O que é Inbound Marketing?

Atrair, converter, fechar e encantar. As quatro fases do Inbound Marketing demonstram exatamente o que esse termo tão usado na atualidade representa: é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas usando e unificando todas as ações e plataformas existentes.

 

O Inbound Marketing lança mão de tecnologia e ações diversas com um mesmo objetivo: atrair o cliente. A ação se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Tem por base o marketing de relacionamento, que cria ações diferentes e personalizadas para clientes de acordo com seu potencial ou rentabilidade.

 

Mas em que se baseia o Inbound Marketing?

Quando falamos que o Inbound Marketing utiliza todas as formas existentes de ações e campanhas, não estamos exagerando.

O conceito de “atrair”, por exemplo, é baseado na utilização de SEO (Search Engine Opptimization, também conhecido como otimização de sites), ou seja, de palavras-chaves (keywords) que levem o consumidor diretamente ao nosso cliente ao fazer uma simples busca no Google.

O consumidor coloca uma palavra-chave na busca do Google (Bing, Yahoo, etc) e encontra milhares de resultados. Ao fazer o SEO bem feito, seu cliente estará entre os primeiros resultados.

Um blog atraente e uma ação contínua de social média também são importantes para atrair esse consumidor potencial e gerar tráfego para seu site.

Em seguida temos o “converter”. Essa fase baseia-se em transformar a pessoa que apenas está visitando sua página em um consumidor potencial. Uma das ações possíveis é o “call to action”, ou seja, botões que levam as pessoas a fazerem algo. Como baixar um e-book, aceitar uma promoção, agendar uma consultoria gratuita, etc. Ai aceitar essas sugestões, o consumidor potencial é encaminhado a uma landing page onde preenche os formulários.

Uma vez que o formulário é preenchido, essa pessoa está em seu banco de dados pronta para a próxima fase: “fechar”.

Se você tem o contato dessa pessoa, significa que ela aceitou receber informações suas. Afinal, ela preencheu por livre vontade o formulário, cadastrando seu e-mail. Então aproveite: envie e-mails marketing (com bom contepudo) e crie conteúdos de acordo com o que você sabe que essa pessoa busca! Reforce as mídias sociais e mãos á obra para “encantar”.

Sim, “encantar” é a última fase. Ela consiste em fazer esse cliente potencial te amar. Como? Monitoramento constante de social média, CRM, pesquisa de saftisfação, e-mails interessantes, ligações inteligente. Crie um ambiente que faça o cliente ver a sua empresa com bons olhos.

 

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