Facebook e Microsoft instalam Marea

Telxius administrará o cabo de rede submarino

A Microsoft, Telxius e Facebook instalaram um cabo de rede submarino, nomeado como Marea, a mais de 5 mil metros de profundidade sob as ondas quebradas do Oceano Atlântico.

O cabo fornecerá cerca de 160 terabits de dados por segundo, equivalente a transmissão de 71 milhões de vídeos HD, sendo 16 milhões de vezes mais rápido do que uma conexão doméstica, sendo capaz de enviar oito vezes a coleção completa da Biblioteca dos Congressos dos Estados Unidos, em apenas um segundo.

A instalação começou em agosto de 2016 e terminou no dia 21 de setembro deste ano, e sua operação começará no início de 2018, segundo a Microsoft. O cabo está ligando Virginia Beach, nos Estados Unidos até Bilbao, no Norte da Espanha, fornecendo um caminho para os hubs de rede na África, no Oriente Médio e na Ásia, atendendo a crescente demanda por serviços de internet e nuvem. Além de sua extensão, o cabo pesa o equivalente a 4,65 mil toneladas, ou seja, o peso total de 34 baleias azuis.

O projeto também fortalece o relacionamento histórico dos Estados Unidos e da Espanha, colaborando para o crescimento econômico dos países, principalmente na inovação digital, impulsionando o investimento entre os países.

Os cabos de comunicação transatlântica se conectam aos Estados Unidos através de Nova Jersey e Nova York, mas com a passagem do furacão Sandy em 2012, na região, desconectou a América do Norte da Europa por diversos dias, mostrando a necessidade de diversificar as conexões futuras.

Marea pode ser uma ponte entre mundos, já que a maioria das pessoas, atualmente, dependem da internet basicamente para tudo, mas o objetivo principal do Marea é o impulso na conectividade de alta velocidade, gerando uma transformação digital em todos os setores europeus, o cabo Marea é a infraestrutura digital mais completa da Europa, possuindo rota única, este cabo será capaz de absorver e distribuir todo tráfego de ida e volta, fortalecendo a comunicação em todo o mundo.

Telxius servirá como operadora do cabo e venderá sua capacidade a prestadora de serviços externos Microsoft e Facebook que usarão o Marea para atender suas próprias necessidades e garantir estabilidade na internet em toda região. A Microsoft está empenhada em construir um nível de infraestrutura global sem precedentes para atender seus serviços na nuvem como Bing, Azure, Office 365, Skype, Xbox Live, entre outros.

Sobre Telxius

É uma empresa de infraestrutura de telecomunicação global criada pela Telefônica, gerenciando uma rede de cabo de fibra óptica internacional de aproximadamente 65 mil quilômetros, possuindo 31 mil. Contando com 16 mil torres de telecomunicação o seu objetivo principal é fornecer conectividade.