Consumidor valoriza atendimento humanizado

Gestos simples podem conquistar a confiança dos clientes

Muito além de qualidade nos produtos e serviços, é fundamental que os comércios saibam que seu sucesso depende também do quanto conseguem e o que fazem para oferecer um atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

Os clientes estão mais exigentes a cada dia, e por isso, o atendimento deve ser levado em consideração como fator primordial para o crescimento da empresa no mercado, já que através dele os clientes se sentem valorizados e voltam mais vezes.

Humanizar o atendimento da empresa não deve ser visto como algo difícil, porque na realidade, a simplicidade no atendimento é um dos fatores que causa ainda mais aproximação com o cliente. As vezes alguns gestos simples demonstram identificação da empresa com o consumidor, como um mimo, desconto ou até uma mensagem diferenciada.

O atendimento humanizado consiste, basicamente, em se aproximar do consumidor para o conhecer, para que a partir disso, passe a mostrar sua importância. Para isso, o primeiro passo é conhecer o perfil das pessoas que compram na empresa, e assim, identificar seus gostos, costumes e informações pessoais.

É possível trabalhar a partir de uma planilha, que tenha possibilidade de atualização, e assim, se torna mais fácil de conhecer os clientes, personalizar os atendimentos e organizar esse processo.

Em caso de reclamação, por exemplo, é imprescindível olhar a situação como um aprendizado para melhorar nas próximas vezes. Principalmente quando um cliente fizer uma reclamação, não deixar de olhar a situação pelo ângulo do mesmo e, dessa forma, estar atento para evitar que se repita e usar como experiência, para melhorar de maneira constante nos próximos atendimentos.

É fato que o cliente gosta de se sentir especial e não apenas como mais um que entra ou adquiri produtos com a empresa. Assim, fazer com que eles se sintam valorizados é um dos pontos principais para um excelente atendimento ao cliente. Caso ele pense que não faz diferença para a marca, na primeira oportunidade pode mudar de empresa e adquirir produtos na concorrência.

Além disso, a equipe da empresa deve ser treinada para o bom atendimento. Ela precisa estar preparada e alinhada para realizar um atendimento eficaz e de qualidade. Não adianta boa parte dos colaboradores tratarem os clientes de maneira eficiente e outra parte não entender a importância do atendimento diferenciado.

Outro ponto importante é mensurar a satisfação dos clientes, pois desta maneira, se sabe como eles pensam e a empresa pode avaliar as formas para prestar o melhor atendimento possível, e assim, atingir cada vez mais resultados melhores no que se refere a satisfação dos consumidores.

Por fim, pensar no cliente e estar aberto a ouvir críticas, sugestões e reclamações para melhorar constantemente é um ponto chave nesse relacionamento que envolve empresa e cliente. Os funcionários do atendimento não devem ter receio em perguntar e devem sempre tratar a todos da melhor maneira. Muitas companhias, grandes e pequenas, já seguem o estilo do atendimento humanizado como um dos pontos principais da organização, e isso é indispensável para o crescimento, melhor desenvolvimento e para ter as melhores referências possíveis no mercado.

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