Estratégias de gatilhos mentais e conversão em vendas

Para fechar negócios a venda é a última etapa, sabia? Existem técnicas que garantem uma jornada para influenciar a consumidor na sua decisão de compra

A estratégia de vendas trata de um conjunto de ações que miram em atingir o consumidor de forma precisa e contínua, ou seja, é tudo aquilo que você e todo seu time executam para captar o lead e fazer com que este, enxergue em seu negócio, o grande solucionador dos problemas que ele possui.

Toda estratégia é baseada em um objetivo, isto quer dizer que, se a missão é criar novas oportunidades de vendas, os profissionais devem encontras maneiras mais eficientes de ficar visíveis aos potenciais clientes, e neste conceito, surgem várias fontes de comunicação on-line e off-line.

O pilar da estratégia é a comunicação, sendo a técnica de apresentação por parte da empresa, e ela diz muito sobre o que a mesma pode oferecer para os clientes, um exemplo disto é a Blob, afinal, nos apresentamos – e verdadeiramente somos, uma empresa especializada em posicionamento orgânico no Google, sem custo por clique.

Quando falamos em gatilhos mentais, estamos pontuando ao mesmo tempo o que chamamos de copywriting, sendo uma estratégia de persuasão a partir da comunicação, e com isto, despertar as emoções dos leitores e garantir que estes, tenham uma ação – de preferência voltada para a decisão de compra, por meio do que foi apresentado durante a mensagem campanha.  

Boa parte das técnicas de comunicação hoje, são conectadas diretamente com a persuasão, sendo uma estratégia que leva para uma ação, compreendendo com isto que, o gatilho mental é um mix entre planejamento, estratégia, e uma boa técnica de marketing que garanta a tomada de decisão, e desperte no lead o desejo de fazer algo a partir da mensagem captada.

Despertando oportunidades com técnica AIDA e Funil de Vendas

Um dos grandes erros de quem está começando técnicas de comunicação, ou até mesmo, para quem já tem experiência no meio, é dedicar toda a sua atenção em algo exclusivo, focando somente em uma alternativa, é claro que investir no que dá certo é muito mais eficiente do que sair mirando para todos os lados, porém, a amplitude da comunicação pode ser melhor explorada.

Quando falamos em técnicas para gerar ação do consumidor por intermédio da mensagem as possibilidades são inúmeras; por isto que, em meio a tantas opções o ideal é canalizar o que agrega e o que atrapalha os seus resultados.

Hoje, vamos apresentar duas possibilidades bem práticas de como objetivamente centralizar e entender seus resultados, a partir da técnica AIDA e Funil de Vendas.

AIDA é a sigla para quatro palavras bases durante gatilhos mentais, sendo: A de Atenção, I de Interesse, D de desejo e A de ação, é como uma cadência em que o lead transita até sua tomada de decisão, neste conjunto, também temos o Funil de Vendas, que é caracterizado por topo de funil, meio de funil e fundo de funil e que, na prática, também é a menção de atividades que o lead vai passando até que tem a atitude de compra.

Como aplicar as técnicas de comunicação nos negócios

As tendências de comunicação garantem uma praticidade impressionante para os profissionais que buscam inspiração para gerar conteúdo de valor aos clientes, leads e leitores, desta forma, existem algumas maneiras que geram resultados na hora de persuadir a partir da comunicação – lembrando que, persuasão não é o ato de manipulação, combinado?

A transparência é crucial na comunicação com os clientes.  Desta maneira, boa parte dos gatilhos de vendas são baseados na emoção do momento, sendo uma estratégia que visa despertar os mais diversos sentimentos no potencial cliente, e você confere agora alguns modelos:

Autoridade de Mercado: a melhor forma de se destacar entre as opções e ainda assim, criar um gatilho de venda é se posicionar como o melhor do segmento. A partir do momento que uma empresa se apresenta como especialista num setor, a tendência é que ela transmita credibilidade acima daquele que se considera um entre tantas opções.

Depoimento de Clientes: no instante em que você apresenta os famosos cases de sucesso, a sensação que o potencial lead encontra é de que o seu negócio gera resultado, por isto, sempre que for apresentar um produto/serviço, mostre quais os resultados geraram para os clientes.

Curiosidade: quando você leu nosso título, qual foi o sentimento que sentiu? É bom provável que a curiosidade, afinal “como fazer isto acontecer?”. As técnicas para despertar isto são bem amplas, é sempre mostrar algo mais deixar uma nova solução que o lead só tem acesso de fizer determinada ação.

Novidade: todos nós gostamos de ter acesso ao melhor, certo? Por isto, invista em atualizações para seus negócios e quando fizer isto, mostre aos clientes que está fazendo, isto transmite excelência de mercado. Veja em nosso caso, somos os únicos no Brasil que garantimos em contrato a primeira página do Google em 60 dias, sabia?

Afinidade: quantos conteúdos você já recebeu em seu e-mail que vinham com o seu nome logo no início da mensagem, ou com algo de seu interesse? A técnica é muito enriquecedora para aproximar empresa e cliente, e a partir desta prática a tendência de conversão é maior.

Estar visível na concorrência é gatilho mental de venda

Para atrair um lead e fazer com que este tenha uma ação positiva que favoreça o seu negócio vai muito além de definir técnicas e colocar em prática, cabe para os profissionais mensurar quais os resultados/retornos que cada ação vem gerando e impactando positivamente o negócio, ou seja, é o mix que já citamos ao longo deste conteúdo, girando em torno da abordagem, atração e conversão.

Conquistar isto é tarefa que demanda tempo, viu? Os resultados não vão cair do nada na frente do empreendedor, especialmente dos empreendedores que levam tempo para enxergar uma oportunidade.

A partir da TPI da Blob, os empreendedores criam um novo gatilho mental para as vendas, afinal, quem nunca pensou que apenas grandes empresas se destacam no Google? Isto é quase um pensamento óbvio, visto que, ao pesquisar algo no Google e encontrar uma empresa logo na primeira página entre tantas opções é ou não sinônimo de referência?

Desta maneira, a tendência é que o usuário e potencial cliente, clique na empresa que estiver na 1ª página, justamente por identificar – indiretamente e diretamente pelo gatilho criado, que a empresa é a melhor opção já que está na primeira página do Google.

Este é sentimento que o time da Blob proporciona para os nossos clientes, a fonte te levar credibilidade a partir do posicionamento orgânico, e hoje, queremos fazer isto para o seu negócio, podemos conversar?

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