Entenda as diferenças do marketing online e off-line para as empresas

Em qual vale a pena investir e como aplicá-lo, de acordo com a necessidade do público-alvo

O marketing é um campo de estudo ou processo utilizado para determinar quais produtos ou serviços podem interessar os consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicação e desenvolvimento dos negócios. Estratégias como o marketing off-line e online, dois métodos que se afastam, mas também se aproximam em vários aspectos.

Veja a diferença entre os dois e qual melhor se encaixa com as técnicas de desenvolvimento e crescimento da sua empresa.

 Marketing off-line

É a forma mais tradicional de marketing, que consiste no uso de meios convencionais, como TV, rádio ou mídia impressa, e não pela internet. Um formato mais tradicional, sem a era digital.Alguns dos recursos que estão dentro do marketing off-line são a utilização de panfletos, folders, propaganda impressa em revistas, jornais e mais. Por muito tempo essa foi a única maneira de fazer marketing, mesmo depois da chegada da internet, e ainda é utilizada em diversos casos.

Para alcançar sucesso com o marketing off-line é preciso usar a criatividade, principalmente em procedimentos mais segmentados, como forma de reforçar a identidade da empresa e da marca.

O investimento para marketing off-line costuma ser mais alto, em relação a resultados imediatos e diretos, por conta da criação de campanhas, matéria-prima, gráfica e o alcance significativo de público.

 Marketing online

O marketing online, também conhecido como marketing digital, consiste em ações realizadas pela internet. O principal objetivo do marketing online é ter mais envolvimento dos clientes e atrair novos consumidores com captação de leads. Seja através das redes sociais, sites, vídeos, blogs, entre outros.

Uma das vantagens de aplicar o marketing online na sua empresa é que o acesso às informações ficou muito mais fácil, com isso, as pessoas conseguem fazer análises melhores sobre conteúdos, tecnologias e sites diferenciados e eficazes.

O custo também é menor comparado ao marketing off-line. É possível definir ações, de acordo com o quanto a empresa pode investir, e o marketing online oferece várias oportunidades para que você obtenha resultados assertivos, como a segmentação de público.

 Qual a melhor estratégia para minha empresa?

É preciso entender perfeitamente quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem você está vendendo. Depois do momento dessa definição, dá para analisar qual o marketing mais adequado para potencializar o crescimento do seu negócio. Por isso, é preciso conhecer seu consumidor e saber exatamente qual o tipo de mídia e comunicação eles consomem.

 Dá para combinar as duas formas de marketing?

A tendência é que os dois caminhem juntos, uma expressão próxima da ideia chamada marketing integrado. Ou seja, uma combinação de estratégias para impactar e atingir os clientes de todos os lados, aumentando a presença da marca e as chances do sucesso.

Mas é sempre importante ressaltar que as estratégias de marketing não duram para sempre, é essencial ficar a par das novas tendências para investir. E se você busca por atualizações para o seu negócio, conheça a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente), um conjunto de técnicas inovadoras e altamente qualificadas, que trazem resultados positivos para os sites dos clientes, na primeira página do Google, em apenas 60 dias, através da busca orgânica. Contate a Blob Web e saiba mais!

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