Potencialize seu negócio com ferramentas livres

Os softwares que são liberados segundo uma licença, dão mais liberdade de uso ao usuário

Um software é considerado livre quando o código-fonte (conjunto de palavras ou símbolos escritos de uma forma organizada, contendo instruções que compõem uma linguagem de programação e estão arranjadas de uma forma lógica) está liberado segundo uma licença que dá mais liberdade de uso para quem utiliza a ferramenta.

A licença de código aberto mais comum é a GNU GPL (Licença de Uso Geral do Projeto GNU), que concede algumas liberdades ao usuário: executar o programa para qualquer propósito, estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades, redistribuir cópias e aperfeiçoar o programa. Veja as vantagens do código aberto para quem o usa:

Economia de recursos

Você faz a economia de recursos financeiros, pois não há necessidade de pagar pela licença de algum software livre. Como ele é livre, pode ser distribuído sem custo algum.

Compartilhamento do código-fonte

É possível reduzir custos e minimizar a duplicação de esforços. Com o software livre, o desenvolvimento de novas aplicações pode ser simplificado, pois não será necessário que as mesmas sejam reescritas do zero.

Aumento do número de desenvolvedores

O número de desenvolvedores que participam do processo de redação do código-fonte pode ser maior, agrupando pessoas que não necessariamente estão no projeto desde o início. Inúmeros projetos de software livre liderados por empresas, recebem colaborações de desenvolvedores de outros lugares.

Correção de falhas

“Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios”. Esta frase é enunciada pelo que conhecemos de a Lei de Linus, ou seja, como o código-fonte é aberto, a correção de falhas é mais rápida, pois existem vários desenvolvedores o investigando.

Melhoria na qualidade

Como o código-fonte é aberto, os desenvolvedores serão mais cautelosos ao redigi-lo, pois várias pessoas poderão examiná-lo. Sendo assim, sua produção será avaliada por outros profissionais e, possivelmente, isso terá reflexos em sua carreira profissional.

Maior segurança

O código-fonte terá menos chance de conter falhas de segurança, ou backdoors. O backdoor é um recurso usado por alguns desenvolvedores, de forma que eles possam ter acesso remoto ao sistema. Com o software de código aberto, um backdoor é rapidamente localizado e removido.

Maior diversidade

O software livre promove o estabelecimento de vários fornecedores, e a competição entre eles traz vantagens aos usuários, como melhorias na qualidade e redução nos preços de serviços agregados.

Ou seja, ferramentas livres podem potencializar seu negócio de várias formas: corta custos, adapta-se melhor às necessidades, reduz os problemas por falhas, acelera as correções, entre outras características.

Corresponda às necessidades do cliente e foque mais no seu negócio. Dê mais visibilidade a sua marca com a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web. Solução com resultados garantidos em contrato na primeira página do Google, já em 60 dias. Tudo de forma diferenciada, exclusiva e orgânica. Conheça as etapas de implantação da TPI e entre em contato com a Blob Web para saber mais!