Conheça as tendências do marketing digital para 2016

Quer continuar competitivo nesse universo cada vez mais digital? Acompanhe em que vale a pena investir!

 

A expressão “tendências do marketing digital para 2016” pode parecer pouco palpável. Mas todas as análises são baseadas na experiência do Brasil com marketing digital ao longo de 2015. E, acreditem, essa experiência foi impactante.

No ano passado o segmento cresceu 15% no Brasil, segundo dados do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Isso significa que algumas das tendências do marketing digital que já estavam sendo implantadas em 2015 devem e vão continuar a crescer em 2016.

As mudanças são rápidas, principalmente quando sua ferramenta de trabalho é a internet, cuja velocidade é incrível. Todos os dias novas formas de produção de conteúdo e ferramentas de otimização são descobertas e é necessário estar preparado para mudanças estratégicas. Mas, primeiro, que tal aprender um pouco sobre as tendências do marketing digital com base na experiência do ano passado?

Faremos quatro publicações (uma por semana) com o que estará em alta ao longo de 2016. Confira!

 

  1. Vale a pena apostar em ferramentas sofisticadas

Para quem pensa em comunicação estratégica, usar ferramentas mais sofisticadas já é uma necessidade. Campanhas digitais são acompanhadas por website bem elaborado, e-commerce com publicidade impactante, redes sociais, muito conteúdo e técnicas de otimização. Por isso parar de investir nesses quesitos é totalmente contrário às tendências de marketing digital. Continue apostando em tecnologia!

 

  1. Conteúdo, conteúdo e conteúdo!

Não. Conteúdo não é copiar um texto e replicar. Conteúdo é produzir o que vale a pena para a sua marca com qualidade.

Uma campanha repleta de erros de português ou com textos plagiados não impacta ninguém. Portanto, criar conteúdo de qualidade deve ser prioridade dentre as tendências de marketing digital para 2016.

O investimento é baixo e o retorno é o fortalecimento da marca, fortalecimento de seu posicionamento e a empatia do público-alvo. Em números: empresas que têm um blog geram 67% mais oportunidades de venda mensais do que as que não contam com o recurso.

Vamos dar uma chance?

 

3) Conteúdo visual para seu SEO

Trabalhar as palavras-chave é uma forma importante de melhorar seu ranking SEO (otimização). Esse investimento precisa continuar. Mas…que tal valorizar também o conteúdo visual do seu site?

Essa é outra forma de melhorar seu ranking SEO. Os motores de busca do Google utilizam o ranking orgânico analisando quanto tempo um usuário fica em um site. Se você acrescenta imagens, infográficos e vídeos ao seu texto, prende mais a atenção do internauta e, consequentemente, ganha pontos no ranking!

 

4) Experiência única!

As pessoas querem conteúdos personalizados que garantam uma experiência agradável, única! Criar e melhorar experiências também é uma das tendências do marketing digital.

Ao pensar que aplicativos como o Spotify, que permitem a criação de suas listas personalizadas de música, não param de crescer, fica fácil entender que esses recursos são valorizados por quem consome o marketing digital.

Alguns sites de e-commerce já entenderam qual é a jogada e mostram produtos personalizados com base nas buscas e principais interesses do consumidor.

Esse tipo de recurso é importante para quem quer ser competitivo nesse universo cada vez mais digital!

 

Mais dicas

Gostou de ficar por dentro de algumas das tendências do marketing digital? Continue acompanhando semanalmente o restante da lista! Continue acessando o site www.blob.com.br. Conheça, ainda, o trabalho da Blob Web com otimização de sites.