Busca melhorar o posicionamento orgânico do seu site? Aprenda a alcançar resultados mais rápidos!

Você sabe que precisa estar no Google, e a primeira página parece algo distante de ser atingido?

É fato que são feitas mensalmente, mais de 100 bilhões de pesquisas no Google, e que 81% das pessoas utilizam o buscador antes de fazer uma grande compra.

E é bem simples comprovar isso. Para e pense: quando foi a última vez que você comprou um produto e NÃO deu uma fuçada no Google para comparar preços, funcionalidades e acompanhar resenhas?

São muitas pessoas que estão no buscador a todo momento, não é mesmo? E é fácil cair na armadilha de achar que todas elas terão acesso ao seu site, afinal, todo mundo está ali o tempo todo buscando tantas informações. Só que não é bem assim!

Ao longo do texto vamos te ensinar como sair dessas ciladas, e te mostrar a importância de planejar o marketing da sua empresa, bem como manter um bom posicionamento orgânico no Google. Até porque, 87% das pessoas não passam da primeira página nas pesquisas executadas.

Com certeza você tem metas a serem batidas na empresa, como a venda de um determinado número de produtos ou serviços, ou atingir um determinado público nas redes sociais para melhorar seu engajamento. Seja qual for a sua necessidade e meta, o Google aparece nela em algum momento. Afinal, o buscador é conhecido como o gigante das buscas no mundo todo.

A meta de conversão de tráfego para o site é algo que faz parte do nosso cotidiano (sim, também temos essa meta por aqui e a levamos bem a sério), e temos um time de especialistas que pensam em todas as etapas da conversão, para garantir empresas na primeira página do Google, para estarmos por ali também.

Descobrimos ao longo do tempo em que atuar nesse mercado que é preciso muito estudo, prática, métricas e a soma de algumas ferramentas.

E é importante ressaltar agora, antes que você passe para o próximo tópico, que estamos sempre em busca dos melhores resultados, e que tudo o que vamos te dizer são dicas que, se bem executadas, garantem êxito nas estratégias de marketing e vendas.

Como eu começo a jornada pela primeira página?

Claro que pensar em como estar na primeira página do Google é bom, mas precisamos estabelecer em alguns pontos antes de chegar lá, concorda?

Antes de mais nada precisamos de um bom briefing do nosso produto ou serviço, já que entender suas características e benefícios fazem parte da estratégia, e ter isso bem alinhado garante resultados.

Com o briefing do nosso produto em mãos, precisamos pensar no perfil do cliente, qual a sua idade, qual a sua necessidade e como ele pode ser encontrado nesse oceano digital.

A partir daí a gente começa a pensar nas ações de marketing que garantam que ele os encontre, crie laços com o seu produto e enxergue a necessidade dele no seu cotidiano.

Um bom exemplo de como engajar e fidelizar com estratégias de marketing é o caso da Flanjaço, que criou estratégias de ranqueamento para atender o país todo, e quando Pedro precisou deles, tinha estrutura interna que o atendia com rapidez e segurança, mesmo ele estando em Maceió e a fábrica sendo em Guarulhos.

Não basta apenas criar a estratégia, é preciso criar ações que garantam que os resultados sejam possíveis de serem executados. De nada valeria o levantar de mãos do Pedro se a Flanjaço não pudesse atende-lo.

E as estratégias precisam sempre estar alinhadas a todos os pontos da empresa, para que todos possam atender às demandas que virão de forma rápida e coesa.

Eu já faço Adwords. Preciso do orgânico?

Todos nós já fizemos uma campanha no Google Adwords algum dia. Seja qual for a estratégia, os leads que os links patrocinados nos trazem é algo que faz nossos olhos brilharem com tranquilidade. Mas eles refletem a força da nossa marca, ou do nosso investimento?

Ficar refém do Adwords pode ser um caminho sem volta, e nos dar a falsa sensação de que as ações para um bom posicionamento estão funcionando.

Mas será que estamos entregando nossa marca de maneira clara? Até que ponto seremos escravos dos cliques que o Adwords nos entregam?  Precisamos avaliar a qualidade e o momento certo de investir nesta ação de resultados imediatos.

Veja bem, nosso papel não é demonizar o uso dos links patrocinados, até porque eles fazem parte da estratégia, e usá-los com sabedoria é parte importante de um bom resultado.

O uso dos links patrocinados pode ser uma estratégia assertiva quando usado em campanhas sazonais, por exemplo. Hoje em dia está muito claro que os primeiros links das buscas são anúncios e que as empresas pagam para estar ali.

A assertividade do link patrocinado é algo que vem sendo colocado a prova constantemente, por isso, investir todo seu potencial apenas nessa ferramenta é investir em algo arriscado, que pode gerar problemas futuros.

A gente pode garantir que há vida fora dos anúncios. É possível construir um fluxo de conversões que garantam bons números para o financeiro, sem investir todas as forças em Adwords.

