O que é CTA e como usá-lo para ampliar a estratégia da sua empresa?

Funções de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação

O Call to Action (CTA), que em tradução literal significa “chamada à uma ação”, é qualquer chamada, visual ou textual, que leva o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação. Sendo assim, é uma ferramenta primordial para promover estratégias de marketing e gerar leads.

Existem diversos tipos de CTAs, como um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page (página de conversão). Mas como saber qual é o próximo artigo que o leitor gostará de ler? Escolhendo o Call to Action certo.

 Saiba quem é a buyer persona. Considere o tipo de visitantes que a página recebe, como essas pessoas chegaram lá e o que elas procuram. Ao responder essas perguntas, você conseguirá identificar qual próximo passo lógico dos usuários e saberá o que eles desejam, através do CTA certo. É muito importante também considerar qual estágio do funil de vendas o conteúdo em questão aborda. Dessa forma, a chance desse visitante se tornar um lead, é bem maior.

Escolha o formato do Call to Action. Outro fator importante a se considerar é o formato, como por exemplo:

Botões – Tipo mais frequente nas páginas iniciais de um site e normalmente estão visíveis logo no início, sem que haja a necessidade de rolar a página para visualizá-los. E muito utilizado em formulários, campanhas de e-mail marketing e páginas de compra de e-commerce.

Banner – Modelo bastante utilizado em blogs, redes sociais e anúncios. Nesses casos, é necessário ter mais cuidado com o contexto, pois nem sempre recebe o apoio de um post de blog, por esta razão, é muito importante que o CTA em formato de banner seja autoexplicativo.

Links em texto – Muito importante para melhorar o ranqueamento do site nos principais buscadores online, por construir links internos. Além de sites e blogs, é possível utilizá-los em outros ambientes, como e-mails e e-books.

Texto – Um dos principais responsáveis por despertar o interesse das pessoas pelo que está sendo oferecido e, por esta razão, é preciso que seja atrativo e interessante. Por isso, é muito importante ir direto ao assunto para que o visitante não perca o foco.

Use cores que se destacam. Pode parecer bobo, mas a escolha das cores dos CTAs é muito importante. É preciso escolher uma cor que proporcione um destaque maior em relação às outras cores do site, pois pense que todos os elementos, incluindo textos, imagens e logotipos, estão “concorrendo” pela atenção do visitante.

E você pode utilizar o Call to Action em diversos lugares, sendo eles: home e páginas do site, redes sociais, anúncios, e e-mail marketing. O CTA é o propósito de tudo o que é produzido nas empresas, chamar à ação para que, eventualmente, ocorra a conversão.

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