trello, é o que o mesmo indica o prazo em que tudo precisa ser executado – criando a possibilidade de um rápido planejamento.

Além disso, com a ferramenta é possível incluir membros (pessoas) e acompanhar a evolução de cada tarefa, incluindo comentários e anexos, visto que tudo, fica registrado por meio de um histórico disponível em cada cartão do Trello.

Com a versão gratuita, os profissionais podem criar até 10 quadros e inserir membros de modo ilimitado. O Trello é uma excelente opção não apenas em momentos como os atuais, como também para otimizar o seu tempo de trabalho na empresa.

Mas como manter praticidade durante as reuniões?

Assim como o uso de ferramentas como o Trello e até mesmo o Monday, existem muitas plataformas que permitem o acesso a vídeos conferências, assim, não necessariamente é preciso cancelar uma reunião importante de negócios, até mesmo porque, como as reuniões ocorrem de forma remota, o profissional não precisa sair de sua residência, otimizando seu tempo e atuando de forma ainda mais ágil.

Por meio de uma reunião virtual, um profissional consegue negociar com qualquer ambiente do mundo, criando eventuais crescimentos e expansão empresarial.

Nós da Blob, temos o costume de ver sempre o lado bom das situações, por mais complexas que elas podem ser. A prova disto, é que, seu time comercial, em meio de trabalhos remotos, consegue atender mais clientes e com isto, prospectar novos negócios a sua empresa. E tudo isto, além de tornar seu tempo mais precioso e otimizado, reduz custos.

Por aqui, fazemos uso do Whereby, visto que está, é uma ferramenta gratuita (assim como o Trello) que possibilita compartilhar a tela de seu computador com até quatro pessoas. E por meio da versão paga é possível a realização de conferências, gravação de conversas e envio de informações especiais (como contratos) aos interessados perante a eventual parceria.

WhatsApp: um fenômeno para o mundo dos negócios atuais

Nós entendemos que muitas pessoas gostam de reuniões presenciais, é como se tal atitude proporcionasse uma certeza extra ao negócio e efetiva parceria, mas existe uma dica ótima para quem não pode deixar de lado uma reunião e precisa de assertividade e comprovação de fidelização e/ou negociação com o potencial cliente, estamos falando do WhatsApp.

Um veículo muito utilizado para o compartilhamento de informações informais, o aplicativo de conversas remotas ganhou força no mundo do empreendedorismo, que comercializa seus produtos com mensagens curtas e práticas, além de áudios explicativos, imagens e anexos.

Muitos clientes até preferem o contato por WhatsApp, em decorrer da praticidade que a ferramenta garante as pessoas, sem prejudicar as suas negociações.

Outro veículo de comunicação excepcional em momentos como estes de pandemia mundial, é o uso do e-mail, proporcionando um contato direto com o cliente, ideal para assuntos mais extensos e encaminhamento de anexos e documentos importantes.

E a logística da empresa? Como aplicá-la de forma digital?

Sem dúvida você reúne bons profissionais em seu time, e para manter a dinâmica da empresa ativa mesmo que cada colaborador esteja em sua casa, a criação de tarefas diárias, estabelecidas com prazos, auxiliam de forma impressionante para que nada fuja do controle da administração da empresa.

Antes de mais nada, realize uma conversa com todos da equipe, estabelecendo os pontos cruciais para manter a harmonia empresarial – mesmo que a distância, sendo que, tudo isto, vai transformar a jornada em uma situação mais leves, e com índices de sucesso impressionantes.

Essas são etapas simples, que podem (e devem) ser aplicadas imediatamente, não criando novos custos a empresa, tão pouco reduzindo a produtividade do time.

Por conta do COVID-19, as pessoas estão readaptando suas rotinas de trabalho, visando não somente prospectar novos clientes, mas garantindo ainda, que tal epidemia apresente queda para os próximos meses, deixando como lição, de que a ciência e a tecnologia se transformam em nossos melhores aliados para driblar crises econômicas e baixa nas vendas em meio a surtos epidêmicos como este que o Brasil, e o mundo vem enfrentando.

10 Dicas para Vender Mais