O que é marketing de influência e como essa tendência alavancará suas vendas?

Fenômeno que vem ganhando cada vez mais força no mundo online

O marketing de influência (marketing influencer) é conhecido como a estratégia de promoção usada pelas marcas por meio de campanhas que aproveitem o carisma, a influência e a fama de uma pessoa para atingir um público, em específico com sua proposta comercial.

No marketing de influência as empresas escolhem um ‘porta-voz’ para levar os seus produtos, serviços e promoções ao público, pois o objetivo dessa estratégia, é justamente aproveitar as vantagens da capacidade de crédito com as pessoas e suas escolhas. De forma resumida, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Se você gosta e confia na opinião de alguém, você é influenciado por ela.

Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, muitas vezes passando dos milhões de seguidores, que tem um público fiel e a capacidade de direcioná-los para uma marca ou produto específico. Ou seja, a chegada da internet potencializou o crescimento do marketing de influência.

No começo, as organizações recorriam aos blogs, com posts e resenhas sobre os seus produtos e serviços, hoje, além dos blogs, o Youtuber e o Instagram também estão em alta, redes sociais, onde blogueiras de moda e figuras mais populares, são contratadas para trazer mais visibilidade e vendas para as empresas.

O influenciador pode ajudar a aumentar o número de visitantes de um site, multiplicar o número de seguidores, aumentar a quantidade de interações nas mídias sociais, promover o uso de produtos, serviços e a identidade da marca.

E para aproveitar todo o potencial desta estratégia, é importante seguir também algumas recomendações fundamentais:

  1. Vasculhe as redes sociais: de acordo com a magnitude e o alcance do negócio, você pode começar a localizar os usuários mais influentes da cidade, buscando nas diferentes redes sociais e aproveitando os filtros de pesquisa.
  2. Crie uma imagem para o influenciador: é essencial definir qual é a imagem que se quer transmitir, definindo aspectos, como personalidade (decida se você precisa de um informante, autoridade, ativista, entre outros), tópico (escolha um assunto que o influenciador abordará de vez em quando nas redes sociais e/ou blog da empresa) e tipos de alcance (é preciso fazer perguntas como: prefiro uma campanha de conteúdo visual ou escrita? Qual rede social é mais apropriada? Quero aumentar a popularidade nas mídias ou aumentar o tráfego da web?)
  3. Planeje sua estratégia: aproveite datas sazonais, novos produtos ou serviços e promoções, para o influenciador fazer transmissões ao vivo, vídeos, fotos, entre outros, e crie um calendário de publicações para orientá-lo na criação de conteúdos.

 Marketing de influência é algo atual e que dá certo, como a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web. Um conjunto de técnicas diferenciadas e eficientes, que garantem resultados orgânicos, já em 60 dias após a implantação, na primeira página do Google.

Sem tempo mínimo de permanência ou multa por cancelamento, valor fixo, sem investimento de implantação, máximo de segurança da informação, pois os dados do site não são colocados em risco e muito mais. Entre em contato com a Blob Web e surpreenda-se com tudo que a tecnologia tem a oferecer para o seu negócio, como o marketing de influência!

10 Dicas para Vender Mais