O que é internet das coisas e como ela é usada no mercado tecnológico?

Em 2018, o IDC estima que o conceito movimentará US$ 8 bi no Brasil
O termo ‘Internet das Coisas’ (IoT) surgiu em 1999 e foi mencionado pela primeira vez pelo pesquisador britânico, Kevin Ashton. Hoje, conforme estimativa da empresa IDC, o projeto na área movimentará U$ 8 bilhões no Brasil em 2018, um crescimento de mais de 14% na comparação com 2017.
O que é Internet das Coisas?
O conceito Internet das Coisas ou IoT, representa o momento em que dois mundos distintos, o dos humanos e o das máquinas se encontram. É quando o computador deixa de ser usado e passa a se comandar, quando máquinas e robôs interagem com o mundo ao seu redor e também possuem um canal próprio de comunicação pela internet.
Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte, sensores industriais, aparelhos médicos e até mesmo tênis, roupas e maçanetas, tudo conectado à internet e a outros dispositivos, que possuem tecnologia embarcada e sensores, capazes de coletar e transmitir dados. E isso é apenas o começo, a tendência é só aumentar.
Com a IoT, máquinas conectadas também “conversam” para executar funções cotidianas, construir soluções mais inteligentes, reagir rapidamente a mudanças do meio ambiente e a tomar decisões.
Drones, por exemplo, se comunicarão com outros drones para evitar colisões, transmitirão imagens para centrais de controle e segurança, e receberão instruções de onde fazer entregas. Luminárias urbanas serão ligadas ou ajustadas remotamente pela internet, medidores de poluição informarão as centrais sobre a emissão de gases poluentes, carros autônomos se comunicarão com outros veículos e receberão dados da pista e do trânsito, e leitores de energia informarão dados de consumo pela rede. Ou seja, a ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e digital se tornem um só.
E para que um dispositivo consiga ‘conversar’ com outros, é preciso respeitar três etapas: conectar os aparelhos na rede, torná-los inteligentes para coletar dados e transformá-los em autônomos para que possam fazer esse procedimento sozinhos.
Cenário geral
Por enquanto, 15% desses dispositivos estão conectados, no estágio inicial de adoção da IoT, mas a perspectiva é que até 2020 o mundo tenha 50 bilhões de dispositivos conectados, e é um número que impressiona diante da estimativa de que haverá no mesmo ano, 7,6 bilhões de pessoas no planeta.
Por isso, atualmente, é importante estar antenado e conectado, e se você é empresário, é preciso estar sempre atualizado, acompanhar as mudanças e investir sempre que possível em novas tecnologias, pois o mundo está mudando, e é fundamental mudar junto com ele.
O primeiro passo é ser conhecido e estar visível para conquistar novos clientes, por esse motivo, as pessoas precisam saber que você existe, e a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web foi criada com este objetivo: proporcionar visibilidade. A tecnologia exclusiva é uma técnica diferenciada e altamente eficaz, que posiciona para o seu site até oito posições na primeira página do Google, a maior vitrine online, em apenas 60 dias. Entre em contato e surpreenda-se com tudo o que a equipe da Blob Web pode oferecer para o seu negócio!