Como funciona a estratégia de negócio CRM e como usá-la em sua empresa?

Sistema voltado ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais

O CRM (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão, que reúne vários processos, práticas e estratégias de negócio e tecnologia, de maneira organizada e integrada.

Todos os procedimentos são realizados dessa forma para analisar as interações, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e assertividade das campanhas de captação de novos clientes e antecipar suas necessidades e desejos, ou seja, fidelizá-los e buscar a satisfação total, com produtos/serviços totalmente verdadeiros e eficientes e atendimento personalizado, baseado nas informações colhidas.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais (nome, endereço, número de telefone, etc) e suas atividades e pontos de contato com a empresa, o que inclui visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

A plataforma também reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar a equipe com informações pessoais, histórico e preferência de compras. As áreas abrangidas são a de automação de gestão do marketing, gestão comercial e gestão de serviços/produtos, que podem ser consultadas a qualquer hora e por qualquer departamento para uma tomada de decisão.

O CRM também é uma das tecnologias mais importantes e inovadoras para as empresas gerenciarem contas, leads e oportunidades de vendas, em um único local, e pode ser dividido em três partes: operacional, analítica e colaborativa. Veja, a seguir, as especificidades de cada uma:

Operacional: visa os canais de relacionamento, com mais exatidão na criação de canais de vendas.

Analítica: analisa dados e informações, a parte inteligente do processo, que tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de hábitos.

Colaborativa: onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação.

No início pode parecer difícil realizar a integração entre os sistemas de CRM e os que são utilizados atualmente na empresa, pois é preciso reunir todas as informações obtidas nos mais diversos canais de vendas, agrupar tudo isso em uma base de dados única e deixar tudo disponível para todos os departamentos. Mas é importante lembrar que o foco principal é o cliente, e depois de feito, todo o processo valerá a pena, pois assim, você e sua equipe conseguirão encontrar, conquistar e manter clientes de modo muito mais eficiente.

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