EP.2 Jornada Marketing Digital: Alteração no comportamento do cliente pedem novas táticas

O foco de hoje é entender tudo que abrange o mercado do marketing no país, e como o seu cliente pode te ajudar a entender qual o próximo passo empresarial.

Com o conteúdo presente no primeiro episódio da Jornada Marketing Digital foi possível expandir os horizontes da informação e no português claro dar aquela sacudida de que algo precisa ser feito no seu mercado – pode acreditar, este era o nosso objetivo.

Hoje, o conteúdo deseja abordar como toda a contextualização do mercado e de um cenário empresarial, é capaz de ditar as regras de um setor; e mais do que isto, quais as oportunidades que estão diante de nossos olhos, e que, muitas vezes passam despercebidas por estarmos buscando o momento perfeito para inovar, acredite, a hora de inovar é agora!

O marketing é o caminho para o bom rendimento de um negócio, e aproveite que são poucos os que reconhecem isto para se destacar ainda mais no segmento de sua atuação; mas antes de começarmos, estabeleça qual o seu objetivo, e depois me conte se já começou a prospectar uma solução à ele, combinado?

Tradicionalismo marca o início das estratégias de mercado

Antes que você nos questione sobre a importância de falar do tradicional, é nítido que este é o central gancho para que uma pessoa com conhecimentos básicos sobre um assunto entenda o início, o meio e como o cenário se encontra hoje.

Nos dias atuais, o conceito de marketing vai bem além de somente satisfazer uma necessidade, gerando valor a um cliente; tendo a missão de superar todas as suas expectativas, isto é impressionantemente melhor do apenas gerar satisfação.

É muito importante que você, como profissional e/ou futuro profissional de um especifico segmento brasileiro entenda que o marketing, mesmo com todas as suas novidades, tendências e estudos, continua sendo uma área pouco explorada em muitos círculos empresariais, e por mais que existam empresas com um “departamento de marketing” é válido se perguntar os retornos que todo este investimento está gerando ao seu negócio.

Um bom retorno de marketing empresarial não se conquista somente em meio a investimento financeiros realizados, mas sim, nos esforços gerados por todo os profissionais. No mundo dos negócios, o dinheiro não é tudo, mas sim uma gestão de qualidade, com pensamentos visionários; não caia nessa cilada de que apenas os gigantes conseguem se destacar.

CIM – Comunicação Integrada de Marketing

Todos nós sabemos o quão importante é que membros colaboradores de um negócio estejam alinhados com os ideais da empresa, e mais do que isto, saibam ao menos explicar todos os pontos de desenvolvimento da prestação de serviços e/ou produto ofertado.

Pensando sempre em mantem os nossos profissionais alinhados e em harmonia uns com os outros, aqui na Blob estamos sempre buscando compartilhar todas as nossas experiências, tanto as positivas, quanto negativas – não oculte o lado negativo de um negócio, encare-o de frente e só assim, ele deixará de existir.

O CIM – Comunicação Integrada de Marketing, aborda exatamente o contexto de que todo membro de uma empresa, deve estar envolvido na comunicação que vem sendo aplicada aos clientes, sendo que o CIM nada mais simboliza do que a expansão do P de Promoção, sendo essencial para a transmissão de uma mensagem otimizada a todos os clientes – seja qual for o meio de comunicação usado.

Neste formato de elevar as opções da comunicação de um produto e serviço, o CIM é desmembrado em três bases:

  • Tradicional
  • Complementares
  • Inovadoras

Como a nossa Jornada de Marketing Digital percorrerá o mês de setembro/2020, o conteúdo de hoje será sobre os formatos de comunicação pelo CIM tradicional.

E antes que você se precipite, entenda que o tradicional não morreu e está bem longe disto, ele se reinventa, sem perder a sua essência base e tão apreciada em muitos segmentos da indústria, varejo e serviço, além disto, existem muitos consumidores que mesmo apreciando o novo, não abrem mão de uma comunicação assertiva, tradicional e qualificada.

Atitudes que podem comprometer o seu crescimento

Muitos profissionais hoje em dia seguem tendências de mercado, e acredite, eles não estão errados, afinal é no novo e diferenciado que sua empresa deve estar.

Todavia, são estes mesmos profissionais que abrem mão de estratégias que já geravam bons resultados em um dado mercado por acharem que quando algo novo surge, o convencional precisa ser deixado de lado.

