Saiba como identificar uma Fake News e encontre somente sites confiáveis

Cada vez mais, usuários de sites e redes sociais vêm sendo enganados pelas notícias falsas

Em uma matéria publicada no dia 8 de fevereiro, a Folha de São Paulo apresentou um levantamento em que consta que, o alcance de páginas que divulgam fake news no Facebook cresceu 61,6%, enquanto as que o jornal chama de “jornalismo profissional”, caiu 21%.

Por isso, atualmente, umas das maiores preocupações do mundo digital é a propagação de notícias falsas, o que significa que, cada vez mais, pessoas estão compartilhando informações nada louváveis, por conta da desinformação. E para evitar que isso ocorra com você também, separamos algumas dicas essenciais para identificar uma fake news.

Cheque a fonte da fonte

Muitos sites de notícias publicam notas que já saíram em outros sites, principalmente quando o idioma é diferente, e um simples erro de tradução ou a própria nota original, fará com que o post se torne uma fake news. Por isso, clique no site da fonte, leia no idioma original e confira se o próprio site que gerou a notícia é confiável, seja conhecido e tenha credibilidade.

Conheça o site que está visualizando

Infelizmente, muitos sites têm como objetivo disseminar notícias falsas, por isso é sempre bom ser cético com relação a sites que você não conhece ou nunca ouviu falar. Se não leu ou encontrou nada sobre aquela notícia em nenhum outro lugar, desconfie, procure fontes confiáveis, e se ainda assim não descobrir nada, denuncie.

Evite sites sensacionalistas

Páginas que recorrem ao sensacionalismo em primeiro lugar, mesmo que legitimamente tidas como empresas ou jornais sérios, normalmente deixam a verificação dos fatos para depois. Por isso, evite esses sites, caso seu principal objetivo seja se informar de forma comedida.

Leia a matéria completa

Grande parte das pessoas que “caem de cabeça” em uma fake news, são aquelas que, normalmente, leem apenas o titulo da matéria, e com isso tiram conclusões precipitadas, então antes de clicar no botão compartilhar, ler a matéria completa é essencial! Chamadas no Facebook, principalmente, que são facilmente editáveis por qualquer um que esteja compartilhando o link. Ou seja, quanto mais impressionante ou elaborada for uma chamada, maior deve ser sua desconfiança e suspeita em relação a veracidade daquela notícia.

Preste atenção à URL e cheque os erros

Alguns sites possuem nomes semelhantes a grandes sites como G1, Yahoo e UOL, por isso, ao clicar na notícia, confira a URL principal do site e certifique-se de que é a mesma do site oficial. A mesma coisa para os erros de formatação ou ortografia, cheque se erros grotescos são o padrão do site e se o layout não transmite confiança e, se a resposta for positiva, é bem possível que esteja lidando com uma fake news.

Utilize o Google Notícias

O próprio Google oferece uma ferramenta para identificar fake news em seu motor de buscas, por isso ao detectar uma notícia que parece suspeita, acesse o Google e digite a chamada na barra de busca. Após os resultados aparecerem, clique em ‘Notícias’ e confira quais outras publicações também reproduziram a informação.

A Blob Web é uma empresa que, além de se importar com conteúdos confiáveis e de qualidade, oferece para você a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente), um conjunto de técnicas exclusivas, que posiciona o seu site na primeira página do Google, de forma orgânica e sem mexer na programação do seu site! Em apenas 60 dias, garantidos em contrato, você terá visibilidade durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. Seu negócio não pode mais ficar sem! Saiba mais e contate a empresa Blob Web o mais rápido possível e garanta posições na primeira página do Google!

10 Dicas para Vender Mais