COMO VENCER A CONCORRÊNCIA EM 7 PASSOS

Salve transformadores, aqui é Nando Gaspar com você e aí eu vim aqui te trazer as pílulas da felicidade (não é esta que você está pensando não, sua mente poluída) são pílulas interessante para o empreendedor, e a gente vai falar sobre 7 passos de como você pode fazer para se diferenciar da concorrência; e na verdade não é concorrência, pois eu penso em parcerias.

O 1º Passo que você pode se livrar de vez é: ofereça um período de teste, exatamente, afinal, o que o Spotify não faz? Exatamente, ele passa para você um Freemium, onde você utiliza durante um período o teste grátis, se você gostar você assina e não tem propaganda; o YouTube também faz isto, diversas modalidades fazem isso. Tem pessoas que entregam roupas na sua casa e você experimenta todas elas no seu tamanho – óbvio, dentro daquele estilo que você pré-selecionou e você só paga por aquelas que você ficar.

Isto é você oferecer testes para a pessoa entender aquilo que você oferece, exatamente quando você casou, você lembra que fez degustação grátis? Essa parte era boa, não era? E aí, você pode pensar em como oferecer experiências de testes para o seu cliente no seu produto/serviço. Pense aí fora da caixa, que eu tenho certeza que você pode oferecer.

2º Passo: Ofereça garantia, meu amigo! Lembra das propagandas da Polishop? É garantia ilimitada, garantia de tantos dias, você vai comprar qualquer produto ou qualquer serviço, você tem que ter garantia, se você vendeu um vidro você dá garantia daquele serviço executado, garantia contra quebra já são outros quinhentos, mas no que você pode dar garantia no seu produto ou do seu serviço?

Será que você poder a garantia de que aquilo será uma necessidade atendida do seu cliente, um certificado de garantia de origem, o que mais você pode fazer? E aproveitando, se for um certificado de origem, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem isso que você pode utilizar dentro do balcão do empreendedor, e aí você sabe, que você conta com isto dentro deste diferencial que você vai oferecer para o seu cliente, e está fica um bônus, hein 😉

3º Passo: mostre quem já comprou, quem não gosta de depoimento, né? Vira e mexe quando eu vou comprar on-line eu quero ver as avaliações das pessoas ali, eu quero saber o que elas acharam, a interação dos produtos ou do serviço, coloque na descrição tudo aquilo que você puder de descrição, de informação, tamanho, peso, altura, largura, ponha tudo, se for roupa, ponha looks, informações, se você pode utilizar aquilo em um modelo mais simples ou mais sofisticado, se você pode fazer uma dobra, se você pode otimizar aquilo, personalizar, o que você pode fazer com aquela peça ou aquele produto para que você traga mais experiências para o seu cliente.

Isto é você oferecer novas formas de uso com um mesmo produto, é você pensar na combinatividade, como diria Murilo Gun; é você utilizar o seu repertório mental para trazer novas formas de uso daquele produto ou daquele serviço, então pense nisto, que é muito válido.

4º Passo: Crie um senso de urgência, por quê se a pessoa está ali on-line ou offline e ela fala “vou pensar” quantas vezes você já não falou que ia pensar e não fez, não é mesmo?

Então, crie esse senso de urgência, traga para ela que essa promoção é válida por tempo limitado, ofereça algum bônus para ela comprar aquilo naquele momento, uma garantia estendida, alguma coisa que agrega valor na experiência dela naquele momento, como por exemplo, quando você está fazendo uma reserva no Booking ou algum site, ali não está mostrando quantas pessoas estão vendo aquela promoção naquele momento e aquilo não te dá um senso de emergência de “nossa eu tenho que comprar agora porque tem uma vaga e tem tantas pessoas olhando…”, isto é você utilizar a inteligência a seu favor.

Então, pense em regras de urgência, como você pode trazer isto e mostrar para o seu cliente on ou offline para que ele compre aquele produto/serviço naquele momento oferecendo algo para ele que ele vá sentir-se valorizado.

5º Passo: Ensine o seu cliente, ensinar e educar não significa que você vai ampliar a sua concorrência, pelo contrário, você vai trazer novos parâmetros para ele entender a necessidade do seu produto/serviço na vida dele, e de como ele pode utilizar estes recursos a favor do momento em que ele está precisando.

Então, por exemplo, se você vende um info produto, se você vende um curso, se você vende alguma coisa on-line, dê para ele LIVES, conteúdos, workshops para trazer essa sensação de onde ele pode usar isto, como ele pode ganhar dinheiro com isso, aonde a vida dele vai ser afetada com isso positivamente, se você vende produto, você pode mostrar para seu cliente as diversas formas que você utiliza aquilo a favor dele.

Então se você vende produtos profissionais, mostre para ele todos os recursos que aquela câmera tem, mesmo que muitas vezes seja amador, se você não tiver aquele recurso vindo direto do fabricante você pode fazê-lo e você pode posta-lo nas mídias sociais, aliás, as mídias servem exatamente isto a seu favor, diferente dos grandes players os menores tem essa facilidade das mídias para sua satisfação.

Então, use os stories, uso o telegrama e tudo aquilo que você quiser para mostrar para o seu cliente as informações, o produto/serviço e fazer toda aquela abordagem que muitas vezes ele não teria, mas que ele vai ficar sim satisfeito com essas informações que você vai apresentar para ele, mostrando detalhadamente todas as informações do seu produto/serviço para que ele entenda e perceba o valor agregado do conhecimento do que você informa.

6º Passo: Esteja sempre presente. Você pode estar presente sim na vida do seu cliente, seja por newsletter, seja por redes sociais, seja por e-mail – é a melhor ferramenta, por quê você consegue estar com seu cliente em todas as datas comemorativas, no dia do aniversário dele, final de ano, enfim, diversos momentos e ocasiões; redes sociais também para adquirir novos clientes e mostrar que você se preocupa com a sua audiência, então, esteja sempre presente, e sempre que possível faça stories, conteúdos, use as redes a seu favor, afinal, é de graça e todo mundo gosta muito.

7º Passo: E último passo, entregue mais do que você promete! Exatamente, como o Mercado Livre faz, ele não te diz que vai entregar a mercadoria amanhã e não te entrega de manhã? E aí você fala “caramba, como foi rápido”; exatamente isto que você tem que fazer, como você pode melhorar a experiência do seu cliente, como você pode entregar mais do que o combinado? Nesta entrega você consegue mandar um voucher de desconto para a próxima compra? Você consegue entregar para ele um cartão de agradecimento? Você consegue entregar para ele um catálogo de novos produtos? O que você consegue fazer para melhor um pouco a experiência do seu cliente e diferenciar você dos concorrentes?

Use estes passos e comente aqui embaixo o que você achou, qual passo que você gostou mais, lembrando que eu te dei um de lambuja aí no terceiro, e aí, se fez sentido para você, curta, compartilha, manda para aquele seu amigo que está começando a empreender.

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