A frase citada anteriormente apresenta um erro – e não é de ortografia, você consegue me dizer qual é?

O grande erro, e talvez um dos maiores problemas do mundo dos negócios é o achismo, somos capazes de ir além, a grande tendência do mercado hoje, está em profissionais que acham que determinada situação e/ou atitude de negócio vai gerar resultado, entenda que o achismo pode custar a reputação de um negócio.

O que nós queremos te alarmar não tem quaisquer conexões ao fato de que você e seus colaboradores não podem pensar sobre algo e pôr em prática; mas sim, que é preciso ter base de informação para criar algo, ideias mirabolantes e visionárias existem e geram ótimas soluções para um negócio, mas ainda assim, elas precisam de ao menos um ponto base para firmar os seus alicerces reflexivos de pensamento e comprovação de que se tudo fugir do controle, ainda existe um plano B.

O CIM é uma área de muita execução tática, que está inserida em um contexto rodeado de apelos comerciais, e com as novas tecnologias, o comportamento do consumidor vem se alterando e possibilitando o aparecimento de novos métodos de comunicação, que você vai acompanhar ao longo dos episódios desta jornada.

Quais os métodos de marketing disponíveis no CIM Tradicional

Como já apresentado, existem muitas táticas tradicionais aplicadas no modelo de Comunicação Integrada de Marketing, e agora, vamos te listar uma a uma:

  • Propaganda

Talvez uma das práticas mais convencionais do mundo do marketing é está; sendo qualquer forma paga de apresentar promoções especificas sobre uma ideia, um produto ou um serviço, com intermédio de um anunciante.

  • Publicidade/RP

A prática tem a missão de gerar/desenvolver uma variedade de programas muito bem elaborados para cuidar da imagem de uma empresa e seus respectivos produtos; as relações públicas aqui, detém do objetivo de zelar por toda a comunicação da empresa.

  • Patrocínio

Os modelos de patrocínio estão em alta, mas a prática é bem antiga, sendo que a mesma abrange a busca por um vínculo de uma marca, com alguma manifestação cultural.

  • Promoção de Vendas

A promoção de vendas por sua vez, competem a uma variedade de incentivos com curto prazo, que visam encorajar o consumidor e experimentar ou realizar a compra de um produto/serviço.

  • Marketing Direto

Por mais que os anos passem, o marketing direto sempre vai estar em alta, é como dizer, o que é bom, nunca sai de moda – e isto é uma constatação. O meio utiliza de telefone, internet, correios, para criar vínculos de comunicação com os seus clientes específicos e potenciais de forma direta.

  • Vendas Pessoais

É bem provável que você já recebeu alguém em sua casa para conhecer melhor um produto ou serviço, a prática apresenta em muitos canais de comunicação da rede de cosméticos, cria uma interação com uma ou mais compradores potenciais, objetivando apresentar produtos/serviços, sanando dúvidas sobre o mesmo.

Agora me conta, qual das práticas tradicionais acima, você mais gosta de usar no seu negócio; e além disto, elas geram os retornos esperados?

Consumidores estão buscando captar novas opções de campanhas

Ao longo de toda a trajetória da Blob no mercado, nos deparamos com muitos perfis de clientes e setores que vão desde os mais populares, como industrias, hotéis percorrendo aos mais inovadores, e o que notamos em boa parte deles, é que geralmente o problema não está na sua prestação de serviços, tão pouco em seu produto, mas sim no método usado para anuncia-lo.

O que as pessoas precisam entender é que por mais que o consumidor aprecie coisas boas e com bagarem histórica de qualidade e satisfação no cotidiano, ao mesmo tempo, estes mesmos consumidores estão desejando novas soluções para problemas que muitas vezes, eles não sabiam que tinham.

Pensar fora da caixa é o primeiro passo, mas tendo em vista que, abandonar totalmente os benefícios da caixa pode, lá na frente, prejudicar a prosperidade do seu negócio, ou seja, você tem total liberdade e deve mudar para se adequar à nova demanda, todavia, seja grato pelas estratégias e serviços que fizeram você chegar a onde está, e as aprimore.

O mercado evoluiu, as pessoas passaram a captar cada vez mais dados com a internet e a facilidade que o Google promove na vida delas, e muitas vezes o que você vem fazendo no seu negócio não gera resultados por falta de atenção, e eu te informo sobre está ausência de atenção, semana que vem, combinado?

Conquiste a primeira página