Cientista de dados: profissão do futuro que já está no presente

Muitas empresas procuram este profissional para auxiliar na tomada de decisões

Com o grande volume e velocidade de informações geradas a partir de dados produzidos por sistemas, celulares, câmeras, sensores e dispositivos, a ciência de dados utiliza ferramentas e métodos para analisar e tomar decisões a partir destes dados.

Tanta informação acumulada faz com que as empresas precisem de um profissional capaz de trabalhar efetivamente para essa análise, e por isso a necessidade de um cientista de dados é crescente no mercado.

Responsável por descobrir informações, o cientista de dados é atualmente um dos profissionais mais procurados, pois dependemos de suas avaliações para impulsionar a tomada de decisões, e com tantos dados disponíveis, é fundamental que tudo seja transformado em conhecimento.

Um dos motivos que fez que com a profissão se popularizasse foi o grande aumento da quantidade de novos dados, além do acesso a ferramentas cada vez mais sofisticadas e a lucratividade que uma empresa pode obter utilizando todas as informações.

Os profissionais que atuam como cientistas de dados são geralmente formados em Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Estatística, Matemática e Física. O profissional da área precisa entender o sistema que origina os dados e utilizar as ferramentas para extrair o conhecimento necessário a partir das informações digitalizadas.

A partir das informações extraídas, empresas que contratam um cientista de dados podem sentir mudanças em diversos aspectos, tanto na área de vendas, relacionamento ou investimentos. Por isso, para ganhar cada vez mais espaço no mercado, é fundamental identificar novas oportunidades, e além disso, se prevenir de prováveis riscos.

Entre as vantagens deste profissional, é possível perceber soluções para os problemas do negócio, otimização de estratégias do negócio, atingir os objetivos organizacionais, conhecimento das tendências econômicas, mercadológicas e sociais, percepção do sentimento dos clientes sobre a marca, análise de risco e prejuízo, melhoria da eficiência nos processos, aumento do lucro, entre outros.

Aplicações da ciência de dados no mercado

Dados são considerados um dos recursos mais valiosos. A ciência de dados tem aplicação no marketing digital, por exemplo, quando você procura produtos na internet e logo em seguida vê um anúncio dele em uma rede social. O reconhecimento de imagem e sistema de recomendação também fazem parte da ciência de dados, entre outros mecanismos.

O cientista de dados, pode auxiliar diversas empresas a crescerem no mercado, visando oportunidades certas para diminuir erros. Mas, antes disso, é essencial que a empresa tenha mais visibilidade na primeira página do Google.

A TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente, foi desenvolvida pela Blob Web para posicionar o site de seus clientes com eficiência na primeira página dos maiores buscadores, proporcionando novas oportunidades de negócios e resultados eficientes. Por isso, se a sua empresa ainda não está na primeira página, não perca tempo e dê o primeiro passo à frente de seus concorrentes. Entre em contato e saiba mais!