Link patrocinado x SEO

Qual técnica de colocação na primeira página do Google é melhor?

 

Há duas formas de colocar sua empresa na primeira página do Google e de outros sites de busca, como Yahoo e Bing: o link patrocinado e a busca orgânica (ou natural). Mas qual a diferença entre eles e qual vale mais a pena?

Antes de descrever os dois tipos de ação publicitária, vale ressaltar que cada vez mais o leitor ou internauta se pauta por conteúdo. Daí, o advento dos influenciadores: youtubers, figuras públicas do facebook, blogueiros, pessoas que dão opinião sobre algo e ganham seguidores por isso.

Se as pessoas buscam conteúdo, dificilmente elas serão influenciadas ou capturadas por anúncios simples. Nesse aspecto e com base nas estratégias mais modernas de marketing digital, vale dizer que a busca orgânica tem sido mais impactante atualmente.

 

Link patrocinado

O link patrocinado, chamado de Google Adwords, tem, por base, o pagamento direto para a divulgação. A empresa compra, literalmente, o espaço nas primeiras linhas da ferramenta de busca. Então quando o usuário busca uma palavra-chave relacionada ao produto vendido nesse anúncio, o link patrocinado é oferecido no início da página.

Todos que lá aparecem estão pagando ao Google para serem exibidos nos resultados. Ao ser clicado, o anúncio direcionará o internauta ao site da empresa anunciante.

O link patrocinado é baseado em custo por clique, o famoso CPC. A empresa controla quanto quer gastar e será cobrado por cada clique que tiver no anúncio.

Esse valor baseia-se no mercado daquela palavra-chave anunciada e na concorrência. Por isso pode ser mais barato para alguns e mais caro para outros.

A questão é que não basta ter o dinheiro para investir e criar a campanha. É necessário conhecer a ferramenta, suas técnicas, traçar estratégias e executar ajustes constantes na campanha e em seu próprio site, com base no que tem impactado mais e melhor seu público.

Ou seja, é preciso avaliar o retorno de cada palavra-chave e a aceitação do público ao seu link patrocinado. E, para isso, vale a pena investir em uma empresa especializada, que analisará os resultados com mais propriedade.

Essa forma de anúncio gera resultado a curto prazo.


Busca orgânica ou natural: SEO

As técnicas adotadas para que um site alcance as melhores posições na busca orgânica dos buscadores como o Google é chamado de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de site.

Quem quer atingir o público por meio da busca orgânica tem que ter uma coisa em mente: seu conteúdo tem que ser relevante em relação à palavra-chave.

Antes de pensar em otimização de alta performance, é preciso ter as ferramentas mínimas de SEO. Ou seja, um site com uma programação responsiva. Que seja encontrado pelas ferramentas de busca.

A maioria dos sites comprados a valores irrisórios ou adquiridos sem custo algum (os gratuitos com layouts pré-prontos) não tem essa função, já que são feitos de forma genérica. Portanto, vale a pena investir em reestruturar seu HTML para ter resultado de SEO.

Depois disso, é preciso estruturar todas as palavras-chaves que podem ser citadas. Com uma gama coerente de palavras-chave, suas chances de localização são muito maiores.

O resultado da otimização de site é consequência de bons trabalhos na estruturação, arquitetura de informação, usabilidade, técnicas de programação do site, redação de conteúdo e link building (links externos de outros sites para seu site).

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