Design de Marcas: relevância ao estar em equilíbrio com o digital

Construir a imagem de uma empresa é árdua tarefa, e maior ainda é driblar os empecilhos no meio da jornada, mas com um bom posicionamento isto fica otimizado

Já notou como todo início de ano uma nova esperança para concretizar nossos objetivos surge quase que num passe de mágicas? Afinal, quem nunca ouviu “ano novo, vida nova”, a expressão é bem corriqueira em janeiro, justamente por estar associada a sensação de que tudo pode ser melhorado, e isto é verdade.

Para 2021, a esperança de renovar é ainda maior, visto que o ano que passou foi um tanto quanto atípico, repleto de incertezas e desafios para todos nós.

O ano de 2020 somente reforçou como a construção de uma imagem para uma marca é fundamental para um bom posicionamento, e acima de tudo, como o design de marcas se torna relevante quando o ato é a única maneira para se destacar em meio a concorrência.

A expressão design nada mais simboliza, do que um projeto que deseja criar algo novo, com o intuito de despertar o interesse de um potencial consumidor, ou seja, é a concretização de uma ideia.

Elaborar um design de marcas vai além de somente criar um logo, pensar em um slogan e toda a questão da identidade visual; a atividade é verdadeiramente uma construção de imagem, é a maneira pela qual as pessoas vão lembrar do serviço que você presta, o famoso Top Of Mind.

Para conquistar esta lembrança na mente dos consumidores é preciso se atentar a uma série de detalhes, para que no final, o seu resultado seja pertinente com o nível de dedicação aplicado em uma tarefa como o design de marcas, e por isto, fique agora com uma lista elaborada exclusivamente ao nosso blog:

Dicas sobre design que podem mudar o rumo do seu negócio

Qual é a sua percepção sobre um bom design? É aquele que faz uma harmonia entre tonalidades e formas, que se conecta com a mensagem da empresa ou de seus produtos/serviços, e até mesmo um design que desperta o interesse dos clientes, de maneira leve e sem a pressão que estamos tão acostumados a encontrar no mercado publicitário e do design?

Todavia, hoje nós vamos te contar um segredo: um bom design é uma sincronia de tudo isto que comentamos no parágrafo acima, com mais uma série de outros elementos, eu sei… parece complexo, mas no mundo dos negócios a única coisa que é de fato fácil, é cometer erros por falta de boas instruções.

É interessante lembrar que não estamos somente pontuando questões de design gráfico, mas sim, de toda a estrutura de design que desdobra a qualidade que o seu negócio possui, combinado?

  • Sua identidade/design de marca precisa ser o reflexo da empresa

Olha, pode até parecer óbvio, mas se tem uma coisa que aprendemos ao longo da vida profissional, é que nem sempre o que é óbvio para você, pode estar claro para o próximo. Uma empresa precisa se atentar se sua identidade visual e todo o conjunto do design fazem jus de fato a “cara da empresa”.

Quantas vezes encontramos planos odontológicos com tonalidades como verde, azul, branco ou então um mix entre os três? É que as cores têm um forte poder de lembrança, recentemente apresentamos um conteúdo sobre psicologia das cores, com a ideia de mostrar como os tons são fundamentais para um bom posicionamento.

  • Busque entender o que os clientes pensam sobre sua marca 

A questão aqui não é inflar o ego, mas sim entender de modo estratégico como o seu consumidor lembra do seu negócio, e acima de tudo, o que ele tem a dizer sobre você. O método é bem executado por pesquisas de mercado on-line e até mesmo presencial, afinal, se falarmos sobre fastfood, qual a primeira empresa que lhe vem à mente?

Quando você sabe o que pensam ao seu respeito – neste caso, sobre seu negócio, fica fácil adaptar o que não está agradando, certo?

  • Deixe explicito que os clientes são únicos ao seu negócio

Se existe algo que melhor destaca um negócio em meio a forte concorrência é a maneira pela qual os clientes são atendidos – e isto, não só na hora da venda, tá? Quem nunca passou por alguma situação de cancelamento de plano e ficou por muito tempo esperando o atendimento para no fim, a ligação cair?

Isto tende a desmotivar o consumidor e criar uma péssima imagem da sua marca. Mostre ao seu cliente que ele é único – porque é justamente isto que ele é para você, podem existir centenas de Marias e Pedros, mas você precisa transformar cada um deles em fundamental ao seu negócio, é o dever de uma empresa gerar exclusividade ao cliente.

