Design Thinking foi aplicado na empresa Blob Web como método de inovação

Soluções são concebidas de forma visual, flexível, colaborativa, sistêmica e eficaz

A equipe da Blob Web participou nesta segunda-feira (23/10) do Design Thinking, um conceito de inovação para empresas, apresentado pelo Thiago Pirinelli, do Funil de Vendas.

A ferramenta permite uma abordagem mais generalizada, que busca efetuar soluções de forma coletiva e colaborativa. Os processos inseridos têm o intuito de obter uma visão mais completa, para desta forma, melhor identificar as barreiras, gerar novas demandas e alternativas viáveis para transpô-las.

Com o Design Thinking os envolvidos estabelecem uma relação entre os usuários, problemas e soluções, analisando os processos e definindo como isso precisa ser melhorado, desenvolve uma solução em equipe e aplica de maneira que todos possam exercer no dia a dia da empresa.

Quais são suas etapas?

Descobrimento – descobrir os caminhos para inovar envolve conhecer a si mesmo e ao ambiente externo. Definição – definir o que pode ser lançado, para verificar em um período de teste, se a sua ideia realmente atinge a necessidade. Desenvolvimento – desenvolver o produto ou serviço, partindo não de pressuposições ou análises frias, mas sim da imposição e percepção do valor da empresa e do cliente.  Entrega – o processo de entrega é contínuo e incremental, ou seja, ideias só serão melhoradas permanentemente, através do processo de coparticipação de todos.

BMG – Business Model Generation (Inovação no Modelo de Negócio)

Esse método também foi usado no Design Thinking da Blob Web, criado para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. E o quadro de Modelo de Negócios auxilia nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando o BMG para conquistar mais clientes e lucros.

Quatro etapas básicas compõem o quadro: o que, quem, como e quanto. As quatro são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, a remoção e a realocação das ideias.

Segmento de Clientes, Relacionamento com Clientes e Canais de Entrega: para quem? Proposta de Valor: o que? Atividades-Chave, Recursos-Chave e Principais Parcerias: como? Estrutura de Custos e Fontes de Receita: quanto?

O que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é um software CRM que permite conduzir as oportunidades de forma simples e assertiva até o fechamento das vendas, facilitando a gestão de negócios, atividades e as visões estratégicas. O Funil de Vendas ajuda gestores e vendedores a entender o fluxo de vendas e colocar energia no lugar certo, gerando muito mais resultados.

A Blob Web é parceira do Funil de Vendas, e realizam projetos, treinamentos e trabalhos em conjunto, elaboração de estratégias que possam contribuir para ambas as equipes e gerar oportunidades de negócios. “A parceira foi pensada e implantada com o objetivo de levar ao mercado serviços inovadores que fortaleçam as duas marcas, possibilidades de novos negócios, desenvolvimento de estratégias e melhoria do processo, desempenho e resultados para os nossos clientes”, explica o diretor comercial da Blob Web, Rodrigo Oliveira.

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