Jornada do seu lead no funil de vendas

A venda vai muito além de somente a aquisição de um produto/serviço, existe todo um caminho que o seu lead faz até que se torne efetivamente seu cliente

O funil de vendas é uma forma prática e totalmente eficaz de entender quais são as etapas que um lead desenvolve até que esteja frente a frente com um produto ou serviço, sendo ainda, uma ótima técnica para elaborar uma comunicação eficaz, que siga nutrindo o lead até que este, tome plena consciência do que você vende e o que a sua empresa representa no mercado.

As etapas do funil de vendas são customizadas, ou seja, você não precisa seguir o que seu concorrente ou uma empresa de nicho diferente do seu esteja criando, basta analisar os pontos cruciais que seu lead precisa ir entendendo sobre o seu negócio, para que no final, você se aproxime com a cereja do bolo.

Esta estratégia é muito relevante no Inbound Marketing, justamente porque você é capaz de apresentar informações ao lead de diferentes formatos, seja com um e-mail marketing, uma postagem nas redes sociais ou até mesmo criando temas no blog da empresa.

Quando uma pessoa decide adquirir um produto/serviço, a mesma tende a passar por algumas etapas – ainda que sem perceber, como a seleção da marca, qual a recomendação no item na internet, a experiência de outros clientes, tudo isto faz parte de um funil de vendas, a prática é verdadeiramente o caminho até que uma pessoa conclua um negócio.

Etapas do funil de vendas

Como já apresentamos, o funil de vendas é o caminho que o lead passa até que de fato esteja engajado ao seu negócio e adquira um produto/serviço. Para isto, existem algumas etapas essenciais, sendo classificadas como topo de funil, meio de funil e fundo de funil:

1. Topo de Funil (geração e qualificação de leads)

O topo de funil é o início da nossa jornada em busca dos negócios. Nesta etapa, é interessante apresentar conteúdo de qualidade ao seu lead, deixando o aspecto humanizado e inovador em evidência.

A primeira impressão tende a ser a que fica, por isto, se certifique de que todos os seus veículos de comunicação estão alinhados com o seu objetivo empresarial, a fim de transmitir a sua especialidade no assunto.

O topo de funil também é conhecido como a etapa em que o lead entende que você existe e passa a ter uma breve noção sobre a sua atuação no mercado, uma vez que, até este momento o mesmo não sabia identificar o seu problema, até que conheceu a sua solução.

No topo do funil, apresente conteúdo que gere valor ao lead, assim, o interesse em se cadastrar em newsletter é maior, e você tem acesso aos dados para então entrar em contato novamente, agora de uma forma personalizada, o chamando pelo nome.

2. Meio de Funil (avaliação dos problemas e suas soluções)

Quando o lead entende que existe um problema – que antes de conhecer o seu negócio, ele não tinha consciência disto –, ele passa a notar a sua credibilidade, e com isto, caminha até o meio de funil, sendo o período de avaliação de todos os problemas.

O momento é de interação com o lead, afinal, ele já entende que você é a solução para seus empecilhos, todavia, é bem como que surjam dúvidas se é a hora para adquirir um produto/serviço, portanto, apresente todos os benefícios ao mesmo, e até mesmo, aponte se é o período ideal para o investimento.

Depois disto, o amadurecimento do lead é elevado, e ele passa a analisar de tudo o que você apresentou faz sentido para sanar tais questões.

3. Fundo de Funil (conversão em vendas)

Depois de entender o que seu negócio representa no mercado e quais soluções somam com as estratégias já aplicadas, o lead entra no fundo de funil – período mais aguardado em uma estratégia de funil de vendas.

A negociação pode ocorrer de diferentes formas, mas lembre-se de que é válido entrar em sincronia com relação a valores, valorizando o seu trabalho, produto e serviço – de forma estratégia, evitando situações que gerem regressão em todas as etapas já desenvolvidas.

Depois disto, entenda ainda mais sobre o que o seu lead precisa, o negócio nunca pode terminar na venda, ela é somente o início de uma parceria que ao ser bem elaborada, pode durar por muito tempo.

Quais as vantagens de elaborar um funil de vendas

O funil de vendas é uma maneira diferenciada de elaborar e organizar todas as suas estratégias para a conversão de leads, hoje em dia, vender nem sempre é o bastante, mas é fundamental que os profissionais entendam que o planejamento na hora da venda é essencial.

Quando a informação sobre o seu negócio e seus diferenciais caminham desde o início junto ao seu lead, ao chegar no meio de funil, o mesmo estará preparado para receber propostas de negócio e entender que o custo/benefício faz jus a credibilidade do seu negócio. Além disso, o funil de vendas possui vantagens como:

  • Otimização no trabalho – pois todos saber o que fazer e quando fazer
  • Mensuração – se baseando nos resultados de cada estratégia
  • Oportunidade – entendendo onde o lead está e como lidar com ele

Continue nutrindo o seu lead após a venda

Agora que você entendeu como o funil de vendas pode somar no seu negócio, é de grande importância reforçar como após a venda e/ou fechamento do contrato, você ainda precisa nutrir este lead, com informações sobre o cenário de trabalho, sobre os avanços dos seus serviços, e todas as informações que façam com que este, tenha a certeza de que tomou a decisão correta ao escolher o seu negócio para fazer parte de suas técnicas de trabalho.

Para atribuir novas informações, você pode inovar com diferentes métodos, como um press kit em caso de novos produtos, e-book sobre um tema específico que os seus clientes tendem a se interessar e tantas outras possibilidades.

Na Blob, nós aplicamos o funil de vendas e temos um satisfatório resultado com relação a otimização e mensuração de dados, além disto, realizamos o chamado pós-venda, sendo um período estimado após a implantação de nossa ferramenta TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, para conferir junto ao cliente se os resultados atingiram o estimado em contrato.

Desta forma, você segue nutrindo o seu cliente, levando qualidade e ao mesmo tempo, o compromisso em garantir novas oportunidades de crescimento para o seu cliente.

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