Entenda como funciona o Marketing Operacional para internet

Como um planejamento eficaz garante sucesso da marca no mercado digital

Também conhecido pela sigla MOI, o marketing operacional para internet é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar a visibilidade das empresas na internet, proporcionando melhores resultados.

O marketing operacional para internet possui 5 pilares: desenvolvimento de websites, S.E.O (search engine optimization), marketing de conteúdo, social media e web analytics.

O desenvolvimento de web sites é fundamental, pois sem um site o trabalho do MOI não existe e com um site atrativo, de fácil navegação e design visual bonito, a marca tem um valor reforçado e ganha reputação com seus clientes.

Já a técnica de S.E.O, um pilar do marketing operacional para internet, é a otimização para mecanismos de busca, como o Google, proporcionando mais resultados para que o site seja encontrado. Quando o conjunto de técnicas de otimização são aplicadas, deixam um site com a possibilidade de mais visibilidade, podendo atrair novos clientes.

Outro pilar do marketing operacional é o marketing de conteúdo, que trabalha com a criação de conteúdo relevante para engajar um público-alvo, auxiliando para que atraia o cliente no processo de compra e conquiste novos consumidores, crescendo a rede de clientes e potenciais clientes.

O social media trabalha na parte de redes sociais, pois além de serem canais de interação com o consumidor, funcionam também como impulsionadores de tráfegos. Através de publicações na rede é possível direcionar o consumidor até o site da empresa, aumentando consequentemente o número de visitações.

O termo web analytics trabalha a utilização de ferramentas para mensurar performance e resultados de um site durante o trabalho de marketing operacional para internet. Assim é possível analisar o número de visitas e compartilhamento de links, o rastreamento de palavras chave, entre outros.

O marketing operacional leva à prática as ações que foram previstas no planejamento e dessa forma contribui para a concretização rápida e eficaz dos objetivos estratégicos da empresa.

10 Dicas para Vender Mais