Relembre os acontecimentos marcantes com a Blob

Se alguém falar que não ficou surpreso com este ano que estamos acabando, provavelmente está pessoa já viu de tudo em sua vida.

Olha, se existe algo que nos surpreendeu em todos os sentidos, este alguém foi o ano de 2020, o ano que detinha de tudo para ser promissor em todos os aspectos empresariais, se transformou em um dos anos mais desafiadores para os empreendedores do Brasil e de todo mundo.

Geralmente, nós estamos acostumados a vivenciar retrospectivas em meses como novembro e dezembro, por isto, embora o time da Blob seja inovador em todos os pontos metodológicos de trabalho, decidimos desta vez abordarmos também uma retrospectiva, mas com o toque que apenas a Blob é capaz de promover aos nossos leitores, amigos e clientes fiéis.

Por isto, vamos fazer um copilado com 12 matérias referentes aos 12 meses deste ano desafiador e ao mesmo tempo, inspirador aos que sabem que o tempo é a melhor forma de otimizar um serviço, independente da fase, vamos começar?

1. Ebook sobre como conquistar o Google em 60 dias

O Google é o sonho de todo empreendedor, ainda mais em tempos em que as pessoas passaram a ficar mais tecnológicas do que nunca, e antes mesmo que tal frase fosse comprovada com a chegada do novo coronavírus, nós lançamos por volta de fevereiro de 2020 um e-book sobre como conquistar o Google em 60 dias, e é claro que você sabe como fazer isto, basta solicitar pelos serviços de alto nível que apenas o time da Blob é capaz de providenciar, com a TPI.

A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, aos que acabam de chegar, é uma ferramenta exclusiva de ranqueamento da Blob, que garante a 1° página na busca orgânica do Google, levando apenas 8 semanas para começar a promover bons resultados de visibilidade aos clientes.

Nosso e-book foi o sucesso, e deu início a grande jornada de credibilidade que o time da Blob viria a promover ao longo dos meses, criando uma cobertura única dos acontecimentos do mundo e tudo aquilo que fosse positivo para negócios, exatamente como fazemos a 4 anos.

2. Vírus letal passa a fazer parte da rotina de trabalho

Seguindo o embalo de que o ano só começava após o carnaval e por isto todos os empreendedores teriam os 60 dias estimados em nosso e-book para promover um aumento na visibilidade, um silencioso e totalmente indesejado vírus passou a fazer parte dos noticiários de todo mundo, o COVID-19.

Quem poderia imaginar que o vírus letal se propagaria em tão pouco tempo por todo mundo, normalmente o brasileiro não está habituado a lidar com situações como o distanciamento social e afins, o que tornou o Brasil um dos países com maior número de casos confirmados de pessoas que testaram positivo ao vírus.

Por isto, empresas tiveram literalmente que fechar as suas portas e projetar outra vez o planejamento de 2020, de uma forma remota e totalmente desafiadora, e foi então que a Blob se prontificou a auxiliar pessoas da forma que sabemos tão bem, aplicando o digital como a base para o sucesso em meio a adversidade.

3.  Formatos de atuação em meio a pandemia do coronavírus

Na mesma semana em que o conteúdo publicado sobre como trabalhar de casa em meio a pandemia do novo coronavírus foi ao ar, o time da Blob passou a atuar de forma 100% remota – e continuaremos assim até 2021.

Como sempre fazemos o bom uso dos meios digitais para tornar prática a nossa rotina, entendendo que somos uma empresa de tecnologia e nada melhor do que fazer uso do digital em toda nossa jornada de trabalho, a Blob desenvolveu um conteúdo sobre como continuar trabalhando de casa, apresentando meios e ferramentas, como o trello e Monday.

Além disso, citamos como é possível se organizar melhor para viabilizar tempo de qualidade em todo o trabalho, utilizando meios como o WhatsApp e também o ZOOM para reuniões de trabalho, além de um recurso disponibilizado pelo o Gmail, o Whereby.

4. Publicidade atinge altos índices na pandemia

Talvez você esteja se perguntando: novamente sobre a pandemia? Entenda que este assunto faz parte da nossa rotina e futura história mundial, logo, é crucial a empresas se prepararem para lidar abertamente sobre este assunto com clientes.

Com o crescimento do digital e distanciamento social, coube a publicidade criar os incentivos de campanha ainda mais assertivos para atingir aos públicos certos.

Neste mesmo período, uma pesquisa aplicada pelo Barômetro Global sob o vírus, reforçou que as pessoas esperam que as empresas sejam úteis ao novo normal e rotina pessoal/profissional.

Realiza com mais de 500 brasileiros, a pesquisa executada entre 13 e 16 de março de 2020 foi aplica em 30 mercado do mundo inteiro, somando mais de 25 mil consumidores.

5. Marketing de conteúdo impulsiona a comunicação digital

Com tudo isto, nada melhor que investir em um bom marketing de conteúdo, vez que este, é a melhor forma persuasiva de obter bons resultados de engajamento ao seu negócio.

Em meio ao conteúdo, foi apontado uma pesquisa realizada pela Edelman, sendo divulgada na Folha de São Paulo, afirmando que 53% dos brasileiros optam por conteúdos empresariais em meios consolidados, como televisão, jornais e rádio.

