Saiba as principais razões que fazem sua empresa perder clientes

Existem muitos fatores que geram a queda de um negócio no setor, mas quando se descobre isto com antecedência, é possível mudar totalmente a realidade da empresa

Em terra de e-book com soluções para quase todas as possibilidades empresariais, encontrar um capaz de te alertar quando a situação vai começar a ficar crítica, e que isto pode afetar diretamente a sua estrutura de trabalho seria como localizar uma agulha no palheiro, não é mesmo?

A realidade é dura, mas precisa ser dita, quase ninguém vai te alarmar e/ou impedir de quebrar, afinal, as pessoas enxergam o empreendedorismo como uma arena cheia de leões só esperando que algum se distraia para que seu lugar seja tomado por outro.

E honestamente, até concordo que é como uma arena desde que a competição seja saudável.

Há um bom tempo atrás, as pessoas imaginavam que estar em crise nos negócios, era o próprio sinônimo de incapacidade profissional, mas isto não é verdade, pelo contrário, é no momento de crise que se diferencia quem nasceu para o empreendedorismo e quem ainda precisa entender técnicas para driblar as circunstâncias não tão favoráveis que surgem com o tempo.

Por isto que estamos aqui hoje, para te alertar de alguns motivos que podem estar bloqueando a prosperidade no seu negócio, assim, juntos encontramos o direcionamento para o novo.

1. Falta de Planejamento

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que era perfeccionista e totalmente organizado, mas que no desenrolar das atividades, notou que esta pessoa não tem o perfil tão detalhado assim?

Isto é bem comum, afinal, as pessoas estão acostumadas com um estilo de vida profissional e até mesmo pessoal, e acreditam que daquela maneira está bom e que uma hora tende a dar certo, novamente concordo, mas quanto isto dará certo? Quais são os prejuízos que este pequeno deslize pode causar para os negócios?

É por isto que o planejamento é a base para o empreendedorismo, sendo algo estratégico para se mensurar resultados do passado, presente e projeções para o futuro.

Agora vamos fazer um simples exercício, pare e analise o ambiente da sua empresa – e olha, nem precisa ser para os próximos anos não, pense nesta semana, você já sabe exatamente o que precisa fazer, e sobretudo por que você precisa fazer estas atividades?

O planejamento te permite uma visão ampla dos próximos passos da empresa e do time como um todo, é ele que mantem todas as ações de uma instituição acontecendo com qualidade, afinal, tudo está dentro do escopo traçado no planejamento.

Está na hora de reunir seus profissionais e entender se o planejamento do seu negócio está gerando qualidade ou então empecilhos para a empresa.

2. Profissionais desmotivados

Se engana quem pensa que uma empresa se faz apenas pela qualidade do produto/serviço, isto pode representar 30% de tudo o que a marca é. Quem faz a roda gigante girar todos os dias são os seus colaboradores, os profissionais que dedicam o seu tempo e expertise para o crescimento da instituição, e representam 70% do que uma empresa é de fato.

É por isto que entre os elementos que podem estar impedindo sua empresa voar, pode estar o fato de que os profissionais estejam desmotivados.

Quando foi a última vez que você elogiou o trabalho de alguém do seu time ou mostrou que os índices estão positivos, e que isto é resultado de uma equipe qualificada como a sua?

São pequenos detalhes que podem fazer diferença a longo prazo para a marca, visto que ter uma empresa é desafiador, mas ao mesmo tempo, inspirador, mas ter uma equipe engajada e que topa tudo com você, é indescritível.

3. Gestão Enfraquecida

O bom líder é aquele que vai na frente mostrando o caminho para quem vêm atrás, é aquele que dá abertura as pessoas a sua volta e sabe ouvir mais do que falar, sabia?

É claro que se precisa ter muito pulso firme para manter a gestão ativa da empresa, mas o jogo de cintura é o que permite novas oportunidades, uma vez que a gestão enfraquecida é, em muitos casos, o reflexo de uma equipe desmotivada e planejamento fraco, sem grandes ambições ou estratégias audaciosas.

Tenha em seu negócio uma gestão presente, que entende desde o processo mais simples ao mais complexo, entendendo de A à Z fica significativamente mais fácil entender o que fazer e como gerir com qualidade uma marca.

4. Ficar sempre igual  

Imagina que tedioso passar 80 anos exatamente como você está agora, sem mudar em nada, nem no estilo de roupas, gostos musicais ou então, na maneira de pensar? Provavelmente você será classificado como ultrapassado; refletindo sobre as pessoas mais experientes que todos nós conhecemos, quantas vezes você já não ouviu “ah, mas este mundo está moderno demais para mim” ou o clássico “isto não é do meu tempo”.

Para esquecer de uma vez por todas este pensamento, entenda, o mundo sempre vai estar em mudança, o que é considerado diferente hoje, daqui 2 anos é banal até para os mais leigos, o fato de algo “não ser do seu tempo” não te impede de o conhecer e entender suas vantagens.

A grande oportunidade que nós como seres humanos temos é a da reinvenção durante toda a vida, de mudarmos quantas vezes for necessário para encontrar o melhor de nós mesmos, e isto, passa a ser o espelho de todas as áreas de nossa vida.

Mudar é preciso para explorar caminhos que possuem sim desafios, mas vistas tão encantadoras quanto as que você tem hoje.

5. Cortar o marketing e publicidade na primeira crise

Conhece alguém que já fez isto? Assim que algo sai dos eixos, a primeira atitude deste profissional é reunir a equipe e falar “vamos cortar tudo, precisamos reduzir gastos”, mas você já parou para pensar que isto pode ser um tiro no próprio pé?

O corte de gastos precisa estar embasado por fatos, tirar algo só para poupar dinheiro pode se converter em queda de clientes ou ainda, reduzir a produtividade de um time, meu caro amigo(a), não faça isso!

O marketing e a publicidade são a alma de um negócio, afinal, eles dão vida para sua empresa no segmento, seguindo as tendências e investindo no que gera retorno de verdade, são estes departamentos que permitem que cada vez mais pessoas reconheçam seu negócio em meio a tantas opções.

Mas então, qual a melhor saída para evitar isto?

O que mais encontramos por aí, são empreendedores que acreditam serem donos da razão em diferentes assuntos, até entendemos, pois empreender demanda expertise em várias áreas, mas é importante reconhecer quando a hora de inovar chega, e acima disto, ter a humildade de procurar quem pode somar com seu negócio de forma única.

A falta de planejamento pode ser nitidamente resolvida a partir da gestão adaptada para o novo, e isto, sem dúvida pode impulsionar seus colaboradores a se sentirem engajados a trabalhar e representarem sua marca para o consumidor final.

Entretanto, NADA DISTO VAI ADIANTAR se você não abrir seus olhos para as oportunidades que lhes são apresentadas todos os dias.

A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente é uma metodologia exclusiva da Blob Web, nós estamos desde 2015 colocando empresas na primeira página do Google sem que exista custo por clique, os resultados da TPI são garantidos em contrato para os clientes.

Escolha métodos que vão acrescentar ao seu negócio e não que se tornem mais um problema empresarial, você não precisa disto, o que você quer é solução em visibilidade e isto, nós podemos fazer por você em apenas 5 semanas com a TPI.

Quer estar na frente de seus concorrentes, na 1ª página do Google? Preencha o formulário abaixo para conversar com um especialista!

Captcha obrigatório
Parabéns pela escolha de estar na 1ª página! Em breve nossa equipe entrará em contato.