Criando estratégias digitais para negócios B2B e B2C

Destrave todos os obstáculos e se transforme em uma empresa presente aos olhos de seus consumidores no ambiente digital

A base do empreendedorismo vai muito além de vender um produto/serviço. É a maneira com que você se relaciona com seus clientes que faz a diferença no final do dia – assim como nos resultados finais do mês. O corajoso empreendedor é o que abre mão de uma carreira individual (se é que isto existe), e pensa num todo, e com isto, constrói o seu time, cada qual com uma característica que unindo as forças, garantem que a economia permaneça sempre equilibrada na empresa.

No mundo dos negócios existem empresas de A à Z, com várias funções, nomes, segmentos e atendendo a diversificados perfis de consumidores, por isto, quando alguém fala em estratégia de mercado, o termo ecoa bem personalizado e de fato é, uma vez que suas técnicas empresariais são baseadas nas necessidades da própria empresa, é aquilo que você desenvolve esperando um retorno que é teoricamente previsível, visto que se o seu time está engajado o retorno é positivo mas se a equipe está oscilando em suas taxas de produtividade, o número tende a não ser tão satisfatório.

É a partir destas osciladas que alguns empreendedores acabam perdendo ótimas oportunidades de negócios, indo bem além das vendas, mas criando condições favoráveis de relacionamento com seus clientes.

Por isto que para evitar que tais situações aconteçam, existem muitas técnicas de vendas e comunicação que integram todas as estratégias de vendas voltadas para uma empresa, como o digital que tem se transformado na base para variadas instituições.

Frequentemente citamos o digital como uma alternativa para se manter firme na lembrança dos consumidores, e nossa missão é te alarmar do que pode ser o motivo pelo qual o seu concorrente é mais procurado/lembrado do que você e até o seu negócio como um todo. É na internet que boa parte das estratégias estão neste momento acontecendo, afinal, quantas vezes você já acessou alguma das suas redes sociais e se deparou com alguma campanha? O digital não está apenas lhe causando entretenimento, ele pode ser a saída que você busca rumo a novos horizontes empresariais.

Desenvolvendo um novo rumo com o digital

Durante a jornada no empreendedorismo, os profissionais se deparam com vastos ramos de mercado, mas em suma podemos os classificar como B2B ou B2C, que simbolizam os métodos pelos quais a empresa atua.

Quando falamos do termo B2B estamos nos referindo ao chamado business to business, sendo empresas que atuam para outras empresas – como é o caso da Blob, já quando usamos a expressão B2C atribuíamos à business to consumer, que são as práticas de negócios mais comuns, voltadas a varejo e afins, em que uma empresa atua diretamente para sanar a necessidade de um consumidor, como as lojas de vestuário e do ramo alimentícios.

Ao longo dos anos estas duas vertentes foram se adaptando ao novo formato de vender, criando e repaginando estratégias – afinal, tem estratégias que não saem de moda, apenas precisam de um leve ajuste da atualidade, realizando isto por meio do digital, como uma maneira de otimização no aproveitamento de todas as técnicas.

Para o futuro, a tendência é que tudo isto fique ainda mais tecnológico – tanto o empreendedorismo B2B quanto o B2C, uma vez que as novas tecnologias estão direcionando segmento para as novas oportunidades de vendas.

Investimento em Inbound marketing dá certo?

Inbound marketing são as ações que você desenvolve no digital e que de alguma forma podem converter beneficamente para a estima do seu negócio, ou seja, as estratégias de inbound – que também são populares pelo nome marketing de atração, é um formato de publicidade em que a empresa vai desenvolver ações para se promover por meio de blogs, vídeos, e-books, SEO, e-mail marketing e tantas outras possibilidades.

O grande destaque desta modalidade de estratégia voltada para o digital gira em torno de sua praticidade, afinal, você pode desenvolver diferentes métodos nas redes sociais – destinando verbas para impulsionar todas as ações (o que é muito positivo para quem deseja atingir bons números), ou então, pensar em formatos de divulgação em grande escala, como investir em metodologias como a da TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, que garante a primeira página na busca orgânica do Google em apenas 60 dias.