Indo na contramão destes, o restante dos entrevistados, surpreenderam com as taxas de aprovação de meios, como 49% ao Facebook, 46% no Instagram e cerca de 40% em sites da empresa ou por e-mail, o que por si só já comprova como é fundamental estar criando vínculos digitais com o seu cliente.

6. Influência da Psicologia das Cores

Os profissionais da comunicação sabem da importância das cores para persuadir de forma indireta as decisões dos clientes, usando tons quentes que criam uma sensação de urgência e até mesmo de apetite elevado.

Por isto, a psicologia das cores entra exatamente como um trunfo para despertar a curiosidade e a atenção dos clientes em meio a tantas opções que agora, estão em larga escala no digital.

O brasileiro, além de ser um povo muito carismático, é boa parte visual, segundo Neil Patel do Quick Sprout, reforçando que a cor é 85% a responsável na decisão de compra de um bem.

7. Inovação que vai além do nome

A Blob neste meio tempo, aproveitando que muitas empresas passaram a criar o chamado reposicionamento de mercado, decidiu então criar um pequeno ajuste em sua identidade visual, deixando de ser Blob Web, para se consolidar no setor apenas por Blob.

O objetivo? Criar uma forma prática de disseminação de sua marca, ficando ainda mais gravada na mente dos consumidores, além de se diferenciar em meio a toda a concorrência que investe em nomes longos e complexos. 

Nossa missão ao trocarmos o nosso, foi bem prática, criar excelência no serviço e simplicidade na pronuncia, bem como toda a nossa prestação de serviços.

8. Conhecendo todos os mistérios por trás da segmentação de mercado

Quando você segmenta um mercado, as chances de precisão em seus resultados são ainda maiores, e isto é totalmente obtido ao aplicar diferentes conceitos de marketing e comunicação.

Por isto, e puxando ao gancho de que as pessoas estão buscando novas formas de trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus, criando até mesmo um reposicionamento de marca – como o aplicado aqui na Blob, nós listamos tudo o que você precisa saber sobre segmentação de mercado, definição de público alvo e a questão dos 4P :

Produto: bem comercializado pela instituição.  
Preço: qual o valor estimado ao seu produto/serviço. 
Praça: em que região você pretende atuar com seu produto/serviço.         
Promoção: quais serão os seus investimentos em comunicação.

9. Pandemia acelera a transformação digital

Todos nós já tínhamos em mente sobre como a transformação digital estaria bem próxima de nossas vidas, mas isto fico constatado com a chegada no vírus aqui no Brasil e em todo mundo.

Isto porque, as empresas passaram durante um bom tempo atuando somente em modo remoto, o que confirma que não importa o seu segmento de mercado, nem a sua autoridade no assunto, o digital continua sendo a principal forma de se destacar em meio a concorrência.

O e-commerce mesmo, obteve um crescimento de 42% durante a pandemia, de acordo com a semana do dia 17 de março e abril, comparando com o mesmo período de 2019.

10. Defina o seu estágio no ciclo de vida do produto/serviço

Quando você já percorreu por todos os desafios do ano de 2020, chegou a hora de além de criar um reposicionamento de marca por meio da transição ao digital, entender em que momento você está na lembrança do consumidor, afinal o Top Of Mind tem total conexão com o ciclo de vida do produto/serviço.

Chamado de CVP, o item é selecionado em 5 etapas:

1. Desenvolvimento            
2. Fase de Introdução          
3. Fase de Crescimento        
4. Fase de Maturidade         
5. Fase de Declínio    

11. Empreendedor brasileiro precisa se reformular no trabalho

Na medida que seu negócio ia prosperando, quantas vezes foi necessário uma ou outra mudança para que tudo seguisse de acordo com os avanços de um dado segmento de mercado?

Isso faz parte do empreendedorismo brasileiro, que se projeta quantas vezes for necessário para obter novos e melhores resultados, e foi exatamente o que houve com a pandemia.

12. Ofereça um site responsivo aos seus clientes

E depois de tudo isto, tanto esforço de nada vai adiantar se você não criar um site responsivo aos seus clientes, ou seja, que se adequa com facilidade para com qualquer plataforma que o mesmo esteja usando, seja computador ou mobile.

Além disto, bem mais do que a responsividade, o site precisa estar com boas informações e conteúdo de primeira qualidade, assim, tudo ficará melhor, certo?

Para garantir isto, existem muitas formas, como criar informações personalizadas aos seus clientes que reforcem a sua autoridade no assunto, além de imagens de alta primeira qualidade, tudo é uma harmonia de elementos, entendem?

O que fica de aprendizado com tudo isto?

Bom, agora que você já sabe quais foram nossos grandes causadores de destaque em 2020, provavelmente é capaz de unir todos eles e entender melhor quais as etapas base para o bom desenvolvimento de uma empresa.

O mês de dezembro será exatamente assim, reforçando para você métodos de como é possível se destacar no mercado, mesmo em situações de crises como a que todos nós presenciamos e estamos precisando lidar agora com a pandemia e o nosso novo normal.

10 Dicas para Vender Mais