Redação Publicitária: O Que É E Como Impacta O Seu Negócio

*Artigo por SKD Marketing

Seu negócio possui redes sociais, site, e-mail, blog ou faz captação de clientes por WhatsApp/Telegram? Tenho certeza que a resposta é “sim” para pelo menos uma dessas ferramentas, e isso implica que você precisa entender o que é redação publicitária.

Desde o mais básico textinho automático de agradecimento por uma compra on-line em seu e-commerce até um artigo inteiro de um blog corporativo, tudo impacta na criação de relacionamento com seus clientes. A redação publicitária é justamente a maneira como nos relacionamos por escrito com nossos clientes, e por isso ela é a chave para criar uma marca que fideliza e satisfaz seu público.

Na prática, “satisfazer um público = fechar mais vendas”, então podemos dizer que a redação publicitária tem impacto direto neste quesito também. Pronto(a) para aprender algumas dicas de redação publicitária para colocar em prática para sua marca?

O que é redação publicitária

Mencionamos brevemente que a redação publicitária é toda a forma pela qual contatamos nossos clientes por escrito; mas na verdade ela vai um pouco além disso.

Até mesmo anúncios para serem transmitidos em programas de rádio ou reprodutor de vídeos/música, como o YouTube e o Spotify, também podem ser considerados redação publicitária. Afinal, é necessário que haja um planejamento inicial, que irá guiar o discurso que será gravado – vulgo “roteiro”.

Uma estratégia coerente de redação, se bem aplicada, fará com o que o cliente consiga enxergar a identidade da marca através das ações dela: posts, anúncios, artigos… Tudo será claramente voltado para o público e caracterizado pela identidade da marca.

Sendo assim, vamos ver abaixo como você pode colocar dicas de redação publicitária em prática.

Crie uma identidade para sua marca

Quando criamos a identidade visual da marca (logo, aparência do site, cores, entre outros), é bastante comum que façamos uma descrição sobre os valores que queremos que nossos recursos visuais transmitam para o cliente. Esse passo é crucial para que seu cliente entenda sobre o que sua marca se trata desde o primeiro contato e consiga ver um propósito nela.

Estes valores, porém, não podem morrer na identidade visual: tudo o que se idealiza sobre a marca deve ser transmitido em cada ação que ela pratica.

Portanto, se você decidir que sua marca é “divertida, alegre e inovadora”, corte as formalidades e tente aproximar a sua redação (os textos em geral) para uma linguagem mais leve e descontraída. Use emojis, memes, hashtags atuais e, dependendo do nicho, dá até para usar alguns palavrões. Sabe aquele que muitos usam para substituir o “muito” na hora de dar ênfase? Você sabe, né?

É… Pense bem em como seu público receberia a sua abordagem e se ela está de acordo com sua identidade e público-alvo.

Caso você queira se tornar uma referência em ensinar seu público sobre seu nicho e queira ser reconhecido como “um criador de conteúdo de excelência, inteligente e intelectual”, deverá criar uma estratégia de redação publicitária formal, sem erros de conteúdo, gramática e ortografia, e que sempre busca ensinar uma novidade para o público a cada conversa (altamente relevante).

Tudo depende de como você quer que sua marca se posicione perante o público.

Elementos de redação publicitária cruciais para qualquer marca

Independentemente da sua marca, algumas coisas não podem ficar faltando, tais como:

Clareza

Cada post, texto, e-mail, artigo, etc, possui um objetivo final; um motivo pelo qual é criado. Portanto, você deve ir direto ao ponto em suas ações, garantindo que seu leitor não se perderá no meio da leitura.

Relevância

“Vish, não sei muito o que postar… Vou fazer qualquer coisa aqui…” NÃO, por favor.

Cada post deve ter um objetivo claro e ter -no mínimo- o mínimo de planejamento possível. Considere os gostos, os interesses, as necessidades do seu público e faça anotações sobre todos os temas que vierem à mente. Então, diariamente produza no mínimo um post sobre estes assuntos, que serão atrativos para quem te segue.