  • Um design caminha ao lado da comunicação

Em tempos de pandemia e todo o amontado de situações que vivenciamos em 2020, muitas empresas adaptaram a linguagem com os consumidores, e deixaram de lado o conceito de que empresas são neutras – isto não existe, mas é que nós ficamos acostumados a sermos imparciais em determinadas situações para evitar uma interpretação distorcida por parte dos clientes.

Os comerciais de televisão (grande número de telespectadores), por exemplo, expressaram tudo aquilo que as marcas realizam para minimizar a propagação do vírus, as lojas físicas também alteraram o formato de lidar com o consumidor, e tudo isto, mostra que além de estar em equilíbrio com tudo que acontece externamente, a empresa se preocupa em mostrar ao consumidor que o que ela tem feito em prol do próximo, nem tudo é questão de venda.

  • Tendências projetam o direcionamento de um mercado

Criando um paralelo com a dica anterior, as redes sociais se tornaram uma forte, contínua e crescente tendência para os negócios, especialmente em tempos que o ideal é ficar recluso.

O digital teve um “boom” ainda maior no último ano e segundo a pesquisa da Ebit/Nielsen, o e-commerce recebeu 90,8 milhões de pedidos no 1° semestre de 2020, ou seja, um crescimento de 39% comparado a 2019, sendo reconhecida como a maior alta do setor em 20 anos – é quase a idade do nosso estagiário.

Desta maneira, fica comprovado como o digital repercutiu ainda mais em 2020 e como você, seu negócio e qualquer que seja a sua estratégia, precisam estar de acordo com as novas oportunidades de negócios, ou seja, a internet.

Consolide suas ações com o posicionamento no Google

Até agora, nós já compartilhamos informações sobre design de marcas, e como isto é um dos pilares para o crescimento de um negócio, e que tudo, é de fato uma sincronia de elementos visuais e estratégico.

Entretanto, a missão neste momento é te mostrar como nada disto vai adiantar se o seu negócio não estiver com um bom posicionamento no Google.

Pense conosco: você desenvolveu uma ótima identidade visual para sua marca, possui colaboradores que entendem a relevância da humanização ao lidar com os clientes e que sabem lidar com os consumidores, ou seja, você fez a sua lição de casa certinho e até merecia uma nota dez, mas quando chega um cliente que é mais tecnológico e busca pelo seu negócio no Google, ele não te encontra, e acaba escolhendo o seu concorrente.

Quando você realiza a construção de uma marca/imagem empresarial, é preciso entender as diferentes oportunidades de publicidade e disseminação do que você faz, e isto, é pontuado no famoso CIM – Comunicação Integrada de Marketing, que nós começamos a falar no 2° Episódio da Jornada Marketing Digital em 2020.

O Google é a base para o crescimento de um negócio, pense em sua rotina além do escritório, quantas vezes você realiza uma pesquisa orgânica? A praticidade é sempre o ideal, certo? Então, o que te leva a crer que seus clientes também não estão buscando isto?

Blob como fonte de resultados para seu posicionamento de marca

Entra ano e sai ano e nós estamos sempre apresentando os motivos pelos quais a Blob é tão positiva para o seu negócio, lembra que acima falamos que as vezes nem sempre é sobre vender? Isto porque, é o valor que você leva aos clientes que faz total diferença.

Pense na surpresa de seus clientes ao buscarem uma informação no Google e lá mesmo, encontrar o seu negócio na primeira página do buscador? Quer maior prova de credibilidade do que a visibilidade no Google?

Conquistar isto é prático, digital e com resultados garantidos em contrato (20%), o que reforça nosso compromisso com a sua satisfação em 2021.

A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, garante a primeira página na busca orgânica do Google para o seu negócio, com acessibilidade no preço, e as melhores formas de pagamento.

Lembra-se de tudo que te apresentamos por aqui? Nós somos especialistas em criar isto e muito mais aos nossos clientes, são mais de 5 anos de experiência no setor, garantindo a primeira página para centenas de empresas da indústria, do varejo e serviço.

2021 tem tudo para ser o período de maior prosperidade a quem identificar uma oportunidade e aplica-la com assertividade.

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