Marketing de conteúdo: seu grande aliado

Se manter ativo no atual cenário é uma tarefa que poucos conseguem realizar, ainda mais quando se cortam o investimento em marketing de conteúdo.

Visto como essencial para as empresas, o marketing é a base para que qualquer negócio decole com maestria no espaço ao qual a empresa pertence.

Entretanto, em períodos de crises, muitos profissionais e empresas acreditam que o primeiro item da lista a ser “cortado” é o marketing de conteúdo.

Mas alguém aí consegue me dizer um motivo plausível para se cortar o investimento em marketing de conteúdo?

Antes de tudo é de extrema importância que as pessoas compreendam que o marketing é o “melhor amigo” daqueles que desejam se sobressair durante a crise, sendo lembrado por seus consumidores, conquistando o famoso Top OF Mind.

É fundamental compreender que o marketing de conteúdo, assim como qualquer ação estratégica que vá gerar retorno de alguma forma para o seu negócio, não é um gasto, mas sim um investimento.

Para que fique ainda mais claro em sua mente, entenda que gasto é tudo aquilo que você executa por impulso, sem quaisquer motivos racionais que te levem a gastar.

Por outro lado, o investimento, é realizado de forma totalmente racional no mundo dos negócios, entendendo que não existe uma poção mágica que faz um negócio atingir um sucesso considerável em pouco tempo, o que existe, são pessoas com ideias visionárias, buscando investimentos que lá na frente, serão fundamentais para a evolução da empresa – e é disto que o país precisa para driblar qualquer divergência empresarial.

É quase impossível não associar a uma crise econômica no período em que estamos vivendo, tudo porque, já percorremos para mais de um mês na chamada quarentena, inclusive, nós desenvolvemos conteúdos exclusivos para que você venha se adequar ainda mais durante este período, com informações sobre:

A quarentena assim como o COVID-19 impactou diretamente todos os setores do mercado, desde indústrias até restaurantes, hotéis e lojas de vestuários e acessórios, mas há sempre uma forma de se sobressair seja qual for a situação, basta olhar o seu negócio de forma visionária e se adaptar ao atual cenário.

Os índices satisfatórios e para muitos segmentos, esperançosos, passaram a obter novos valores, que em suma, exigem estratégias ainda mais bem pensadas e investimento em marketing de conteúdo.

O marketing trata-se de uma oportunidade empresarial

Sabe quando você observa as gigantes do mercado e imagina quando será a sua vez de ser admirada? O primeiro fator que gostaria de frisar aqui é, o seu negócio já é admirado, por você e seus colaboradores.

Entendendo que a remuneração é o principal motivo para que pessoas decidam trabalhar em muitas áreas, é necessário paixão pelo que se faz para continuar lutando e persistindo em um negócio/cargo/empresa e profissão como um todo, e isto, existe de sobra no ambiente interno de sua empresa – basta você olhar ao redor e ver como seus colaboradores atuam.

O segundo ponto que vamos ressaltar aqui agora é sobre o seu concorrente – QUE RUFEM OS TAMBORES – você sabe o que o seu principal adversário realiza para se manter apenas com alguns resquícios de crise? Ele investe em um bom marketing de conteúdo.

A grama do vizinho não é mais verde que a sua, o sol não está brilhando somente para a esquerda e esquecendo de esquentar o seu terreno empresarial, os clientes não te odeiam, tão pouco, o mercado não possui lugar para todos – seu pensamento está errado, e vou te mostrar os motivos.

Um ponto que gostaríamos de desmistificar é o de que o mercado não é para todos,afinal, o mercado comporta centenas de milhares de setores, com os mais diversificados tipos de negócios possíveis, logo, como não haverá espaço para você?

Sabe o que falta? estratégias de comunicação assertivas. E para conquistar isto, o primeiro passo é o investimento em um bom marketing e amplo estudo de mercado.

Estratégias de marketing de conteúdo

Aqui em nosso blog estamos sempre reforçando a importância de um bom marketing de conteúdo, especialmente nos meios de comunicação digitais, como o Google.

Uma pesquisa realizada pela Edelman e apresentada na Folha de São Paulo, aponta que, 53% dos brasileiros desejam consumir conteúdo empresarial por meios consolidados.

De forma mais aprofundada, os brasileiros preferem que as empresas transmitam suas ações em meio a pandemia do COVID-19 em jornais, rádio e televisão.

Em contrapartida, o restante dos entrevistados, somaram os seguintes índices:

  • Facebook com 49%
  • Instagram com 46%
  • Site da empresa e/ou e-mail com 40%

Este relatório ouviu cerca de 12 mil pessoas de 12 países, dos dias 20 a 23 de março de 2020, buscando avaliar a confiança das pessoas a respeito das marcas, principalmente em momento crítico, como este que estamos passando.

Certamente que grandes e tradicionais veículos de comunicação estariam entre os primeiros na colocação de confiabilidade ao público, seguido por redes sociais, porém, qual é o próximo item desta lista?

Isto mesmo, 40% dos brasileiros confiam nas informações que encontram no site da marca e até mesmo no e-mail que recebe da empresa, e sabe como eles encontram o seu site? Através de uma busca orgânica do Google.

Neste momento você deve estar se questionando, qual a conexão entre pandemia, marketing, conteúdo, site, empresa/marca e novos clientes, certo?

Veja bem, se analisarmos os itens listados acima é nítido a sinergia que cada qual apresenta, é como uma linha do tempo empresarial para aqueles que possuem um olhar crítico de mercado.

Isto porque, a pandemia faz com que as pessoas busquem por novas informações, logo, o marketing entra em ação para despertar o interesse na mente das pessoas, e sabe como isto é realizado? Com um bom conteúdo, e este conteúdo precisa estar em evidência no site da empresa, reforçando sua marca e desta forma, aumentando a visibilidade e prospectando novos clientes, certo? Tudo é uma questão de ligar os pontos e se surpreender com o que os números têm a te dizer.

Sabe o que tudo isto nos dizem? Que agora é o momento de se comunicar de forma ainda mais personalizada com seu público, ele quer (e precisa) te ouvir.

Como a Blob te ajuda em um marketing de conteúdo

Assim como você, nós da Blob também precisamos nos adequar ao atual cenário brasileiro em decorrer da propagação do novo coronavírus.

Todavia, ao invés de deixar de informar nossos clientes e leitores, como você, optamos em reforçar ainda mais novas estratégias, que visem bem mais do que apresentar a qualidade de nossa ferramenta, afinal, você já sabe que a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, te coloca na primeira página do Google em 6 semanas, e os resultados são colhidos a partir de 8 semanas de implantação da ferramenta.

O foco da vez é te ajudar a compreender os pontos que podem e precisam ser melhorados em seu negócio, para que quando tudo isto passar, você esteja na frente de seus concorrentes, pronto para o mercado, e o melhor, visível para seus clientes.

Conquiste a primeira página