Entenda o que é e como funciona um servidor de hospedagem de sites

Está relacionado ao servidor que armazena e disponibiliza determinado site na internet

Um site é um conjunto de arquivos (textos, imagens e códigos) que juntos formam as páginas que estamos acostumados a encontrar na internet. Os arquivos do site são lidos pelos navegadores, mas antes precisam estar guardados em determinado local, o que chamamos de servidor.

Ter esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico ou URL, quem faz esse papel é o servidor. De forma simples, a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet.

Uma hospedagem possui diversos recursos que costumam variar conforme os tipos de hospedagem (hospedagem de sites compartilhada, revenda de hospedagem, servidor virtual, hospedagem em Cloud e servidor dedicado).

Cada um possui características diferentes e os principais recursos que devem ser analisados ao contratar uma hospedagem de sites são: armazenamento, transferência, painel de controle, domínio e contas de e-mail.

Armazenamento

O armazenamento ou espaço em disco, é o limite de espaço que o conteúdo de um site pode utilizar dentro do servidor. Então, antes de contratar um plano, é importante saber quais os tamanhos que os arquivos do site possuem para comparar com o espaço em disco disponibilizado no servidor.

Transferência

É a quantidade de dados que podem ser transferidos para a hospedagem em um mês, por exemplo: quando você precisa atualizar o site, fazer o envio de imagens ou qualquer outro conteúdo, o recurso de transferência está sendo utilizado.

A transferência também está relacionada à quantidade de visitas que um site recebe, porém isso não está relacionado a picos de tráfego, mas sim, a um trafego constante. E outro fator que está ligado ao consumo deste recurso é a otimização do site, sendo assim, os sites com as melhores otimizações consomem menos recursos de transferência.

Painel de controle

O painel de controle serve para facilitar a administração do site e dos recursos da hospedagem contratada sem que o usuário precise ter conhecimentos técnicos. Nesses painéis a interface é amistosa, o que torna mais fácil o gerenciamento da hospedagem, criar contas de e-mail, alterar senhas, configurar domínios, banco de dados, instalar softwares, etc.

Contas de e-mail

Uma das principais ferramentas de comunicação na internet, ou seja, ter contas de e-mail com o seu domínio, além de ser muito profissional, garante um contato com mais credibilidade com os clientes ou leitores.

Domínio

O domínio é o endereço do site na internet, e conhecer quantos domínios podem ter em uma hospedagem é pertinente para quem deseja criar vários sites diferentes.

A hospedagem de site desempenha uma função primordial para o seu site, pois é ela quem armazena todo o conteúdo e o deixa disponível na internet. Outra ferramenta primordial para o seu site é a TPI da Blob Web.

Um conjunto de técnicas inovadoras e altamente qualificadas, que trazem resultados positivos para os sites dos clientes na primeira página do Google, o maior buscador online.

Esqueça àquela velha fórmula e conheça a TPI, que otimiza o seu site e da visibilidade a sua marca, com até 20% dos termos de busca garantidos e na primeira página, em apenas 60 dias após a implantação. Tudo de forma orgânica, totalmente eficaz, exclusiva e sem mexer ou alterar a programação do site. Conheça e esteja na primeira página você também.