Publicidade na Pandemia: Quais medidas sua empresa deve adotar

Em tempos de grandes especulações sobre o que se esperar do amanhã, empresas que investem corretamente em publicidade, se sobressaem no setor.

É tempo de cautela e cuidados extras com a higiene pessoal e coletiva, afinal, o novo coronavírus vem surpreendendo a todos no Brasil e no Mundo. Como já foi citado em uma de nossas pautas recentes ninguém sabe qual sua procedência tão pouco quando – finalmente, o COVID-19 deixará de fazer parte de noticiários de todo mundo.

Além de afetar a rotina das pessoas, alterando suas crenças, valores e costumes devido as precauções frente aos milhares de casos confirmados, também resulta em um olhar mais atencioso ao mundo dos negócios, afinal, bem mais do que estabilizar o comércio, evitando que dividas sejam acumuladas em decorrer da quarentena, declarada em muitos estados brasileiros, é preciso criar uma metodologia que estabilize toda a situação de diversificados segmentos – e de preferência, que seja algo rápido.

Quando se pensa em crise, a primeira palavra que vem a mente de muitos profissionais e gerentes dos mais diversos segmentos é a redução de gastos, desde o corte de funcionários até a paralisação e redução nos investimentos de publicidade e ações de marketing.

Nesta pauta, te apontarem o porquê, em períodos como os que estamos vivendo, a publicidade se torna ainda mais importante para qualquer negócio, sendo esta, a única alternativa para que a sua empresa não caia no esquecimento entre a concorrência e prevaleça no mercado, garantindo ainda, o chamado Top Of Mind de seus consumidores.

O que esperar da publicidade brasileira em meio ao COVID-19

Considerada a grande incentivadora do sucesso de empresas e marcas, a publicidade é a base para a elevação da visibilidade de qualquer segmento, estudada e apreciada por muitos, a comunicação ao ser vinculada com um estratégico marketing de planejamento, é capaz de colocar no topo qualquer empresa de forma efetiva – se aplicada estratégias assertivas.

Uma pesquisa realizada pelo Barômetro Global perante o COVID-19, aponta que a população aguarda que as empresas sejam úteis na nova rotina, e que informem os esforços realizados por tais instituições para percorrer esta verdadeira jornada conta crise e propagação do vírus no Brasil.

Esta pesquisa foi desenvolvida com 500 brasileiros, entre os dias 13 e 16 de março de 2020, sendo realizada em 30 mercado do mundo inteiro, com mais de 25 mil consumidores.

Dentre os temas que foram ressaltados, está em destaque as atitudes dos consumidores, assim como os impactos em seus comportamentos de compra, expectativas em relação as marcas e hábitos de mídia e viagens.

Tal estudo ainda, ressalta que 88% dos entrevistados concordam completamente que as marcas/empresas devam comunicar seus esforços para driblar a situação.

Em contrapartida, 80% salientam que as empresas não devem se aproveitar desta situação caótica para conquistar novos públicos.

Além disto, 25% dos brasileiros desejam que as marcas possam transpassar um belo exemplo de como se manter em meio as mudanças sociais e econômicas. Outros 21% dos respondentes, esperam que as marcas/empresas sejam realistas e auxiliem seus consumidores de forma justa.

Para 20% dos esperançosos, as empresas brasileiras devem enfrentar a crise econômica e derrota-la, por fim, 18% das pessoas, estimam que as marcas aproveitem de sua visibilidade e grandes possibilidades de se comunicarem com centenas de milhares de ouvintes, para explicar tudo que vem acontecendo, informando seus clientes com um conteúdo que agregue valor. 

Os investimentos não podem parar

Este título pode ecoar um tanto quanto redundante, afinal, como não parar de investir em meio a uma pandemia e eventual Crise Econômica Global? Muitas pessoas e empresas devem acreditar que a melhor forma de se sobressair em meio a tantos fatores negativos para a vida das pessoas e logística de uma empresa, é deixando de investir, mas esta não é a saída mais lógica.

Ficou comprovado que toda a sociedade mundial está utilizando de grandes veículos de comunicação para se manterem unidos (em decorrer do isolamento social declarado em boa parte do mundo, como método de evitar a propagação do vírus), o aumento do uso de veículos digitais subiu de forma acelerada, assim como as compras online de diferentes produtos/serviços.

As pessoas estão fazendo de tudo para se manterem esperançosas em meio a tais circunstâncias, em que todos nós estamos percorrendo, o caminho é de incertezas, mas a vontade de crescer deve estar sempre ativa, além disso, não é hora de cortar gastos em publicidade, afinal, ela poderá salvar o seu negócio, quando tudo isto – finalmente, passar!

Lembre-se: anunciar é preciso, não para proporcionar ego para uma empresa e reafirmar sua qualidade e visibilidade em meio a concorrência, mas para que tal empreendimento não caia no esquecimento de seus consumidores (algo que, infelizmente veremos acontecer com grande frequência para aqueles que não se preparem corretamente).

Além disto, um estudo realizado pela Kantar, aponta que as marcas que investem durante a crise crescem até cinco vezes mais que as outras.

O momento vai passar, mas sua empresa pode naufragar se não se preparar

Infelizmente, ninguém sabe ao certo quando tudo vai passar, a única certeza que temos é que nossa vida não será como antes, e não porque tudo apresentará desastres irreversíveis – não se pode pensar negativamente, até mesmo porque, existem milhares de profissionais qualificados para que nada seja impossível de ser revertido quando o COVID-19 passar, mas agora mais do que nunca, o olhar das pessoas mudaram, especialmente dos consumidores.

E sua empresa, como está se posicionando no mercado?

O consumidor está sempre se reinventando à medida que o mercado se altera, e com as grandes variações de divergentes segmentos, as pessoas estão refletindo de uma forma diferente perante compras e aquisição de bens.

E para continuar presente na lembrança do consumidor, sabe o que a sua empresa deve fazer? Continuar investindo em publicidade e meios de comunicação que aproximem o seu cliente ainda mais, reafirmando para este, que você, assim como seus colaboradores, está desenvolvendo o melhor para os consumidores, embasados por estratégias assertivas e precisas de negócios.

Hoje, mais do que nunca, não faltam exemplos que comprovam que se reinventar é possível e totalmente necessário, um grande exemplo são os artistas brasileiros, que para não deixarem de entreter seus milhares de seguidores, passaram a realizar LIVES no Youtube.

As pessoas estão em continuas mudanças, tanto em sua vida pessoal como na profissional, e isto é incrível, pois o momento é de grande atenção e sentimentos por todas as vítimas do vírus, todavia, a esperança deve se manter presente, entendendo que agora o momento é de união, visando um bem comum: que esta crise passe e que os negócios se adequem a realidade em que o mundo se encontra hoje, para que não paguem alto no quesito esquecimento empresarial!

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