Como? Planejamento! Entender os momentos que aumentar o fluxo de leads vale a pena, investir na sazonalidade e garantir que todo esse conteúdo seja bem aproveitado pelo cliente são pontos a serem levado em consideração em campanhas patrocinadas no Google.

O conteúdo que entrega o que promete

Não é apenas o investimento financeiro em links patrocinados que garantem uma boa conversão. Um texto bem escrito, com autoridade, técnicas e metrificado que podem melhorar o alcance do seu site no Google.

O Marketing de Conteúdo deve fazer parte das estratégias de divulgação da sua marca na internet, até porque, 73% das empresas fazem uso do marketing de conteúdo, mas só 21,4% tem um nível avançado com a tática. 

Um ponto importante para quem busca ranquear bem no buscador, é o uso de palavras-chaves ou termos de busca, pequenas frases e palavras que tenham a ver com o seu negócio, e que podem te ajudar no ranqueamento orgânico da sua empresa.

Aqui a gente te conta detalhadamente qual a diferença entre palavra-chave e termo de busca para tirar todas as suas dúvidas.

Ter autoridade dentro do ramo de atuação do nosso negócio é uma meta a ser construída e que, a longo prazo, garante boas conversões de leads, especialmente na internet, onde as pessoas estão sempre em busca de especialistas.

A construção dessa autoridade acontece quando passamos a escrever sobre os assuntos que abrangem nosso negócio, sempre de forma coesa, profunda e com dados.

O blog então acaba se tornando um grande aliado nesse momento, já que é lá que o conteúdo é rei, pode ser tratado de forma institucional, profunda e o local ideal para colocar em prática as dicas* para ranquear bem seu site.

E como faço tudo isso sozinho?

Não é preciso se desesperar. A gente te dá o caminho das pedras para que você consiga seu tão sonhado posicionamento orgânico, com foco e com métricas importantes para monitorar seu desempenho na web. Confira algumas dicas de ferramenta:

A gente acredita que uma boa ferramenta para mensurar se suas estratégias estão dando resultado é o Google Analytics. Ele monitora e analisa o comportamento do usuário dentro do seu site, e tudo isso gratuito.

O Analytics faz a integração com o seu site, e disponibiliza relatórios detalhados para saber em quais páginas ele está navegando, quanto tempo ficam em cada página e outros dados que garantem que a estratégia seja bem aplicada.

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta gratuita indispensável para que você consiga visualizar como o Google interpreta seu site e aponta onde você pode melhorar a experiência do usuário dentro dele. É uma ferramenta bastante usada por desenvolvedores, que garantem as boas práticas do site em dia. 

Algumas ferramentas pagas também são importantes na jornada pela primeira página do Google, e devem sempre ser encaradas como um bom investimento.

O SEMrush é uma ferramenta que marketing que te dá dados sobre a sua concorrência, desde o desempenho na busca orgânica até o uso das palavras-chaves feitos por eles. Essa é uma ferramenta paga, mas que garante informações importantes para monitorar a concorrência e alinhar estratégias.

Mensurar e analisar os dados que nosso site e a nossa concorrência nos traz é um ponto primordial para entender nosso cliente, a jornada que ele percorreu de compra ou de escolha. Só que nada disso tem importância se não houver efetividade nos resultados na primeira página do Google. E é aí que a TPI da Blob Web entra!

A TPI é uma ferramenta que atua de forma diferente das citadas acima. Através da combinação de textos com uma tecnologia de posicionamento exclusiva e termos de buscas (explicamos ali em cima, lembra?) a única que  garante que o site esteja na primeira página do Google, em contrato.

Com a TPI você alia todas as estratégias de marketing escolhidas para sua empresa, seja ela qual for, e em 60 dias seu site estará nas primeiras páginas.

O time de especialistas por trás da ferramenta escolhe os melhores termos de busca para o seu negócio, cria conteúdos individuais e personalizados, que estão de acordo com os algoritmos do Google, e que são indexados de forma independente do seu site, sempre levando em consideração as boas práticas que o buscador avalia como positivas.

O processo leva cerca de 45 dias, e após 60 da implantação, temos cerca de 20% dos termos contratados, já com resultados na primeira página A partir daí, você acompanha a evolução dos termos, com atualizações constantes sobre cada um deles, através de um link exclusivo da sua empresa.

Quanta coisa!

Se você chegou até aqui, é porque está comprometido com o bom posicionamento da sua empresa, e sabe a importância de ser presente e ser visto no maior buscador do mundo. E é por isso que deixamos o melhor para o final. Podemos te ajudar!

Temos especialistas responsáveis por analisar seu site, identificar pontos que precisam ser melhorados. Deixe seu site e seu melhor e-mail aqui embaixo que entramos em contato para agendar uma consultoria e apresentar um estudo sobre seu site. E fique tranquilo, fazemos tudo de forma on-line!

10 Dicas para Vender Mais