Google começou a marcar sites HTTP como ‘não seguros’

Em futuras versões, páginas sem criptografia serão abatidas pelo navegador

Desde o começo do ano, o Google começou a marcar páginas HTTP como “não seguras”, mas foi a partir do Chrome 68, lançado na quarta-feira (24), que a forma como o usuário passou a visualizar se o site é de fato seguro ou não, mudou. O alerta na barra que antes aparecia com um ícone de informação, agora passará a apresentar a mensagem “não seguro”, e mostrará o alerta cada vez que o usuário digitar qualquer informação na página.

 

Antes, o HTTP era considerado importante apenas para sites que lidavam com dados sensíveis, mas o Google passou a estimular a criptografia, pois intrusos, tanto malignos, quanto benignos, exploravam os recursos não protegidos que existiam entre o site e os usuários. Por isso, o Chrome 68 agora mostra um aviso “não seguro” ao lado da barra de endereços de sites HTTP, independentemente de qualquer ação do usuário.

 

Já o cadeado verde, o rótulo de “seguro” e o “https” no canto superior esquerdo do navegador indicam que a conexão é segura e criptografada, ou seja, significa que você está fazendo uma conexão segura entre o servidor e um navegador web, sem intercepção de terceiros. Esse novo processo impede dois ataques:

 

  1. A leitura da página por um espião que possa estar interceptando a conexão.
  2. Adulterações: como os dados estão embaralhados, uma alteração criaria uma página corrompida.

 

A preocupação com a navegação criptografada é tão grande que o Google ainda oferece outros incentivos. Páginas criptografadas têm tido preferência em resultados de buscas, por exemplo. De acordo com o próprio Google, 68% do tráfego dos sites visitados por usuários do Chrome no Windows e no Android já são criptografados, e dos 100 maiores sites da web, 81 já utilizam conexões seguras e criptografadas para todas as suas páginas.

 

Outra tecnologia que também oferece resultados na primeira página de buscas das maiores plataformas digitais, como o Google, é a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web. Um conjunto de técnicas exclusivas que otimiza o site da sua empresa e dá visibilidade a sua marca em apenas 60 dias após a implantação.

 

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