Micro e pequenas empresas apostam em relacionamento digital

No meio digital é possível atrair mais facilmente o público-alvo

Investir no comércio digital é uma forte opção para empresas e empreendedores. É neste campo que as vendas no Brasil seguem em ritmo acelerado e não param, mesmo com a crise. Entrar neste mercado é obter conhecimento para chegar antes dos concorrentes e se destacar.

Representando cerca de 90% das companhias nacionais, as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB). E cada vez mais estas empresas investem no relacionamento digital para conquistar e engajar seu público-alvo, além de ficar à frente da concorrência.

O relacionamento com os clientes é fundamental em todos os negócios, seja de qualquer porte. É essencial manter uma aproximação com os consumidores para conquistar sua confiança. Pequenas empresas que entendem a importância de se relacionar com seu público conseguem ampliar seus negócios.

Uma das ferramentas mais poderosas para o relacionamento digital, é o e-mail marketing, um canal de comunicação entre o usuário e uma empresa, que tem custos mais baixos que a mídia tradicional, conquista e fideliza clientes, potencializa a relação com os possíveis consumidores, deixando a empresa mais próxima das pessoas, é um dos meios mais rápidos para atingir o público, e tem também a vantagem de possibilitar o gerenciamento de contatos.

Segundo dados de 2017 da Rock Content, aproximadamente 80% das organizações brasileiras utilizam algum tipo de solução para envio de e-mail marketing. E no ano de 2016, de acordo com a Return Path, a taxa de conversão das campanhas de e-mail marketing das PMEs foi de 8%. O uso da ferramenta visa atingir uma base de clientes opt-in (ou seja, aqueles que solicitaram receber essas mensagens), enviando comunicações como marketing (aniversário da loja, ofertas), relacionamento (aniversário do consumidor, cliente fidelidade) ou transacionais (pagamento aprovado, pedido enviado, entre outros).

O avanço da tecnologia mostra que a maioria das pessoas já não faz distinção entre lojas físicas e virtuais e pesquisam na internet informações de produtos e serviços antes de realizar a compra, analisam preços e conferem avaliações de outros consumidores presentes na rede. Por isso, empresas que investem em atrair clientes através de um melhor relacionamento e conquistam a confiança de seu público, acabam se destacando.