Guia para manter as metas durante a pandemia de COVID-19

A gente sabe que a dinâmica de cada empresa durante os últimos acontecimentos no mundo todo tem mudado diariamente. Muitas empresas passaram a adotar o home office como forma de prevenção, mas a prática ainda é pouco usada e ainda cheia de tabus.

Nós da Blob implantamos, desde 2019 o sistema de trabalho remoto com nosso time, utilizando ferramentas simples, muitas vezes gratuitas, e que trazem resultados positivos de trabalho, seja para fazer uma reunião com nossos clientes ou para entregar e distribuir os trabalhos internos.

Pensando em te ajudar a passar por isso é que separamos algumas dicas práticas para te ajudar nessa transição do trabalho presencial para o remoto.

A gente sabe que uma empresa de aluguel de máquinas de café, por exemplo, depende de manter informações atualizadas e tarefas organizadas entre os times, para não perder as informações e evitar ligações entre os colaboradores ao longo do dia.

Para isso, nós indicamos o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de processos que te permite criar quadros, tarefas e listas de atividades a ser executada por cada equipe.

É possível incluir membros (pessoas), dar data para execução do projeto e acompanhar a evolução de cada tarefa. Comentários e anexos podem ser incluídos e as ações de inclusão, e até exclusão de tópicos fica registrado em cada card.

Na versão gratuita, é possível criar 10 quadros e incluir membros de forma ilimitada. É fácil, intuitivo, e você pode restringir e dar acesso ao time de acordo com o cargo, ou nível de envolvimento com o processo.

E as reuniões?

Bom, você já deve ter feito alguma reunião com o nosso time de forma virtual, certo? Conseguimos resolver desde apresentar nossos serviços e te vender a TPI, até realizar alinhamento de trabalho.

É através das reuniões virtuais que conseguimos vender para empresas de qualquer lugar do mundo. E a parte boa, é que seu time comercial fica mais ágil, consegue atender mais clientes em um dia, sem sair de casa, e com tempo para executar outras tarefas.

Isto, além de otimizar o tempo de trabalho, também é uma excelente forma de reduzir custos, seja de transporte e até mesmo de detalhes utilizados para impressionar na reunião.

Reuniões online permitem que sua equipe comercial se dedique a entender melhor o mercado que se comunicará e com isto, a conversão em vendas será superior a estimada – ou seja, vender sem sair de casa!

Por aqui usamos o Whereby, uma ferramenta também gratuita que possibilita compartilhar a tela com até 4 usuários. Na versão paga é possível realizar conferências, gravar as conversas e enviar para os interessados.

Como conversar com o meu cliente?

A gente sabe que a conversa com o cliente – e negociações -, que antes aconteciam de forma presencial, não devem ser interrompidas, e aqui, a dica está na palma da sua mão: o WhatsApp.

Alguns de nossos clientes até preferem a comunicação por meio da plataforma, e por isso sabemos que é possível manter a comunicação de forma tranquila e rápida, sem prejudicar suas negociações.

O e-mail também se torna outra ferramenta valiosa de contato direto, para assuntos mais extensos, para compartilhar dados, relatórios e orçamentos e é através dele que você pode manter o ritmo de trabalho do seu time organizado.

Criar tarefas diárias para seu time, dar prazos e realizar conferências constantes são importantes para que o time sinta proximidade e saiba da importância do trabalho remoto. Uma conversa franca para alinhar as expectativas de cada parte também é importantíssimo para garantir sucesso na nova jornada.

Essas são medidas simples, que podem ser usadas imediatamente, sem interferir no orçamento, e garantindo a produtividade do seu time.

É momento de cautela, a gente sabe, mas é possível manter nossas empresas em ordem, e sem prejuízos a curto e médio prazo.

Nós, da Blob, estamos à disposição para que possamos te auxiliar durante esse período de transição e novas formas de trabalho. Colocamos nossa expertise em gestão comercial e estratégica à disposição para dúvidas e ideias.