Crie estratégias de vendas para sua empresa com o marketing empresarial

Conjunto de ações realizados para conquistar e fidelizar clientes

O marketing empresarial se mostra cada vez mais necessário por inúmeros motivos, dentre eles a aproximação e a mudança na forma de interagir com o consumidor e as empresas, independente do seu mercado de atuação.

A união entre os colaboradores é um ponto muito importante para o marketing empresarial, para que se consiga atingir seu objetivo principal: captar novos clientes e também atender as demandas dos clientes atuais.

E para que as estratégias da empresa sejam elaboradas de forma a atender as boas práticas do marketing empresarial, deve-se levar em consideração o que se chama de 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.

Produto

O primeiro P está relacionado com o que a sua empresa venderá, seja um produto ou serviço. Este é o momento de mostrar que a sua empresa não está vendendo somente um produto ou serviço, mas sim uma solução para sanar o problema, com excelência e diferenciais.

Para facilitar você deve responder algumas perguntas: o seu produto ou serviço satisfaz a clientela? Qual a função que ele desenvolve para atingir este objetivo? Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes do mercado?

Preço

O preço é o valor monetário que os clientes da sua empresa pagarão para adquirir seus produtos ou serviços. Além de estar diretamente relacionado aos lucros da sua organização, o preço pode ajudar a atrair a atenção do público para o seu negócio.

Algumas perguntas que devem ser respondidas: qual o valor do seu produto ou serviço? Qual a faixa de preço em cada área de distribuição? Qual comportamento dos clientes em relação ao preço? E como seu preço se compara ao de seus concorrentes?

Praça

É o ponto comercial da empresa, local onde produtos ou serviços são comercializados. Não apenas o local físico, mas também todos os ambientes virtuais em que a empresa está inserida. Um dos elementos que mais influencia na experiência de consumo do seu cliente.

Um ambiente desorganizado pode causar má impressão, assim como um site confuso ou cheio de erros de ortografia e programação pode fazer com que o cliente abandone a página antes mesmo de pensar em fechar negócio.

Perguntas para definir da melhor forma a praça: onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços? No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos? No caso de estabelecimentos online (e-commerce, catálogo, redes sociais), quais os tipos? E como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Promoção

O último P é a divulgação que você faz do produto e serviço, ou seja, quais são os canais em que a empresa investirá para expor e demonstrar sua solução. Nesse sentido é importante saber quais são os melhores canais de divulgação para encontrar seu público-alvo, quanto capital será aplicado e, após isso, como será o processo de vendas por meio deles.

Perguntas a serem feitas: Quando você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo? Quais as melhores ações para apresentar as suas soluções para possíveis clientes? E qual deve ser o calendário sazonal para aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?

O conjunto desses quatro Ps vão se ajustando a cada uma dessas situações, para que clientes e empresas sejam beneficiados. Outra técnica que pode favorecer ambos os lados é a TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente), uma tecnologia que posiciona o seu site na primeira página dos maiores buscadores, como o Google, através da busca orgânica, em apenas 60 dias.

Esqueça a velha fórmula e saiba mais! Um melhor posicionamento na internet fará com que seu site ganhe mais visibilidade e, consequentemente, mais vendas. Não perca esta oportunidade!

 

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