Mídias digitais seguem impulsionando negócios em 2021

Indo além de entretenimento, as mídias digitais e sociais proporcionam um extra engajamento para empreendedores que saber usufruir das possibilidades do digital.

Os formatos de comunicação são tão amplos que muitas pessoas possuem certa dúvida sobre qual a mais potente e assertiva, mas a realidade é que todos são de grande relevância para a elevação de visibilidade de um negócio, basta entender qual a mais qualificada para cada situação empresarial.

As mídias tradicionais possuem um formato unilateral, ou seja, abordam apenas um lado, deixando a comunicação direcionada a somente um formato, um bom exemplo disto são outdoor e até mesmo catálogos informativos, só existe uma maneira de analisa-los.

Por outro lado, as mídias digitais são bilaterais, sendo disseminadas de todos os modos possíveis por um anunciante em questão; as mídias digitais são os muitos veículos de comunicação que se encontram no ambiente tecnológico e digital.

Existem muitas formas de realizar uma divulgação por meio das mídias digitais, e os empreendedores ao longo dos anos vem se desdobrando para entender como funcionam todas elas, e quais as melhores maneiras de se comunicar em todos estes canais.

As mídias digitais, além de mais práticas no compartilhamento da mensagem, são versáteis, e possuem três modelos base: mídia ganha, mídia paga e mídia própria, e exemplificando podemos as classificar da seguinte forma:

01. Mídia Ganha

Este modelo de mídia é idealizado por todos os profissionais que atuam com as estratégias voltadas ao digital, isto porque, ela não possui custos, simbolizando apenas a conversão de esforços realizados pelos profissionais, ou seja, a mídia ganha é como a publicidade e marketing boca a boca, se dissemina a partir de sua qualidade.

A mídia ganha acontece a partir de atitudes empresariais que visam reforçar quais são os diferenciais de um negócio, é como se um usuário se tornasse o próprio garoto(a) propaganda de uma marca – se baseando em sua satisfação, é claro.

Quando falamos em mídia ganha a credibilidade de um negócio é extremamente mais elevada, uma vez que não estamos falando de uma pessoa que foi paga para elogiar um produto/serviço, tão pouco, um anúncio pago, a mídia ganha é a visão de um já consumidor, são as suas experiências.

Parece até um sonho né?

02. Mídia Paga

A mídia paga é propriamente o investimento que uma empresa realiza para que entre em evidência a um determinado perfil de consumidor, é bem comum no mercado publicitário, sendo as populares propagandas!

Toda mídia paga de fato proporciona um retorno para os anunciantes, todavia é necessário o investimento, a fim de que o retorno seja a venda ou então, que os clientes potenciais notem verdadeiramente a existência de sua marca.

Os mais conhecidos modelos de mídias pagas são anúncios no Google ou então no Facebook Ads, além de postagens patrocinadas e todo tipo de anúncio que se possa pensar no digital.

Uma das maiores vantagens de uma mídia paga é a mensuração do alcance de pessoas, neste caso, cada investimento realizado na divulgação simbolizada qual é o número de pessoas que serão potencialmente atingidas.

Para quem gosta de exatidão, a mídia paga é excelente!

03. Mídia Própria

A mídia própria está lado a lado das estratégias de marketing digital, isto porque, a prática diz respeito a todo tipo de mídia que a empresa consegue administrar, com isto, nós estamos falando desde o seu site, as suas redes sociais, até mesmo ao blog da sua empresa, é tudo aquilo que os profissionais de comunicação podem alterar à medida que necessário para engajar novos perfis de clientes. 

O diferencial deste estilo de mídia é a humanização aplicada na organização, uma vez que todas as formas de comunicação entre empresa e consumidor podem ser elaboradas com personalização, caminhando deste o comentário chamando o cliente pelo nome, até mesmo ao e-mail que você tira 5 minutinhos a mais para que o cliente se sinta exclusivo e essencial para o seu negócio.