Se faltar ideias, pense nos seus produtos: “como fazer um conteúdo relevante que fará meu produto parecer interessante?” Ou melhor: “Para que serve o meu produto exatamente?” Se você se perguntar ambas estas questões, encontrará pelo menos um assunto relevante por cada item em sua loja, ou serviço que oferece. Assim, terá várias ideias para trabalhar em cima.

Persuasão

Este é o poder do convencimento. Independentemente de qual nossa intenção com uma ação (post, texto automático, artigo, etc.), queremos chegar a algum resultado. Se falharmos, possivelmente é porque nos faltou poder de convencimento.

A mais óbvia dica aqui é fazer chamadas-para-ação quando quiser que seu leitor faça algo. Convide-o para curtir, compartilhar, clicar, acessar, comentar, etc. Muitas vezes ele te ouvirá.

Outro fator crucial para a persuasão é a sua convicção. Por isso, quando estiver criando um conteúdo ou simplesmente transmitindo uma informação relevante, tenha a certeza de que ela está correta e atualizada, por mais trabalhoso que seja buscar conhecimento. Se você acredita que tem informações corretas, naturalmente consegue encontrar as palavras certas para transmiti-las, pois lhe é natural contar uma verdade.

Além disso, se passar conteúdo errôneo, velho, antiquado ou inexato, seu leitor pode perceber que você não domina o assunto tanto quanto ele acreditava que você dominava, e assim perde a fé em você.

Sem credibilidade, sem persuasão.

Principais erros de redação publicitária

Falta de planejamento

Quem irá administrar as redes sociais? Quem irá criar conteúdo para o blog? Quem criará os roteiros do YouTube? Quem criará os anúncios? Quem…?

São muitos os detalhes, e, na maioria das empresas, pessoas diferentes assumem responsabilidades diferentes na hora de se comunicar com o cliente. Por isso, muitas vezes uma marca possui, por exemplo, um Instagram bem moderno, com identidade visual e linguagem adequada ao público, mas quando vamos acessar a página do Facebook… Tudo diferente… Erros gramaticais, posts não profissionais, etc.

Ou pior: muitas vezes há mais de um administrador de um mesmo perfil, e um deles tem uma vibe bastante comercial e o outro se foca em nutrir o público, e cada post acaba falando com um público diferente.

Isso acontece bastante em micro/pequenas empresas que recentemente migraram para a internet, então tenha a certeza de alinhar bem sua equipe de criação de conteúdo e garantir que os perfis da sua marca estejam alinhados, mesmo que nesta equipe sejam apenas você e mais um.

Posts não otimizados para o formato em questão

Posts de Instagram devem ser curtos, visuais e não poluídos; artigos de blogs devem possuir pelo menos 400 palavras, ter títulos e subtítulos e imagens que fazem a divisão de pelo menos uma parte do conteúdo; etc, etc.

Porém, muitas marcas não dominam as regras dos formatos de post e acabam incluindo muito texto em tudo, poucas imagens ou errando as chamadas para ação porque não entendem bem o objetivo do post.

A equipe de criação de conteúdo deve se especializar em cada formato para que a marca faça sucesso com o público da rede utilizada. Do contrário, o poder de alcance será menor e a marca não irá engrenar.

Redação Publicitária Impacta Meu Negócio?

Todas as marcas na internet precisam se posicionar e entender as necessidades de seus públicos; uma delas é a adequação da linguagem. Portanto, este também é um dos seus deveres como empresário.

Além disso, alinhar sua equipe de criação de conteúdo ao deixar bem claro os propósitos da sua marca é crucial, e só pode ser feito pelo idealizador do projeto.

Por fim, os formatos de texto são múltiplos e os profissionais da área precisam dominar os detalhes. Porém, você, como empresário, precisa entender pelo menos o básico sobre social media para poder alinhar, e até mesmo cobrar sua equipe, compreendendo como o processo está ocorrendo e as metas a atingir.

Então: “Sim, a redação publicitária tem impacto direto sobre seu negócio”; E você tem muito a fazer quanto a ela.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas de como melhorar o conteúdo das suas páginas e perfis, bem como conhecer mais dicas sobre empreendedorismo digital.

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