Brainstorming é capaz de turbinar estratégias de negócios

Do que é feito um bom negócio? Na ideologia de resultados contínuos, na teoria de trabalho árduo/duro, e na prática de um amontoado de boas ideias

Desde que o mundo é mundo o empreendedorismo já existe, é fato que apenas hoje a prática é tão reconhecida, e que a muitos anos atrás o termo era bem mais popular como comerciantes.

Para empreender são necessários diferentes pontos de trabalho, como ter um time apropriado, os equipamentos de trabalho que vão ser utilizados, um ambiente (mesmo agora o remoto ganhou uma força tão grande, a tendência é que muitos negócios migrem totalmente para este novo estilo de trabalho, o home office).  Só que tudo isto, gira em torno de uma ideia, e é justamente sobre esta tal ideia que vamos conversar hoje.

O brainstorming vem do inglês e significa tempestade de ideias, no geral, é tudo aquilo que você pensa quando está buscando uma solução para um problema. A ideia é que a prática seja uma maneira dinâmica para encontrar qual a melhor saída para uma situação empresarial, entendeu?

A expressão ainda pode apresentar resultados de tradução como “debate”, é que durante a realização de uma reunião deste cunho, todos os presentes tem a liberdade de falar o imaginam para sanar uma dor, sendo um debate com uma só missão: uma ideia positiva para o trabalho, em que a liberdade de expor opiniões se faz muito presente. 

Criada pelo publicitário Alex Osborn em 1948, o brainstorming garante um novo ponto de vista para um problema, afinal, um grupo de pessoas está se dedicando para encontrar qual a melhor saída para determinada situação. Aqui na Blob, nós gostamos muito de integrar todo nosso time para verificar quais são as melhores alternativas estratégicas para estarmos sempre engajados junto ao mercado.

O mais interessante da técnica do brainstorming é que ele pode ser aplicado em absolutamente tudo dentro do seu negócio, desde o atendimento ao cliente, até a como atrair novos leads, mas é fundamental entender que ao decidir usar a técnica, você primeiro precisa identificar qual é o seu problema em cada etapa de negócio, certo?

Para identificar um problema de negócio, são necessários os olhares atentos de seu time na própria rotina de trabalho, entendendo qual a melhor solução para algo que não está agradando tanto, sabe? Nós sempre sabemos onde podemos melhorar.

Aplicação do brainstorming no B2B e B2C

No brainstorming aplicamos todas as informações levantadas, ou seja, pesquisas, anotações e até mesmo rabiscos, tudo vale para chegar em uma conclusão para o problema, todos os caminhos precisam levar para a solução.

Um fator muito positivo para a execução desta modalidade de reunião, é que não é preciso ser grandioso no mercado para encontrar uma boa solução, isto quer dizer que, você pode ter 2, 5, 20, 50 ou até 100 colaboradores no seu time, tal prática pode ser executada da mesma maneira.

Para realizar o brainstorming podemos aplicar diferentes regrinhas, entendendo os aspectos de cada empresa, mas o ideal é deixar o clima leve e descontraído – na medida ideal, ok? Para evitar que as ideias tomem caminhos mirabolantes e muito sonhadores, estabeleça uma qualidade de ideias, um período para toda a reunião, pode ser 1 hora – 2 horas, ou o tempo que você achar melhor, está é a grande vantagem da técnica: você estabelece as métricas de acordo com a sua realidade de negócio.

A versatilidade do brainstorming é tamanha que você pode aplica-lo sendo micro, pequena, média ou grande empresa, além de estar atuando de forma B2B ou B2C.

A sigla B2B significa “Business to Business”, ou seja, são empresas que vendem para outras empresas, como nós da Blob, que atuamos com uma ferramenta de posicionamento inteligente, a TPI, que garante a primeira página na busca orgânica do Google em apenas 60 dias; olha que excelente ideia aplicar as soluções da Blob em seu brainstorming?

Em contrapartida a isto, o B2C significa “Business to Consumer”, representando com isto, a venda entre empresas e consumidores finais, que é exatamente aquilo que boa parte dos nossos clientes representam, encontram em nossos serviços B2B uma oportunidade para alavancar as suas vendas, que por sinal, são B2C, deu para entender?

Qual o melhor estilo de brainstorming?

Já notamos que a diversidade se faz totalmente presente ao longo do brainstorming, correto? Todavia, existem muitas pessoas que se questionam sobre qual o melhor modelo, e quais proporcionam os melhores resultados, mas a verdade é que não existe propriamente um padrão para isto, você adequa este turbilhão de ideias na realidade do seu negócio.

Mas se você está começando esta jornada e não sabe ao certo qual etapa seguir, nós vamos apresentar algumas possibilidades para isto acontecer de uma forma mais dinâmica, mas lembre-se o brainstorming do seu negócio, cabe a você e seus colaboradores decidirem qual o melhor, ok?

Ideias para começar a utilizar a técnica do brainstorming

Desde uma conversa entre seu time na sala de reunião do escritório, até mesmo a um almoço fora do ambiente de trabalho, o brainstorming é repleto – sim, ele é repleto de possiblidades, e muitas vezes acaba se tornando dinâmico e preciso.

Por mais diverso que será, o brainstorming ainda é tachado como uma prática de trabalho – de fato é o que ele simboliza: solução no trabalho, mas justamente por ser algo diferente, você pode inovar na forma de encontrar está solução. Confira algumas opções que podem – e vão, te ajudar na realização da sua técnica de brainstorming:

Em tempos de pandemia, muitos foram os métodos que nós encontramos para driblar o distanciamento social, especialmente quando o assunto é trabalho. Por isto, existem muitas formas de realizar este estilo de brainstorming remotamente, seja por chamada de vídeo pelas plataformas que ganharam força nos últimos tempos, ou até mesmo, por uma simples ligação, enfim, as possibilidades são grandes, e tudo caminha a favor do seu negócio.

Do brainstorming ao layout final com a Blob

A Blob está sempre ligada a tudo aquilo que pode somar com as estratégias dos nossos clientes, prova disto é a nossa missão de mercado com a nossa ferramenta TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente –, garantindo ao identificar qual é o seu brainstorming com tudo isto que apresentamos, somado ao entendimento de mercado que você possui, garanta o engajamento que todos nós buscamos a nossos negócios, certo?

O brainstorming da Blob funciona assim: primeiro o cliente identifica que o seu grande problema é a falta de visibilidade no mercado, uma vez que seu serviço e produto são de alta qualidade, mas falta aquela impulsionada para que os clientes tomem conhecimento disso.

Quando esse cliente – que pode ser B2B ou B2C entende isso, ele passa a busca as formas de sanar tal escassez de visibilidade, e ao pesquisar encontra a Blob na primeira página do Google quando o assunto é posicionamento de empresas organicamente no Google, com isto, ele acaba agendando um horário com um de nossos especialistas e a partir de então, o laço entre Blob e Cliente está criado.

Nosso título diz sobre como caminhamos do brainstorming para o layout final, e sabe porque isso acontece? Porque ao contratar nossos serviços, nosso time se integra para elaborar um serviço de qualidade, e como você sabe, isso acontece em três etapas base:

  • Criação dos Termos de Busca
  • Elaboração do Conteúdo
  • Desenvolvimento do Layout

Tudo isto está conectado com a criatividade do nosso time, junto ao instante em que você – e outras centenas de clientes da Blob, identificaram uma ausência de visibilidade no Google.

A Blob traz a solução de visibilidade que você identificou em seu brainstorming.

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