Evolução da propaganda até o meio digital

Mercado publicitário e hábitos de consumo passaram por mudanças através dos tempos

Antigamente as pessoas não eram tão exigentes quanto ao conteúdo consumido, hoje, dá para decidir o que ver e quando ver. Por isso, a propaganda é desenvolvida ao longo dos anos para atrair a atenção do consumidor e mostrar o comprometimento da empresa e a qualidade do serviço.

Para chegar até aqui um longo caminho foi percorrido. No século 19, a propaganda era utilizada para reforçar o conceito de quais grupos estavam no poder e quem poderia comprar. Com textos explicativos e pouca imagem mostrava a influência dos jornais e revistas.

Mas logo em seguida, novos desafios surgiram, foi necessário alcançar e se comunicar com todos os públicos, e assim algumas adaptações nos formatos precisaram ser feitas.

Os anúncios começaram a ser baseados em imagens, e os textos foram substituídos pelo slogan. Muitas propagandas foram criadas por meio de cartazes, panfletos, também no cinema e na televisão.

Já a década de 1950 trouxe um balanço nas propagandas, com layouts experimentais. A partir do ano de 1960, as lideranças do setor surgiram e as principais agências do mercado começaram a ditar as regras do jogo. Essa década ficou conhecida como a ‘Era de Ouro da Publicidade’. Os anúncios encontraram uma voz mais jovem e um maior senso de criatividade.

Mas somente nos anos 90 a internet surgiu e evolui continuamente, se adaptando às novas tecnologias, como as redes sociais, locais em que as propagandas surgiram em banners e pop-ups.

Hoje, graças a essa evolução, nasceram também os anúncios nativos (método de publicidade na web em que o anunciante tenta ganhar a atenção dos consumidores, fornecendo um conteúdo valioso, levando em consideração as experiências do usuário) e as postagens patrocinadas como principais maneiras de fazer a propaganda de um negócio ou produto.

As redes sociais, sites e e-mails são alguns dos principais meios de comunicação utilizados para impactar ainda mais a audiência. Por isso, as empresas precisam compreender o valor da propaganda online e descobri a melhor maneira de encontrar seu público e se comunicar com ele.

Ter um diferencial é essencial para conquistar novos consumidores, seja um site personalizado, uma equipe totalmente engajada ou um conjunto de técnicas inovadoras como a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web.

A união da otimização de alta performance e a tecnologia de ponta em programação estratégica, que traz visibilidade efetiva para sua marca e resultados em apenas 60 dias. Seu site na primeira página dos maiores buscadores da internet como o Google, 7 dias por semana, 24 horas por dia, através da busca orgânica.

Não perca tempo! Faça como a propaganda e evolua também, contate a empresa Blob Web e saiba mais sobre essa metodologia própria.