Na mídia própria o destaque está em todas as portas que podem ser criadas a partir das estratégias e do planejamento desenvolvido pela empresa, sem que uma grande força tarefa precise entrar em ação, é no cotidiano que este modelo de mídia pode fazer a diferença.

Ideal para quem gosta de abordar o cliente de forma única!

Como identificar qual a melhor mídia para o seu negócio?

A partir dos três estilos de mídias digitais as pessoas tendem a pensar “qual é a melhor para investir”, mas a realidade é que todas apresentam um nível positivo a um negócio, basta que o empreendedor entenda qual o mais assertivo a cada fase de uma empresa.

Um exemplo disto são as empresas que estão começando um negócio, é muito importante que a mesma, primeiro elabore o seu perfil em meio as marcas, para que depois, invista em mídias pagas, e por fim, venha colher os louros das mídias ganhas, tudo é uma sequência de etapas que precisam ser devidamente pensadas e planejadas, para que a engrenagem da visibilidade nunca deixe de crescer.

As mídias digitais ganham força em diferentes períodos do empreendedorismo, um exemplo disto é o ano de 2020, período em que a humanização foi tão bem abordada pelas marcas, sendo o verdadeiro símbolo de um negócio.

Este crescimento pela busca da humanização surgiu após um forte período em que o automático estava em alta, como uma maneira de ganhar tempo, todavia, para obter tempo de qualidade em um negócio, não se trata da agilidade em que as coisas acontecem, mas de como as situações acontecem.

Qual a conexão das redes sociais com as estratégias de negócios

Somente nos últimos anos, a internet se tornou uma grande potencia para todas as pessoas que desejam se comunicar de forma prática e eficaz.

Uma pesquisa realizada do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação – Cetic.br, vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontou que em 2019, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, sendo o equivalente a 134 milhões de pessoas.

A partir destes números, ficou constatado pela pesquisa TIC Domicílios 2019, 74% dos brasileiros acessaram a versatilidade da internet ao mês 1x nos últimos três meses, reforçando como os números expandiram.

Os profissionais que analisam estes números e atuam com as mídias on-line tem um mix de sentimentos, começando pelo desafio de capitar parte deste público por meio de um funil de vendas.

A internet e o digital se tornaram fonte de entretenimento para as pessoas, mas com o passar dos anos – e também dos avanços, a internet veio para elevar as possibilidades dos empreendedores, deixando só de ser uma forma de distração, mas sim, de ganhar dinheiro ($).

Nossos serviços proporcionam uma junção das três mídias

Os serviços da TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente são capazes de unir todas as mídias que até aqui foram apresentadas, isso porque, ao realizar o seu posicionamento orgânico no Google com a nossa ferramenta, você fica por dentro das mídias pagas, ou seja, com um investimento, após obter um aumento em sua visibilidade, o seu negócio se classifica também como uma mídia própria – afinal, você já se tornará uma extra autoridade no assunto (é que estar entre os resultados da primeira página cria essa sensação), e no final das contas, a mídia ganha, lembra dessa? É aquela que seus clientes fazem por você!

É possível fazer ao inverso, começar com a mídia própria, investir na mídia paga, visando atingir as mídias ganhas – as possibilidades são inúmeras, desde que o empreendedor saiba que todas são cruciais para o crescimento empresarial.

O time da Blob é especialista no Google, reunimos profissionais qualificados e aptos a elaborar somente o melhor aos clientes, o seu voto de confiança sobre as nossas ferramentas pode fazer com que seu negócio decole ainda mais.

Estar no Google é ter a certeza de visibilidade, uma vez que este modelo de mídia soma bilhões de acessos diários, aumentando as suas oportunidades – desde que você esteja com um bom posicionamento e alinhado com alguns critérios que o buscador leva em consideração no ranqueamento de um site, como organização de informações, layout e informações que gerem valor ao internauta.

Desta forma, fica nítido como tudo é uma junção de metodologias, caminhando desde os profissionais que você tem no seu time de trabalho, até mesmo quais as decisões e investimentos que você se propõe a desenvolver pensando em seu futuro de negócios.

10 Dicas para Vender Mais