Marketing 4.0: o que é, porque é importante e como aplicar na sua empresa

livro de Philip Kotler revoluciona o relacionamento das marcas com o mercado através deste conceito

O Marketing 4.0 tem como finalidade, através de combinações e integrações dos meios de comunicação off-line do marketing tradicional e online do marketing digital, gerar confiança e trazer fidelidade ao cliente. É preciso compreender esse novo ambiente bem como as mudanças que ele traz para as relações de consumo.

Por isso, agora você vai compreender melhor o que significa esse conceito e como a sua empresa pode aplicá-lo para também saber se comunicar com o consumidor.

O que é Marketing 4.0?

O conceito foi desenvolvido no livro “Marketing 4.0: do tradicional ao Digital”, escrito por Philip Kotler. O Marketing 4.0 é o estágio mais recente do marketing, em um cenário em que a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro. Um exemplo disso são os consumidores, eles podem consumir os conteúdos que quiserem, saber a opinião de outros consumidores, pesquisar informações sobre produtos e marcas, e comprar de qualquer lugar do mundo.

Todas essas opções, porém, levam a uma contradição: apesar do seu poder de escolha, a quantidade de estímulos dificulta as tomadas de decisão. Os produtos e/ou serviços precisam ser relevantes para conquistar o consumidor ao longo de toda sua jornada de compra. Por isso, é inevitável compreender o mundo digital.

Principais mudanças

Do exclusivo ao inclusivo: se antes o diferencial era a exclusividade, hoje o produto é valorizado pela sua capacidade de crescer no mercado de consumo.

Do vertical ao horizontal: as hierarquias se perderam, o fluxo de influência e inovação, tornou-se nivelado. Empresas e consumidores estão lado a lado.

Do individual ao social: o consumo não é mais individual, agora, a divisão de experiências pela internet tornou-se crucial nos comportamentos de compra. O “reconhecimento social” é um aspecto muito importante na decisão do consumidor.

Por que o Marketing 4.0 é essencial para sua empresa?

Muitas empresas ainda continuam com práticas do passado, isso mostra que a relação entre empresas e clientes está em divergência. Por isso, o alerta é para as empresas acordarem para as mudanças motivadas pela internet. É preciso mostrar o seu valor para o consumidor. Para isso, você deve compreendê-lo, falar sua língua e conectar-se com seus valores.

Humanize sua marca, utilize o marketing de conteúdo, preveja tendências com o Big Data e posicione seu site na primeira página da maior vitrine do mundo, o Google, com a TPI da Blob Web.

A TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente), é um conjunto de técnicas inovadoras e altamente qualificadas, que trazem resultados positivos para os sites dos seus clientes em até 60 dias, através da busca orgânica. Esqueça a velha a fórmula e dê mais visibilidade à sua marca. Assim você conseguirá se comunicar com seu cliente e ser uma marca relevante atualmente.

 

10 Dicas para Vender Mais