O que é Big Data e por que toda estratégia de marketing precisa desse aliado

Pensando no repertório de informações que aumenta a todo instante e se torna indispensável para o cotidiano empresarial, o termo surgiu

Big Data (megadados em português), é utilizado para descrever o crescimento, disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas. Ou seja, tratar do maior número de informações no menor espaço de tempo. Mas o que realmente traz resultado é como você usa essa informação.

Quando essas informações são unidas, estruturadas e codificadas, precisam ter unidade para serem interpretadas. Neste momento entra o especialista no assunto, também conhecido como Business Intelligence, que é o processamento de coleta, organização, compartilhamento, análise e monitoramento das informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

Big Data também é o conceito que considera os 5 Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Volume: serve para lidar com um grande volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através do software. Velocidade: que serve para analisar os dados no instante em que são criados, sem ter que armazená-los em um banco de dados. Variedade: sons, mensagens, fotos e vídeos, dados não-estruturados que podem ser administrados juntamente com os dados tradicionais. Veracidade: com as análises e estatísticas de volumes de dados é possível compensar as informações incorretas. Valor: o último V é o que torna o conceito mais relevante, pois é sempre importante lembrar dos custos e benefícios e tentar agregar o valor ao que está fazendo.

Big Data traz diversos benefícios, como ter os dados necessários, com qualidade e uma fonte segura, infraestrutura para alto volume de processamento e confidencialidade dos dados. Ela prevê tendências e ajuda na tomada de decisões estratégicas, por exemplo: se determinadas publicações, mudanças climáticas ou compras são analisadas, pode-se determinar as ondas da doença. É a estatística em favor da prevenção, da produtividade e dos negócios. E o melhor de tudo é que não há uma área específica para aplicar a Big Data.

Big Data também estabelece e aproxima uma relação de parceria da empresa com seu cliente, pois uma vez que as informações são claras e bem tratadas, as empresas entenderão o que cada cliente precisa. E não é preciso adquirir todas as tecnologias ligadas ao Big Data para ter sucesso. É preciso saber quais dados são cruciais para aplicá-los na direção de relacionamentos reais e personalizados.

O ideal é que os funcionários também se envolvam, pesquisando e executando juntos, criando assim uma cultura Big Data. Vale ainda ressaltar que as empresas não devem deixar de buscar coisas novas, existe um mundo de possibilidades que podem agregar mais valor e visibilidade a sua empresa, como a TPI (Tecnologia de posicionamento Inteligente).

A TPI é uma tecnologia de alta performance que posiciona seu site na primeira página dos maiores buscadores, inclusive o Google, através da busca orgânica, em 60 dias. Por isso esqueça a velha fórmula em que as empresas dizem que para fazer a otimização do seu site precisam criar um novo. Com profissionais altamente qualificados, a Blob Web conquista para seus clientes até 8 posições na primeira página do Google. Não perca tempo e saiba mais!