Produção industrial cresce em média 2,5% após três anos de queda no Brasil

De acordo com o IBGE esse é o primeiro resultado anual positivo desde 2013

Um índice importante para a indústria é o de crescimento da produção. A expectativa do mercado é por números melhores, e depois do período abaixo do esperado, alguns segmentos foram responsáveis pelo número positivo.

No final de 2017, a produção industrial demonstrou aumento e surpreendeu diversos empresários do setor. Desde 2013, os números eram baixos, ano em que foi registrada alta de 2,1%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dezembro apresentou variação de 2,8% em relação a novembro.

Os setores que obtiveram melhores resultados foram de automotores, reboques e carrocerias, com crescimento de 17,2% em comparação a 2016. Além disso, outros segmentos se destacaram, como equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (19,6%), metalurgia (4,7%) e indústrias extrativas (4,6%).

De maneira geral, todas as grandes categorias apresentaram crescimento, entre elas: bem duráveis (13,3%), bens de capital (6%), bens intermediários (1,6%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,9%).

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, o desempenho positivo no segmento de veículos automotores foi fundamental para o crescimento da produção industrial. “Praticamente todos os setores tiveram crescimento, mas o setor automobilístico, principalmente a fabricação de veículos pequenos, foi o que mais influenciou. Grande parte disso se deve à melhora no nível de estoques e no aumento das exportações”, afirmou.

E ainda, segundo o mais recente boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, a projeção para a produção industrial de 2018 passou de avanço de 3,50% para alta de 3,51%. Há um mês, estava em 3,15%. Já para 2019, a estimativa de crescimento da produção industrial foi de 3,08% para 3,20%, ante 3,04% de quatro semanas atrás.

Com o crescimento das indústrias no mercado, a cada dia se torna fundamental obter reconhecimento para alavancar seus resultados. Uma das maneiras que muitas indústrias encontram para crescer é se posicionar na primeira página do Google, através da TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente.

A Blob Web trabalha com esta ferramenta e proporciona ainda mais destaque para empresas de diversos segmentos. Assim, a produção industrial em alta, juntamente com o investimento em tecnologia, é capaz de proporcionar novas possibilidades de sucesso para as indústrias no mercado.

10 Dicas para Vender Mais