Evolução dos vídeos no mundo dos negócios

As plataformas de comunicação vêm expandindo os horizontes em busca de novas estratégias para fidelizar consumidores de forma personalizada

De tendência em tendência, se cria um universo de possibilidades para os empreendedores que estão sempre visualizando oportunidades de negócios prósperas, e para isto, o tão comentado marketing digital se consagra como a estrela do momento, mas atenção: a técnica pode não ter qualquer efeito se não for bem aplicada.

Já compartilhamos inúmeras vezes sobre a relevância do marketing, que ecoa até redundante abordar novamente este tema, mas sabe o que acontece? Essa ação está presente em todos os pilares de uma empresa, e mesmo que você não perceba, a estratégia está aí, fazendo o seu papel e trazendo leads para a marca.

Para impedir que o setor de marketing e publicidade fiquem estagnados com o passar do tempo e que empresas estejam continuamente na mesmice é que surgem as novidades, que chegam como arrebatadoras soluções para o engajamento da audiência, no digital isto é cada vez mais intenso e favorável aos negócios.

O digital e todas as redes sociais que conhecemos hoje, são totalmente diferentes do espaço em que nos conectávamos há 10 anos atrás, na verdade, aquele tempo nem sequer passa mais pela nossa cabeça, até porque, isto é cringe demais para as novas gerações.

As novas tendências chegaram para reforçar todos os incentivos de comunicação de uma marca, por isto, é ideal estarmos abertos(as) para captarmos a chance de ganhar destaque no segmento e ainda, mostrar que a sua empresa pode se posicionar de acordo com a evolução do mercado, estando em equilíbrio com a aceleração digital.

E se tem algo que está fazendo parte de nossas vidas diariamente, são os vídeos das redes sociais, que podem ser de entretenimento e/ou para agregar em conhecimento aos usuários.

Conteúdo autêntico para nichos específicos

Os vídeos obtiveram um crescimento a passos de gigante nos últimos tempos, transmitindo aos usuários/espectadores a mensagem diferenciada que todos nós tanto apreciamos e de todas as maneiras possíveis. Neste caso, é importante identificarmos que antes de empreendedores, nós somos consumidores, e a nova plataforma de aproximação é uma excepcional estratégia de vendas.

Uma das grandes vantagens de investir em mídias digitais gira em torno da versatilidade em que tudo acontece, e assim que algo de novo “cai na rede”, a equipe de comunicação se dedica para associar a empresa com o tema da atualidade e com isto, demonstra a preocupação em estar levando sempre o novo aos clientes.

Há um tempo atrás, era comum que empresas investissem boa parte da verba de comunicação nas mídias Out Of Home (OOH), mas hoje, a realidade é outra, as mídias externas/tradicionais, são usadas como complemento para ações de comunicação da empresa, visto que muitos negócios focam totalmente no digital e executam estratégias convencionais em específicos períodos.

Existem amplas maneiras de criar vídeos para um determinado público-alvo, e os conteúdos, em sua esmagadora maioria, referem-se aos produtos disponíveis, histórico da marca no setor, depoimento de clientes, bastidores da empresa, dicas para seu cliente, assuntos do momento (como a expressão cringe que usamos no início deste conteúdo), conteúdo cômico e descontraído, webinars sobre vendas ou algo que a marca/empresa seja especialista, diferenciais da instituição e tudo aquilo que gere valor para sua audiência.

Poder de captação com os vídeos

Sabe aquele vídeo que prende a sua atenção? A ideia dos criadores é justamente esta, fazer com que você esqueça o mundo lá fora e foque na mensagem que a marca deseja transmitir.

Quem trabalha o dia todo, ao chegar em casa busca entretenimento leve e com consumo rápido da mensagem, por isto, os queridinhos vídeos estão um degrau acima no pódio de preferidos pelos internautas, entendendo que a tela do mobile e/ou desktop é como a televisão analógica, mas na era da modernização e assim como o controle da TV, os rápidos cliques que fazemos se tornam o guia básico para acessar vídeos de nosso interesse.

Quem não gosta de vídeo!? Sejamos sinceros(as), tem sempre alguém compartilhando um link no grupo da família e se você não conhece alguém assim, você é essa pessoa! (nós também amamos as nossas tias e tios do zap).

O vídeo é uma ação de marketing que se torna publicidade a fim de se adaptar a seus gostos, e com isto, estabelecer vínculos genuínos com os potenciais clientes, por isto, a tendência está cada vez mais variada.

Quando se fala em consumo de vídeos, muitas pessoas optam pelo YouTube, outras preferem o Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok. Em todas as redes sociais existem formatos de vídeos que estão fazendo um grande sucesso, seja em conteúdo publicado na conta ou até mesmo nas LIVES que se chegaram oficialmente para ficar na nossa realidade de comunicação on-line!

A partir da nova seleção dos próprios usuários por vídeos diversificados, boa parte das redes sociais se adaptaram a tendência do momento criando variedade de postagens, como por exemplo o Instagram, que tem opções de vídeos no Feed, IGTV, Story e Reels.

O Pinterest também entrou na onda e expandiu recursos de vídeos para melhorar a experiência dos usuários, viabilizando maior interatividade durante a navegação na rede social.

Vídeos se transformam em divulgação indispensável

Quantas LIVES você já assistiu e/ou tomou conhecimento que iriam acontecer desde que a pandemia passou a ser realidade no mundo? Os empreendedores com visão de futuro, começaram a investir na plataforma como uma excelente técnica de compartilhar informações, a fim de contribuir intelectualmente aos usuários, e com isto, gerar novas oportunidades de vendas.

A Blob realizou há algumas semanas atrás o primeiro Webinar Jornada de Vendas: do Marketing ao Sucesso do Cliente e imagine qual o formato que tudo ocorreu? Em LIVES, desde o planejamento da equipe de marketing até o dia do evento, tudo foi on-line e o resultado ficou fantástico. A propósito: Mandou bem, time!

Os vídeos são um caminho sem volta e que bom que isto é uma jornada que não terá regressão, somente avanços, assim, o mercado fica cada vez mais repleto de possibilidades aos empreendedores.

A regra é bem clara, os vídeos chegaram para ficar em nossas vidas e para os profissionais que buscam inovação, a estratégia é essencial, reforçando valores básicos de uma marca que tem o foco em melhorias contínuas para agradar o seu público.

Com máxima versatilidade na disseminação da mensagem, os vídeos tem um consumo prático e muito fácil de “caírem nas graças” das pessoas e em muitos casos se tornam virais na rede. 

Para começar o principal elemento é a criatividade, mas precisamos falar a verdade, o ideal é que você invista em várias fontes de comunicação, só assim, a sua marca cria estratégias de diferentes formas e conquista a credibilidade no segmento, ou seja, o vídeo veio para complementar seus esforços empresariais.

Os vídeos se tornam estratégias interessantes de publicidade pela facilidade de encontrá-los, e para que a sua empresa se destaque ainda mais e seja encontrada exatamente por aquilo que faz em um dado segmento, o Google é uma excepcional técnica, sabia?

A internet é a terra de todos aqueles que buscam novas performances de trabalho e com toda a diversidade de criar conteúdo que conhecemos, é melhor investir em diversas possibilidades, como a TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente.

Destinar verbas de comunicação para o Google é mostrar para seu consumidor que a instituição é referência tanto nas redes sociais – fazendo uso de vídeos e demais mensagens estratégicas, quanto no buscador mais famoso do mundo!

10 Dicas para Vender Mais