Empresas se tornam influenciadoras no hábito de consumo dos clientes

A maneira como uma empresa apresenta um produto ou prestação de serviços, proporciona uma influência no consumo e percepção dos clientes

Quando se fala em poder de uma marca, qual a primeira que vem a sua mente? É bem provável que você pensou em diferentes nomes e em diferentes setores, mas afinal, quanto tempo você levou para reconhecer a sua empresa como umas das opções em seu mercado de atuação?

A expressão “poder de uma marca” é uma forma prática de simbolizar aquelas empresas que se tornaram verdadeiras influências em um segmento, inspirando quem está começando e especialmente, os consumidores, que se fascinam a cada nova atitude da empresa. 

As marcas se tornam estas potências no mercado se baseando em vários pontos de marketing e comunicação (incluindo ainda o setor administrativo e comercial), trilhados com cautela e muita visão de futuro, nada é mirando no agora, mas sim no amanhã, em colher os louros lá na frente, entende?

A construção de uma marca, precisa de um posicionamento, ou seja, é claro que se é possível abrir um negócio e ficar neutro e seguir fazendo estratégias óbvias, mas as chances de você sempre ser aquela empresa “mais ou menos” são bem grandes; o posicionamento que aqui falamos é a forma pela qual você se relaciona com o seu cliente, antes mesmo dele ser de fato, o seu cliente.

O modo que você utiliza para se comunicar com seu cliente, o jeito que você lida com ele pessoalmente, sua forma de vender, suas estratégias para que ele adquira novamente um produto/serviço, o engajamento do seu time, suas metodologias na rotina de trabalho, tudo isto, gera uma influência muito grande por parte de seus clientes, já ouviu dizer que se é nos detalhes que se ganham algo/alguém? O mundo dos negócios não é diferente, pelo contrário, em muitos casos, um cliente é atraído pela maneira com que foi tratado – em conjunto a qualidade do serviço/produto ofertado, é claro!

Hoje, muitas empresas se tornam verdadeiras influenciadoras nos hábitos de seus clientes, e isto é feito em muitos casos de forma humanizada – se baseando nas necessidades de cada cliente, e acima de tudo, com o digital como auxílio.

Internet se consolida como melhor amiga dos empreendedores

A internet se tornou uma forte aliada para este engajamento na influência sobre hábitos de consumo dos clientes, sendo a mais qualificada para aproximar estes clientes que estão cada vez mais exigentes quanto ao posicionamento de marcas.

Quantas ações publicitárias você já se deparou nos últimos tempos que te fizeram pensar sobre como isto pode ser útil ao seu negócio?

Este sentimento é bem comum quando se pensa em técnicas de muitas empresas que usam do lado emocional para influenciarem seus clientes, pense nas campanhas de finais de ano, que tradicionalmente realizam um flashback de momentos e causam aquela sensação de brilho nos olhos nos espectadores. Isto é um tipo de influência que cria hábitos de consumo nos clientes, é o ato de criar em você uma sensação de que aquela empresa tem tudo o que você acredita e deseja em sua vida.

A grande vantagem desta técnica é que você não precisa ser uma multinacional para obter influência sobre seus clientes, pelo contrário, empresas de pequeno e médio porte tem excelente ascensão nesta estratégia, em quem a credibilidade fala mais alto.

Mas o que a internet tem conexão com tudo isto?” A resposta é bem simples: tudo. A internet é considerada um dos maiores veículos de comunicação da atualidade, sendo capaz de unir pessoas que estão a quilômetros de distância, e garantindo acima de tudo, a humanização que já falamos muitas vezes em nosso blog.

Quando os empreendedores investem na internet estão investindo justamente a onde os seus potenciais clientes estão. O canal é uma ótima plataforma para criar aquele destaque em meio a concorrência, e isto pode ser feito pelas suas redes sociais e pelo Google – considerado o maior buscador de todo mundo.

Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2019 (considerado o mais importante levantamento referente ao acesso de tecnologias da informação e da comunicação), sob realização do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação – Cetic.br, vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, três em cada 4 brasileiros acessaram a internet em 2020, o que soma em números cerca de 134 milhões de pessoas.

Deste índice, pense quantos potenciais clientes você perdeu por não estar tão bem posicionado nos canais digitais, como o próprio Google, afinal as pesquisas no buscador ultrapassam a marca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia em todo o mundo.

Conteúdo de qualidade que engaja e influência clientes

Até agora nós já entendemos que para se destacar num mercado você precisa se posicionar junto a seus clientes, e que a internet é uma forte oportunidade para isto, especialmente se o Google estiver em seu catálogo de soluções.

Quando você desenvolve este vínculo com seu cliente, ele tende a criar laços que muitas vezes excedem a qualidade do seu produto, indo além do esperado, para que assim, o elo entre empresa e cliente esteja equilibrado em 50% para com as suas vantagens sobre as necessidades do consumidor e os outros 50% baseado no seu modo de lidar com este cliente.

Para isto – e frisando o digital, um bom conteúdo se tornar a melhor escolha para você seguir levando a excelência aos clientes. Um bom conteúdo é aquele que possui o semblante da sua empresa, que faz jus a tudo aquilo que você e seu time são capazes de criar aos consumidores.

Qual a percepção dos clientes com isto tudo

Ao elaborar os pontos que aqui foram apresentados, certamente os seus clientes ficaram com o nível de satisfação elevado, mas ao atingir este pico, seu trabalho precisa ter continuidade, ok? Afinal, quando as expectativas são atingidas, elas precisam continuar surpreendendo.

Sabe aquela pessoa que você se espelha para fazer algo? A sua marca transmite está sensação, quando clientes se tornam fiéis consumidores de uma empresa ou de um produto/serviço justamente pela forma como a empresa se posiciona no setor, e este posicionamento é a junção das atitudes da empresa, a técnica é que nem sempre é sobre ser o gigante no segmento, mas sim sobre fazer a diferença para a vida dos clientes.

Quando alguém acredita verdadeiramente no seu trabalho, tende a abraçar todas as suas ideias e somar como um cliente.

TPI incentiva empresas a continuarem se posicionando

A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente da Blob posiciona seu negócio para que você continue se posicionando junto aos seus clientes, e tudo isto, com a excelência e exatidão que somente uma ferramenta como a nossa é capaz de criar, somos especialistas em ranqueamento, assim como você é especialista em seu mercado de atuação, a parceria tem tudo para ser promissora.

Nós da Blob garantimos resultados em contrato para você, além disto, a TPI não cobra por clique, confirmando a sua acessibilidade financeira para os clientes.

Chegou o momento de potencializar toda a sua performance na vida dos clientes, estando justamente a onde boa parte dos consumidores estão, na internet e no Google. Estar na primeira página no Google é um investimento assertivo para seu negócio e você pode fazer isto ainda esta semana, basta entrar em contato com o nosso time e conversar com nossos especialistas.

O posicionamento no Google não significa estar no Google, mas sim, ser visível no buscador, entende a diferença?