Como o varejo deve se preparar para o novo perfil de consumidor?

Descubra os três desafios principais e conquiste essa nova ordem de compradores

O novo perfil do consumidor é ávido e curioso, não só por produtos de qualidade, mas por àqueles que também apresentem diferenciais em relação ao concorrente, por isso, novas estratégias de marketing de varejo têm sido o melhor caminho para as empresas que já entenderam esse novo modelo de consumidor e que buscam sair na frente oferecendo especialidades para chamar a atenção do cliente.

Marketing de varejo

É a gama de atividades realizadas por uma varejista para entender os clientes, tomar as melhores decisões antes dos concorrentes e promover e vender mais os produtos da loja.

O marketing de varejo utiliza os princípios comuns do chamado mix de marketing ou marketing empresarial (quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing), tais como produto, preço, local e promoção. E o marketing de varejo é especialmente importante para os pequenos lojistas que tentam competir com grandes cadeias de lojas.

Descubra agora três desafios principais do varejo para conquistar essa nova ordem de compradores e destacar-se no mercado.

  1. Chame a atenção do seu potencial cliente

Chame a atenção do consumidor por meio de estratégias para melhorar a imagem da marca, apresente diferenciais ou até mesmo foque na experiência do cliente com a exclusividade do produto ou combos promocionais.

Essa estratégia tem como objetivo principal a aproximação e confiança entre a marca e o consumidor, gerando um relacionamento e uma identificação com a empresa, otimizando esforços de comunicação e oferecendo ao cliente, exatamente aquilo que ele procura.

  1. Entenda a mudança de comportamento dos clientes

Analise o comportamento, as previsões de compra e os hábitos de consumo do cliente. De acordo com o site Scuadra, foi a partir destas análises que uma grande rede de supermercados brasileira percebeu o hábito dos consumidores em realizar pesquisas de preços por aplicativos e direcionar as compras a partir dos resultados de busca. A rede de supermercado viu nesse comportamento uma oportunidade de lançar um aplicativo de fidelização no qual o cliente recebe ofertas direcionadas e de acordo com o seu perfil de consumo.

Essa atitude trouxe o benefício da inovação, descontos personalizados e a vantagem de afetar de forma otimizada e lucrativa toda a cadeia logística.

  1. Seja notado pelos clientes

Como dito antes, ser notado pelo cliente em um mercado competitivo é fundamental para manter-se atuante. Fazer diferente torna-se, assim, um caso de sobrevivência e não puramente uma estratégia de marketing.

Cause impacto em seu consumidor desde o primeiro contato com o produto/serviço mostrando visibilidade, estando na primeira página do maior buscador online, o Google.

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