Entenda como ocorre a Jornada do Consumidor

4 etapas que ajudam empresas a oferecer o conteúdo certo para seu público

É o desejo de muitas empresas entender como seus consumidores escolhem os produtos, para então efetuarem a compra. Com a inovação tecnológica e os grandes avanços, no meio digital, a forma de atrair consumidores é totalmente diferente do meio offline.

A necessidade do consumidor é tomar sua própria decisão sobre o que é melhor para ele. Na internet, o consumidor é o protagonista e assim, baseado nas milhares de informações que encontra, desde as redes sociais, até o site da empresa, ele decide o que compra.

Para que a empresa facilite seu entendimento, existe a jornada do consumidor, uma ferramenta que permite o mapeamento, sendo utilizada para aumentar a taxa de conversão de clientes. Este modelo foi criado com a função de analisar a experiência do cliente, desde o primeiro contato, até o relacionamento no pós-venda. Por isso, confira agora 4 estágios desta jornada:

  1. Aprendizado e descoberta

Nesta primeira etapa, o consumidor já conhece sua empresa, mas pode não conhecer todos os benefícios que o seu produto/serviço tem a oferecer. É possível que ele lembre da marca, mas ainda não tenha interesse em comprar.

O consumidor também não sabe que tem um problema e ainda está despertando o interesse para determinado tema, e a sua empresa tem a necessidade de capturar sua atenção para que ele perceba que tem um problema.

Por isso, é fundamental oferecer conteúdo de qualidade para que ele veja a sua proposta de valor, seu negócio gere mais visibilidade e consiga que o usuário se lembre da marca.

  1. Reconhecimento do problema

O consumidor já entendeu um pouco mais sobre o que precisa e sabe que tem um problema. Nesta etapa, é importante reforçar o problema que ele tem. Aqui ele começa a pesquisar mais sobre seu problema e procurar soluções efetivas.

É provável que logo cresça nele o interesse que o leve a identificar o que precisa de determinado produto para suprir essa demanda.

  1. Consideração da solução

Aqui o cliente já reconhece seu problema e a oportunidade que precisa. Assim, depois de pesquisar mais, ele mapeou algumas soluções possíveis e começa a avaliar. Nesta etapa, o diferencial é que o cliente entenda o produto que você oferece e a melhor solução para seu problema, para que ele crie um senso de urgência.

Aproveite esta etapa, para, portanto, mostrar que a sua oferta é a opção mais interessante e atraente. Uma dica é produzir um material que facilite esse processo, como infográficos, vídeos, e-books, entre outros.

  1. Decisão de compra

Esta é a fase da venda. Nesta etapa, é fundamental mostrar ao consumidor que sua empresa tem o que ele oferece e é diferenciada. No fim do processo, o consumidor analisa as opções, decide pela compra e faz a escolha certa!

Por meio destas etapas, a jornada do cliente se torna uma solução importante para auxiliar no aumento das vendas, identificando problemas reais e também ajudando a oferecer a solução, sempre de maneira informativa.

Além disso, para atrair cada vez mais clientes para o site da sua empresa, é importante que ele tenha mais visibilidade, por isso a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente) da Blob Web, é a ferramenta ideal.

Técnica exclusiva, a TPI posiciona o site dos clientes na primeira página do Google, com resultados garantidos em apenas 60 dias. Assim, sua empresa ganha mais destaque. Conheça a TPI e aplique a jornada do consumidor na sua empresa o quanto antes!

10 Dicas para Vender Mais