A TPI da Blob potencializa todas as suas ações de inbound marketing com preços acessíveis e ótimas condições para empreendedores da indústria, varejo e serviço, o que em termos técnicos – e citamos anteriormente, são as empresas B2B e B2C.

Quais as vertentes das estratégias pensadas para o digital

O digital é o agora, o amanhã e também o futuro, nada é previsível, mas tudo é sem dúvida muito aguardado pelos usuários que encontram a acessibilidade com apenas alguns cliques, de forma remota – essencial em períodos incertos como o que estamos ainda enfrentando, e otimizador de tempo.

Para criar estratégias no digital muito se é estudado, especialmente sobre quais os resultados que as técnicas vão gerar, por exemplo, o Google é a maior vitrine on-line de todo mundo, logo, todos os empreendedores que possuem um site de alguma forma desejam estar no Google – mesmo que neguem! Todavia, os sites que mais chamam a atenção são os que estão focados diretamente para os usuários, na primeira página.

Além do Google – considerado uma das melhores decisões para conquistar extra destaque num segmento, os profissionais podem investir nas metodologias que já compartilhamos ao longo deste conteúdo, criando e-books para engajar com seus clientes, levando valor sobre algo, citando um tema interessante de mercado, apresentando uma informação que pode fazer a diferença nas redes sociais, um e-mail marketing que tem cunho CTA – Call to Action, para captar a atenção de seus clientes e até mesmo um e-book com dicas para aos usuários que acompanham a sua empresa no digital.

Aqui é interessante não pensar somente em vender, ok? Mas captar o cliente, de uma maneira que ele se encante por suas atividades!

Personalize os seus conteúdos e se destaque da maioria

Um dos grandes problemas de quem usa do digital para investir em uma nova linguagem com o consumidor é não saber ao certo o que fazer em meio a tantas oportunidades de comunicação, por isto, preste atenção nas informações que vamos apresentar agora, elas podem transformar o seu cenário ainda hoje!

Quando for usar as redes sociais como o Instagram, Facebook e até o LinkedIn (excelente para os negócios), use um formato de escrita diferente, isto quer dizer que, a forma como você lida com seu público no Instagram é de uma maneira, já o Facebook é de outra e no LinkedIn ainda mais diferente, não cometa o erro de escrever apenas uma legenda e usar em todas redes sociais, isto transmite uma sensação de que a estratégia não foi tão bem elaborada.

Já para e-mail marketing aborde sua base de contatos de uma forma precisa e que faça com que estes reflitam sobre sua proposta.

O marketing de conteúdo é uma das mais potentes formas de comunicação com os clientes, isto porque tudo é feito se baseando numa estratégia e aí ficam bem mais assertivos.

Além de tudo isto que já pontuamos, existe um aspecto extraordinário para que empresas se destaquem da concorrência, realizando posicionamento orgânico no Google com a TPI da Blob!

Google agrega em todas as técnicas conectadas no on-line

A Blob é uma empresa reconhecida em todo Brasil por garantir ranqueamento a seus clientes com agilidade e eficiência que vai além de tudo o que você já viu em posicionamento orgânico. Nossos resultados são garantidos em contrato e a tecnologia da Blob entende as necessidades de cada um de seus clientes.

São anos de presença no setor, proporcionando a cada cliente o melhor para que sua empresa conquiste a primeira página do buscador em 60 dias!

O grande diferencial de investir no Google é que ele proporciona uma somatória em todas as suas técnicas digitais nas redes sociais e demais conteúdos pensados para captar consumidores, especialmente porque, ao realizar um link patrocinado em suas redes sociais, e algum usuário tiver a curiosidade de buscar algo similar a seus serviços no digital, ao digital sobre seu setor, o seu site estará na primeira página do buscador, isto transmite credibilidade de mercado!

10 Dicas para Vender Mais